Pasta de amendoim integral auxilia na reparação muscular

Diogo Círico 02/03/2017

Muito consumida nos Estados Unidos, a pasta de amendoim é um excelente complemento nas refeições por ser muito nutritiva e saudável. Esse alimento começou a ser apreciado no Brasil recentemente, quando foram descobertos os seus benefícios para a saúde e o ganho de massa muscular. Antes, dificilmente a manteiga de amendoim era encontrada nas lojas por aqui.

 

O ingrediente base para a sua fabricação é o amendoim, uma leguminosa – muitas vezes confundida com oleaginosa – rica em proteínas, vitaminas do complexo B, nutrientes antioxidantes, ácidos graxos monoinsaturados, fitoesteróis, resveratrol, arginina, fibras e minerais – como cálcio, ferro, potássio, selênio e magnésio.

 

Essas substâncias trazem diversos benefícios ao organismo, tais como auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares, minimização do dano muscular causado pelo exercício físico, controle da saciedade, prevenção do envelhecimento precoce, fortalecimento dos ossos, conversão dos estoques de gordura em energia, auxílio no emagrecimento, regulação da pressão arterial, fortalecimento dos músculos, ação anti-inflamatória e redução da quantidade de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL).

 

A pasta de amendoim integral é composta basicamente por amendoim torrado e triturado, sendo a mais natural do mercado. Algumas versões recebem a adição de açúcar de coco, cacau em pó e suplementos proteicos, como o whey protein, e são indicadas especialmente para quem pratica atividades físicas regularmente e precisa de uma quantidade maior de nutrientes no dia a dia.

 

O ideal é observar as informações nutricionais nas embalagens e adquirir o produto que atende melhor às suas necessidades diárias. Pessoas alérgicas ao amendoim devem evitar o consumo desse alimento.

 

Benefícios para o treino

Mais do que um complemento saboroso para enriquecer as refeições, a pasta de amendoim é usada pelos frequentadores da academia que desejam ganhar massa magra, pois é fonte de proteínas que auxiliam na reparação e no desenvolvimento muscular, além de fornecerem energia para melhorar o desempenho nos treinos e garantirem o bom funcionamento do corpo durante todo o dia.

 

O potássio e magnésio presentes no amendoim auxiliam na contração muscular, regulam a pressão arterial e combatem a fadiga. Já os carboidratos de baixo índice glicêmico e as gorduras boas aumentam o período de saciedade, pois são digeridos lentamente pelo organismo.

 

Quando ingerida no pré-treino, a pasta de amendoim auxilia na prevenção do catabolismo e da hipoglicemia durante a execução dos exercícios. Quem pratica atividades físicas deve procurar a orientação de um nutricionista antes de incluir esse alimento na dieta. Assim, será possível aproveitar ao máximo os seus efeitos positivos e seu alto valor nutricional.

 

Recomendação de consumo

Por ser calórica, a pasta de amendoim deve ser consumida com moderação em uma dieta balanceada. A ingestão diária recomendada é de 15g ou uma colher de sopa cheia, que tem cerca de 90 calorias.
Pessoas que frequentam a academia ou fazem algum tipo de esporte podem aumentar a dose para duas colheres de sopa por dia. A pasta de amendoim pode ser consumida direto da colher ou acompanhar pães, tapiocas, frutas, vitaminas e receitas mais elaboradas em qualquer refeição do dia.

Visitado 25 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067