O que é colesterol?

Growth 05/01/2017

Só de ouvir essa palavra muita gente já morre de medo. Afinal, o colesterol virou sinônimo de doenças graves e temidas pela maioria da população. Só de pensar em níveis de colesterol muita gente já se arrepende de alguns itens da dieta, ou se prepara para a bronca do cardiologista. Entretanto, esse tema é mais complexo do que você imagina. O colesterol é uma substância gordurosa que deve ser encontrada naturalmente no nosso organismo. Apesar do nome ser popular como um vilão, ele desempenha um papel vital no nosso corpo e é responsável por manter cada célula funcionando da maneira certa. O grande perigo está nos níveis altos e acúmulo do colesterol no sangue, que pode causar sérias doenças cardíacas.

Colesterol bom e colesterol ruim?

Uma maneira que se popularizou de diferenciar os tipos de colesterol é distingui-los em “bom” e “ruim”. Por ser uma gordura, essa substância não é dissolvida no nosso sangue e precisa ser transportada por meio de um carregador até chegar aos tecidos periféricos. As lipoproteínas, produzidas no fígado, são as responsáveis por essa função no nosso corpo. São elas que diferenciam os dois tipos de colesterol, justamente pela eficácia nesse transporte.

  • O colesterol LDL (Low-density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade). Ele é o famoso “colesterol ruim”. O transporte do LDL possui taxas relativamente altas de colesterol que pode acabar sendo acumulado nas paredes das artérias.
  • Já o colesterol HDL (Highdensity lipoprotein ou lipoproteína de densidade alta) tem a capacidade de remover e transportar as gorduras das artérias, levando até o fígado, onde é secretado. Por esse motivo, não há os riscos de entupimento desses canais; portanto, esse tipo de colesterol é considerado positivo para o corpo.

E o que o aumento do colesterol causa no nosso corpo?

O colesterol em níveis altos no nosso organismo ocasiona na dislipidemia. Os depósitos do colesterol LDL se acumulam nas artérias e fazem com que o espaço livre para a passagem de sangue seja menor. Isso faz com que o coração precise trabalhar mais, já que fica mais difícil bombear o sangue para todo o corpo. Tudo isso acontece de maneira silenciosa, uma vez que o colesterol alto não apresenta sintomas claros. Para conseguir prevenir, é necessário fazer exames de sangue regularmente e ter sempre o acompanhamento médico. Altos níveis de colesterol acabam elevando também o risco de doença arterial coronariana, a principal causa de mortes ao redor do mundo.

Por que o colesterol é tão importante para nosso corpo?

O balanço de colesterol é algo que deve sempre existir na dieta de qualquer pessoa. O nosso corpo necessita de colesterol para produzir vários hormônios, a vitamina D e ácidos biliares que atuam na digestão das gorduras. Segundo especialistas, a maior parte do colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo, mas a dieta tem profundo impacto no controle dos níveis indicados de gordura em nosso corpo.

E como baixar o colesterol ruim?

A alimentação e atividade física são as principais via para diminuir o LDL no sangue. Por isso, é sempre importante se consultar com um médico e montar uma dieta com a ajuda de um nutricionista, especialmente se você está em busca de uma vida mais ativa e saudável.

Exercícios físicos também são responsáveis por regular a quantidade de colesterol no nosso sangue. Em especial a musculação, considerada a “mãe de todas as atividades físicas”, por fornecer um trabalho completo para o sistema muscular e esquelético. Essa atividade é recomendada por médicos em tratamentos para melhorar os níveis de colesterol, acompanhada sempre de uma dieta balanceada. Invista também em ingredientes que também podem ser seus aliados, como o óleo de peixe, ômega-3 e outros produtos que ajudam a reduzir o colesterol.

Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).