Growth Blog

Exercícios para a parte interna da coxa

Exercícios para parte interna da coxa

Durante a infância, geralmente mexemos o corpo sem grandes esforços. Afinal, atividades como jogar bola, correr, pular, subir e descer dos brinquedos do parque e andar de bicicleta fazem parte da rotina de muitas crianças.

Porém, quando chegamos à fase adulta, pode ser mais difícil se manter em movimento, principalmente por causa da rotina corrida. Então, é necessária uma dose a mais de disciplina para ter uma rotina de treinos e cuidar da saúde, tanto física quanto mental.

Para te ajudar, trouxemos algumas opções de exercícios para a parte interna da coxa que podem ser realizados na academia ou até mesmo em casa. Continue lendo e confira!

Adução de coxas

O exercício de adução de coxas consiste em abrir e fechar as pernas com algum tipo de peso para aumentar o nível de esforço muscular.

Uma alternativa é fazê-lo na cadeira adutora com o movimento exclusivo de fechar as pernas. Para tanto, é fundamental manter uma amplitude alta e atentar para que o quadril e a coluna estejam estabilizados.

O exercício também pode ser feito no chão, com a ajuda de elásticos para forçar o movimento das pernas.

Adução de coxas deitado

O exercício de adução de coxas deitado pode facilmente ser feito em casa, seguindo este passo a passo:

Exercício com bola entre as pernas

Para realizar o exercício com a bola entre as pernas é importante manter a lombar encaixada e o tronco ereto, pressionando a bola e forçando ao máximo a musculatura adutora em ritmo controlado. Veja:

Dica: quanto mais força você fizer, mais vai trabalhar os músculos da parte interna da coxa.

Agachamento

O agachamento reproduz um movimento básico para o ser humano, e a sua versão livre está entre os principais exercícios para pernas. Ele é indicado para praticamente qualquer pessoa, com exceção de quem tem problemas nos joelhos. Por isso, faça uma avaliação com um profissional antes de incluí-lo nos seus treinos.

Veja como executar o agachamento de forma correta:

Dica: caso esteja com uma barra, ela deve ficar posicionada no trapézio, e não no pescoço, para evitar uma carga desnecessária na cervical.

Agachamento sumô

O agachamento sumô é parecido com o livre, com o diferencial de que há uma abertura maior na articulação do quadril. Ou seja, ao aumentar o ângulo de abertura do quadril, há um trabalho mais acentuado em relação aos músculos adutores da coxa.

No entanto, é fundamental tomar alguns cuidados a mais durante a execução desse exercício para a parte interna da coxa: a angulação não pode ser muito grande e, mais importante ainda, os joelhos devem ficar alinhados aos pés para evitar um movimento de rotação.

Agora, veja o passo a passo de como executá-lo:

Leg press 45°

O leg press 45° é um exercício muito eficiente para treino de quadríceps, posteriores, glúteos e, claro, a parte interna da coxa. O peso do equipamento deve estar de acordo com o seu condicionamento físico, portanto, peça a ajuda de um profissional.

Veja como realizá-lo:

Para uma melhor execução do exercício leg press 45°, é importante evitar algumas ações, como:

Abertura de pernas com peso

Esse exercício para a parte interna da coxa pode ser realizado em casa, mas o ideal é que seja acompanhado de um profissional especializado para garantir uma melhor execução e resultados.

Veja como fazer a abertura de pernas com peso:

Dica: você pode começar com cerca de 10 a 12 repetições, além de usar pesos de aproximadamente 0,5kg e ir aumentando de forma progressiva, de acordo com o seu condicionamento físico.

Cuidados ao realizar os exercícios

Como em toda atividade física, existem alguns cuidados básicos que devem ser seguidos tanto antes quanto depois dos exercícios para a parte interna da coxa. Para começar, é importante se manter hidratado, bem alimentado e usar roupas confortáveis.

Também é bom lembrar que uma alimentação adequada após os exercícios evita a fraqueza e a perda de massa magra, assim como ajuda no processo de recuperação muscular.

Além disso, existem outras medidas que auxiliam a aumentar a qualidade do exercício e o seu bem-estar de uma forma geral. Confira quais são a seguir!

Faça alongamentos

O alongamento antes do treino tem muitas funções, como alertar o corpo e prepará-lo para a atividade física, evitar o risco de lesões, ajudar no desempenho e melhorar a performance dos exercícios.

Ademais, alongar-se após o treino também auxilia no relaxamento e na recuperação dos músculos.

Busque orientação profissional

A prática de qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional, e com os exercícios para a parte interna da coxa não é diferente. Então, seja em casa, seja na academia, lembre-se de procurar a orientação de um educador físico.

Além disso, é recomendado realizar exames clínicos para evitar desconfortos, dores, distensões ou lesões mais graves. Esse cuidado também é importante para evitar exercícios que podem piorar alguma condição preexistente.

Agora que você conheceu vários tipos de exercícios para a parte interna da coxa, não tem mais desculpa para conquistar os membros inferiores definidos como você sempre sonhou.

E se você quer turbinar ainda mais o seu treino, conheça os suplementos da Growth Supplements!

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Sair da versão mobile