Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra

Diogo Círico 20/12/2023

Formado por DHA e EPA, ácidos graxos saudáveis muito encontrados em óleos de peixes e crustáceos, vegetais e oleaginosas, como por exemplo a suplementação de ômega 3, é uma das mais usadas no Brasil. 

Afinal, são inúmeros os seus benefícios durante atividades cognitivas, articulares, cardíacas, oculares e anti-inflamatórias. Mas você sabe qual o melhor horário para tomar ômega 3? Abaixo, respondemos essa e outras perguntas sobre essa substância. Confira!

Sumário

Como o ômega 3 age no corpo?

Por se tratar de um ácido graxo essencial que não é produzido pelo corpo, sua ingestão via suplemento ou alimentação é fundamental para a manutenção da saúde e para suprir possíveis carências nutricionais. 

Desta forma, entre os benefícios do ômega 3 apontados em estudos estão: 

  • Efeito anti-inflamatório capaz de atuar na redução de inflamações nas articulações; 
  • Diminui o risco de artrite e retarda o envelhecimento precoce da pele, prevenindo rugas; 
  • Trabalha na regulação da função celular e mantém a flexibilidade e elasticidade da pele, diminuindo os efeitos negativos dos raios UV sobre a cútis;
  • Contribui para o bom funcionamento da memória, agilidade de raciocínio e o humor.

Além disso, também contribui para a saúde ocular, já que previne o desenvolvimento da degeneração macular e outras condições, como a doença de Alzheimer, diabetes, hiperatividade, distúrbios de déficit de atenção e depressão.

Como tomar ômega 3?

Como já citamos neste artigo, é possível tomar ômega 3 via alimentação ou suplementação. Abaixo listamos alguns dos alimentos em que os ácidos graxos estão presentes: 

  • Sardinha;
  • Arenque; 
  • Salmão; 
  • Truta; 
  • Atum; 
  • Semente de chia; 
  • Semente de linhaça; 
  • Ovos; 
  • Frutas oleaginosas; 
  • Nozes; 
  • Peixes de águas profundas.

Qual a dosagem ideal de ômega 3 por dia?

A dose ideal de ômega 3 por dia recomendada é de 250 mg para adultos, 100 mg para crianças e 450 mg na gravidez. Apesar disso, para obter melhores resultados com a suplementação, é muito indicado que busque a ajuda de um especialista. 

Afinal, é melhor tomar ômega 3 de manhã ou de noite?

Você já se perguntou sobre se é melhor suplementar ômega 3 de dia ou de noite? Para entender o melhor horário para tomar a substância, basta analisar como é feita a sua alimentação no dia a dia. Em geral, as refeições mais completas e nutritivas são feitas na hora do almoço. 

Desta forma, esse costuma ser o melhor momento para ingerir a cápsula, já que o ômega 3 também atua na melhora da absorção de vitaminas lipossolúveis, ou solúveis em gordura, como A, D, E e K. Porém, isso não quer dizer que ingerir os ácidos graxos em outros momentos do dia seja prejudicial à saúde. 

Uma última recomendação é estar atento a quem pode tomar ômega 3. Apesar de sua suplementação ser muito comum, alguns grupos de pessoas precisam tomar mais cuidado com a sua ingestão, como: indivíduos com problemas de coagulação, portadores de hemofilia e de próteses cardíacas.

Referências:

VHITA. Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra!. Acesso em 12/11/23

VHITA. Quem pode tomar ômega 3? Acesso em 12/11/23

HOSPITAL CENTRAL DO EXÉRCITO. A importância do ÔMEGA 3 para a saúde. Acesso em 12/11/23

PROQUEST. Influência da suplementação de ômega 3 no rendimento físico de praticantes de exercício físico. Acesso em 12/11/23

ANUAL REVIEWS. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Their Health Benefits. Acesso em 12/11/23ESSENTIAL NUTRITION. Para que serve o ômega-3: mais benefícios e novas opções. Acesso em 12/11/23

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 246 vezes, 11 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067