Benefícios do gengibre

Growth 21/05/2021

O gengibre é uma raiz do tipo rizoma que pode ser utilizada em diversos preparos.

Composto por nutrientes bioativos, vitaminas (B9 e B6) e minerais (cobre, magnésio e potássio), possui ações funcionais e termogênicas que promovem a saúde e o bem-estar do nosso corpo.

Mas, afinal, você sabe como consumir e para que serve o gengibre?

Neste post, selecionamos todas as dicas sobre os benefícios do gengibre. Continue a leitura e saiba tudo!

  1. Gengibre é bom para quê?
  2. Quais são os benefícios do gengibre?
  3. Como consumir o gengibre da melhor forma?
  4. Benefícios do gengibre em pó
  5. Benefícios do gengibre na água
  6. Benefícios do gengibre cru
  7. O gengibre emagrece?
  8. Benefícios do gengibre para mulher
  9. Benefícios do gengibre na gravidez
  10. Benefícios do gengibre no cabelo
  11. Benefícios do gengibre para a pele
  12. Benefícios do gengibre para cães
  13. Malefícios do gengibre

Gengibre é bom para quê?

As propriedades do gengibre ajudam no sistema imunológico, digestivo e gastrointestinal, atuando como um anti-inflamatório e analgésico natural, além de agir como protetor de doenças degenerativas e reumáticas, como artrose, artrite e fibromialgia.

Quais são os benefícios do gengibre?

  • Diurético.
  • Analgésico.
  • Antipirético.
  • Antioxidante.
  • Termogênico.
  • Hepatoprotetor.
  • Anti-inflamatório.
  • Antimicrobiano e antifúngico.
  • Diminuição e controle da glicemia e do colesterol.
  • Combate de problemas gastrointestinais (diarreia, dores de estômago, flatulência, náuseas, úlceras gástricas e vômitos).

Como consumir o gengibre da melhor forma?

O gengibre pode ser consumido ou utilizado de diferentes maneiras, como in natura (cru), xaropes para garganta, ressecado, em pó, cápsulas, extratos, infusões e em óleos essenciais, que podem ser misturados com cremes hidratantes para massagem.

Apesar das diversas formas do gengibre, as suas substâncias bioativas possuem as mesmas propriedades terapêuticas e não alteram os benefícios da raiz.

Confira a seguir as três principais maneiras de consumir o gengibre.

Benefícios do gengibre em pó

O gengibre em pó é uma opção de tratamento para ser levada a qualquer lugar. A dose deve ser recomendada individualmente por um(a) especialista e não deve ser superior a 2 g por dia.

Benefícios do gengibre na água

A água com gengibre é um poderoso hidratante. Os chás contra gripes e resfriados devem ser fervidos durante dez a 15 minutos, e para o preparo de sucos pode-se utilizar lascas para aromatizar.

Para saber mais, confira os benefícios do chá de gengibre.

Benefícios do gengibre cru

O gengibre cru ralado pode ser utilizado para adicionar sabor a diversas receitas, como o preparo de saladas, bebidas, carnes, molhos, biscoitos, bolos, entre outras.

O gengibre emagrece?

Com tantas propriedades essenciais para o nosso corpo, será que o gengibre emagrece? A resposta correta é que o gengibre pode ajudar no processo de emagrecimento, mas não deve ser considerado um agente isolado da perda de peso.

Alguns benefícios responsáveis por isso são a ação termogênica, que acelera o metabolismo, a melhora na digestão dos alimentos e a liberação de toxinas, que pode ser eficaz na hora de emagrecer.

Benefícios do gengibre para mulher

Benefícios do gengibre na gravidez

Durante a gravidez, as gestantes podem consumir moderadamente o gengibre como um fitoterápico para reduzir os sintomas de vômitos e náuseas, mas sempre com a orientação e o acompanhamento de um(a) médico(a) de confiança.

