Growth Blog

Cansou do frango com batata-doce? Temos a solução!

Frango com batata-doce: por que será que esse virou o prato da moda? A verdade é que, ultimamente, em todo lugar existem pessoas que apostam nessa combinação.

Porém, será que essa é a única opção quando falamos em comer de maneira saudável? Quais propriedades tornam essa a combinação perfeita? É possível trocá-la por alternativas? São muitas perguntas, não é mesmo?

Pois, neste post, você vai descobrir a resposta para todas elas. Continue lendo para saber as vantagens de comer frango com batata-doce e os perigos do consumo excessivo. Aproveite para conferir outros pratos tão deliciosos quanto!

Por que a dupla frango com batata-doce é tão eficiente?

Muito consumida com o objetivo de ganho de força e de massa muscular, a combinação de frango com batata-doce apresenta propriedades que justificam sua fama. Cada ingrediente tem tantos benefícios que, juntos, eles formam uma refeição e tanto.

O frango apresenta proteína de origem animal, que tem aminoácidos capazes de estimular a síntese de novas proteínas e, assim, a recuperação das fibras musculares do corpo. Além disso, tem pouca quantidade de gorduras saturadas, alto teor de Vitaminas A e do complexo B e proporciona sensação de saciedade.

Contudo, o que esses nutrientes significam? Ter poucas gorduras saturadas significa menor probabilidade de essas se acumularem nos vasos e veias, o que poderia provocar doenças cardiovasculares. A vitamina A é famosa por ser antioxidante e, por isso, reforça o sistema imunológico e protege a pele. Já o complexo da vitamina B é fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo.

A batata-doce, por sua vez, apresenta alto teor de fibras, essenciais para o intestino, e baixo índice glicêmico, proporcionando melhor absorção pelo corpo. Assim, é possível evitar picos de insulina tão prejudiciais para a saúde assim como o ganho de gordura. Sem contar que ela previne o envelhecimento precoce e doenças como o câncer.

Qual o perigo de exagerar no consumo de frango com batata-doce?

São tantos benefícios que algumas pessoas acabam exagerando no consumo do frango com a batata-doce. Porém, é preciso ficar atento. Excessos dessa combinação podem ter efeito contrário e trazerem prejuízos para a saúde.

A quantidade proteica necessária para uma pessoa que pratica esportes físicos como a musculação fica entre 15 e 20% do valor energético diário da dieta. Ingerir proteínas em quantidade excessiva pode ser um fator causador de sobrecarga nos rins. Eles são responsáveis pela filtragem do sangue e, quando estimulados além do necessário, podem apresentar problemas.

Assim, a longo prazo, algum desses problemas pode se refletir nos chamados cálculos renais (ou pedras nos rins). Uma dieta hiperproteica também pode ser a responsável pela acidificação do sangue, o que favorece a produção de ácido úrico e provoca perda de cálcio dos ossos.

Já o consumo excessivo de carboidratos, como os provenientes da batata-doce, pode ser responsável pelo ganho de gordura corporal — devemos lembrar que, apesar do baixo índice glicêmico, quando consumido em excesso, o carboidrato favorece ganho de peso.

Além disso, restringir a dieta a certos grupos de nutrientes pode levar a uma diminuição do desempenho físico, perda de massa muscular, desidratação, prisão de ventre e dores de cabeça.

Como fugir do frango com batata-doce?

Escondidinho de mandioca

A mandioca também é super saudável e pode ser usada em um escondidinho de carne moída! Descubra abaixo como fazê-lo.

Ingredientes

Modo de preparo

Passe a mandioca ainda quente pelo espremedor ou no multiprocessador.

Acrescente o leite, o creme de ricota, sal, pimenta e mexa com uma colher ou bata na batedeira até obter um purê liso. Reserve.

Aqueça uma panela com o óleo de coco e refogue a carne moída por 5 minutos ou até a água secar. Adicione o alho, a cebola e refogue por mais 3 minutos ou até dourar.

Para a carne moída não grudar no fundo da travessa, espalhe uma fina camada de purê antes de distribuir a carne.

Despeje em um refratário redondo médio, e cubra com o purê. Cubra com queijo branco (a gosto) e leve ao forno médio, pré aquecido, por 20 minutos ou até gratinar.

Se desejar, polvilhe com salsa picada.

Tilápia com Baroa

Ingredientes

Modo de preparo

Faça uma marinada com os ingredientes e deixe os filés nela por meia hora.

Após, passe-os para uma refratária e cubra-os com papel-alumínio.

Leve-os ao forno por 10 a 15 minutos, retirando o papel-alumínio 3 minutos antes do término.

Cozinhe as batatas com água e sal, descasque-as e as amasse.

Em uma panela, aqueça o alho na manteiga ou azeite e junte a batata-baroa amassada com um pouco de leite e o mel.

Tempere o purê com sal e noz-moscada ou canela em pó a gosto.

Com um círculo ou simplesmente com a colher, acomode o purê no meio do prato, colocando por cima o filé de tilápia. Decore com tomates-cereja ou ramo pequeno de alecrim ou salsa, e utilize folhas verdes para acompanhar.

Quais são outras opções de frango com batata-doce?

Coxinha de batata-doce com frango

Ingredientes

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes da massa até que ela chegue no ponto que não grude na sua mão.

Refogue a cebola e alho. Em seguida adicione o frango desfiado e os temperos (Salsinha, sal e tomate). Espere até que seque um pouco a água. Desligue o fogo e espere esfriar.

Pegue a massa e molde em formato de círculo na sua mão. Faça um buraquinho, preencha com o recheio e molde em formato de coxinha. Passe no azeite e empane na farinha de linhaça dourada. Leve as coxinhas ao forno preaquecido por 10 a 20 minutos até dourar.

Como pudemos perceber, frango com batata-doce tem suas vantagens, mas, para que sejam usufruídas da melhor maneira, é preciso saber dosar o consumo. Investir em alternativas pode ser a solução para continuar se alimentando de maneira saudável.

Quer descobrir os alimentos que não podem faltar na dieta de quem faz musculação? Leia nosso artigo e confira!

Sair da versão mobile