Confira 5 funções das proteínas no seu organismo

Diogo Círico 24/02/2017

Já conhece as principais funções das proteínas?

As proteínas são nutrientes classificados como macronutrientes, são indispensáveis na alimentação do ser humano em todas as fases da vida, tal importância deve-se à sua função como elementos estruturais construindo ossos, pele, cabelo, músculos, entre outras inúmeras funções.

Saiba aqui tudo sobre as proteínas e as diversas funções que elas desempenham no funcionamento do seu corpo!

  1. O que são proteínas?
  2. 5 principais funções das proteínas
  3. Função das proteínas na prática esportiva

O que são proteínas?

As proteínas são formadas por elementos menor tamanho chamados de aminoácidos, podemos encontrar 20 tipos de aminoácidos diferentes na formação de uma proteína.

Alguns destes aminoácidos devem obrigatoriamente ser consumidos através da dieta e outros deles nosso organismo é capaz de fabricar de forma natural, os que não podem ser fabricados são chamados de essenciais, já os que podem ser fabricados são chamados de não essenciais.

5 principais funções das proteínas

O consumo da quantidade adequada de proteínas pode ser realizado através da alimentação normal e variada, os suplementos alimentares fontes de proteínas são uma forma prática e segura de adequar sua ingestão quando for necessário, em especial para suprir as demandas aumentadas de um atleta em treinamento e competição.

O horário para consumo das proteínas e seu tipo é parte de um programa de alimentar e tem por objetivo principal melhorar a recuperação muscular. As proteínas são consumidas por praticantes de atividade física objetivando:

Promover construção muscular

Os aminoácidos em especial os aminoácidos essenciais são usados pelo organismo para recuperar o tecido muscular de micro lesões causadas pelo exercício.

Proporcionar condição de anabolismo ao organismo

Através das proteínas e também do contexto da dieta nosso organismo encontra nutrientes para fomentar reações bioquímicas que resultarão em aumento do volume muscular.

Aumentar a temperatura corporal

Ao calcular as necessidades energéticas de um individuo devemos considerar o efeito térmico dos alimentos, ou seja, quanto de energia nosso organismo gasta no processo de digestão e absorção dos alimentos consumidos via dieta. As proteínas possuem efeito térmico pronunciado dentre os alimentos. Ou seja, as proteínas fazem nosso organismo gastar mais calorias no processo de digestão.

As proteínas promovem saciedade

Os alimentos após serem consumidos resultam em sensação de saciedade, o individuo sente-se satisfeito por mais tempo quando consumida uma dieta com maior concentração de proteínas. Uma dieta rica em proteínas é uma boa estratégia para quem esta buscando redução de peso e vive sentindo fome.

Mantém os níveis de insulina reduzidos na corrente sanguínea

Os carboidratos são responsáveis pela liberação de glicose na circulação sanguínea. Quando há uma grande quantidade de glicose circulante ocorre a liberação de insulina pelo pâncreas e assim a glicose é levada para célula e transformada em energia, o problema é que nos momentos em que ingerirmos nutrientes em excesso ocorre a conversão dos nutrientes em gordura.

Quando combinados numa refeição alimentos fonte de carboidratos e proteínas, haverá menor liberação de insulina e por isso o risco de conversão dos nutrientes em gordura é menor.

Função das proteínas na prática esportiva

O assunto “proteínas” tem ganhado bastante destaque nas últimas décadas por serem fundamentais no reparo de micro lesões musculares provocadas pela prática esportiva. Essas necessidades são determinadas por aspectos como tipo de exercício praticado, sua intensidade, duração e frequência, não havendo influencia em relação a diferenças quanto ao sexo.

Indivíduos praticantes de exercício de força necessitam de maior quantidade de proteínas em comparação aqueles que praticam exercícios  de resistência. Os exercícios de força para aqueles que têm por objetivo aumento de massa muscular, sugere-se a ingestão de 1,6 a 2,0 gramas por quilo de peso, por dia. Já os praticantes de exercício de resistência calcula-se 1,2 a 1,6gr de proteínas por kg de peso.

Visitado 57 vezes, 3 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067