Benefícios do gengibre no cabelo

Manter o couro cabeludo saudável ajuda no crescimento e na manutenção dos fios. Por possuir grande quantidade de minerais e vitaminas, o gengibre pode oferecer benefícios para quem sofre de queda de cabelo, com hidratação, melhor circulação do couro e ação antimicrobiana, que elimina microrganismos (fungos e bactérias).

Benefícios do gengibre para a pele

O gengibre é um excelente aliado na hora de potencializar o rejuvenescimento natural da pele e proteger com ação antioxidante, principalmente na diminuição da acne, eliminação das impurezas, controle da oleosidade, além de proporcionar uma pele mais firme e com brilho equilibrado.

Benefícios do gengibre para cães

Você sabia que o seu pet também pode comer gengibre?

Isso mesmo! O alimento pode ajudar na digestão, no desconforto abdominal dos gases, na redução de náuseas, no alívio dos sintomas da artrite, agindo como anti-inflamatório natural, e no combate e na prevenção de câncer, como no fígado.

Segundo o Mascote Fit, a dica é servir na sua forma fresca e ralada, mas sempre com orientação de um(a) veterinário(a) de confiança para evitar complicações.

Malefícios do gengibre

O gengibre é considerado seguro para consumo, mas é preciso manter alguns cuidados, devido aos seus potentes compostos bioativos.

Conheça a seguir algumas contraindicações do gengibre, de acordo com o MGT Nutri.

Pessoas com hipertensão, cardiopatias e hipertireoidismo, devido à elevação da pressão arterial e aceleração do metabolismo.
Diabéticos, uma vez que o gengibre pode reduzir os níveis de glicose no sangue e potencializar os efeitos da medicação para o tratamento do diabetes Mellitus.
Pessoas com cálculos na vesícula biliar, por aumentar o fluxo biliar.
Mulheres durante o período da menstruação e da menopausa, pela elevação do fluxo sanguíneo e da temperatura corporal.
Pessoas com distúrbios hemorrágicos, hemofilia ou que fazem o uso de anticoagulantes orais (Artemísia, AAS, Heparina, Castanha da Índia, entre outros), pelo fato de o gengibre possuir ação vasodilatadora, que pode aumentar o risco de hemorragias e interferir na coagulação.
Mulheres grávidas e lactantes devem manter um consumo moderado e com acompanhamento médico.

Agora que você já sabe como consumir gengibre, aproveite também para conferir as dicas de rotinas de treinos em nosso app da Growth.

REFERÊNCIAS

CASTRO, Rita de Cássia Borges de. Quais são as principais propriedades nutricionais e aplicações clínicas do gengibre?. Nutritotal, 28 mar. 2013. Acesso em: 9 abr. 2021.

GENGIBRE faz o cabelo crescer mesmo?. Dr Lucas Fustinoni, 8 mar. 2018. Acesso em: 9 abr. 2021.

GENGIBRE: uma especiaria culinária e medicinal. MGT Nutri, 25 mar. 2015. Acesso em: 9 abr. 2021.

GENGIBRE – conheça 6 benefícios deste alimento. Osteopatia São Paulo – Saúde Integrada, [S. d.]. Acesso em: 9 abr. 2021.

HOLAND, Bruna Luiza. Efeitos do gengibre sobre náusea e êmese na gestação: uma revisão sistemática. 2017. Dissertação (Bacharel em Nutrição) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Departamento de Nutrição, Porto Alegre, 2017. Acesso em: 9 abr. 2021.

NICÁCIO, Gabriela L. S. et al. Breve revisão sobre as propriedades fitoterápicas do zingiber officinale roscoe – o gengibre. Sinapse Múltipla, v. 7, n. 2, p. 74-80, 18 dez. 2018. Acesso em: 9 abr. 2021.

WATANABE, Bruno. Cachorro pode comer gengibre? Entenda os benefícios do gengibre para o seu pet. Mascote Fit, 16 nov. 2020. Acesso em: 9 abr. 2021.

Visitado 20 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).