Aprenda a preparar seu frango com batata-doce com mais sabor

Diogo Círico 01/12/2016

O frango com batata-doce é a combinação perfeita para os atletas, o verdadeiro feijão-com-arroz deles. Isso porque essa mistura inclui tanto o carboidrato complexo como a proteína magra. Assim, seu corpo recebe os nutrientes que serão usados nos treinos e na recuperação dos músculos. É o combustível perfeito para a hipertrofia. Por isso, vale a pena investir na variedade das receitas. Novos ingredientes e modos de preparo enriquecem também essa combinação, garantindo ainda mais benefícios e nutrientes. Entenda a razão da fama desse prato e garanta também novas receitas.

Benefícios do frango com batata-doce

  • Baixo custo
  • Pouca gordura
  • Proteínas do frango
  • Carboidrato complexo
  • Fácil de preparar
  • Prático para levar como lanche

O que são carboidratos complexos?

Esse tipo de carboidrato tem um processo de digestão diferenciado. Eles são absorvidos mais lentamente pelo corpo, garantindo uma sensação de saciedade que dura mais tempo. A batata-doce também possui diversos nutrientes excelentes para a dieta de quem treina – é o caso das vitaminas A e C: elas são antioxidantes e ajudam na regeneração muscular, pois combatem os radicais livres, que ocasionam o envelhecimento precoce das células. A batata doce em pó é uma excelente alternativa para quem não tem tanto tempo para realizar várias refeições, ou não consegue incluir boas quantidades da batata cozida na rotina.

Quais os benefícios do frango?

Não é à toa que o frango é associado diretamente com a proteína. Ele possui 9 aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não conseguimos produzir por conta própria. Ele também concentra diversos nutrientes que são extremamente benéficos ao organismo. É o caso da Niacina, ou vitamina B3, que ajuda na redução do colesterol no sangue. O fósforo também está presente, relacionado com o armazenamento e a transferência de energia e, por isso, vital para quem pratica atividade física. Por fim, o zinco presente no frango também ajuda na sintetização das proteínas e no metabolismo da insulina.

E a combinação?

Essa opção é perfeita para os lanches no decorrer do dia. Seu fornecimento energético se encaixa muito bem nas necessidades que o corpo dos atletas apresenta. O grande diferencial é a sensação de saciedade depois de comer uma boa porção, promovendo um bom estoque de glicogênio muscular e ajudando a evitar a perda de massa magra. Um fator importante é que ela se encaixe ao longo do dia e não no pré ou pós-treino. Isso porque nosso corpo demora mais para digerir e absorver os elementos tanto do frango quanto da batata.

Cuidados

Como todos os componentes da dieta, é sempre necessário saber a quantidade certa para trazer os benefícios que você busca. O frango com a batata-doce pode ser um dos principais aliados da hipertrofia, mas seu consumo em excesso também produz grandes prejuízos ao nosso corpo. Por isso, sempre consulte um bom nutricionista, que indicará a quantidade e os momentos estratégicos ao longo do seu dia para consumir esse prato. Para melhorar ainda mais, sugerimos uma nova receita, deixando você com água na boca para consumir essa mistura todos os dias.

Frango com curry

Você vai precisar de:

  • ½ kg de peito de frango em cubos
  • 1 cebola pequena cortada
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de curry
  • 1 colher de sopa de açafrão
  • 1 colher de sopa de requeijão light
  • Sal à gosto

Como fazer

Refogue a cebola e o alho com óleo de coco, garantindo um preparo ainda mais saudável. Depois de dourar, adicione o frango e em seguida o curry. O açafrão vem logo em seguida, refogando bem o frango e misturando até cozinhar. Por fim, acrescente o requeijão aos poucos e mexa para deixar tudo cremoso. Tempere com sal à gosto.

Batata-doce em chips

Você vai precisar de:

  • 2 batatas-doces médias
  • Azeite extra-virgem
  • Papel manteiga
  • Salsinha

Como fazer

As batatas não precisam ser descascadas, já que a casca ajuda a preservar os nutrientes. Por isso, basta lavar bem e cortar em chips mais finos e longos. Pré-aqueça o forno a 200ºC. A assadeira deve ser forrada com o papel manteiga untado com azeite, e as fatias de batata vão sobre o papel untado. Adicione o azeite sobre as batatas e acrescente o sal (à gosto) e a salsinha. Fique de olho no relógio: 25 minutos são suficientes para deixá-las crocantes.

Visitado 3 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067