Growth Blog

Benefícios da caminhada: saiba por que fazer

benefícios da caminhada

Close up on shoe, Runner athlete feet running on road under sunlight in the morning.

A caminhada é uma atividade que incentiva muitas pessoas a se movimentarem durante uma rotina agitada, principalmente pela praticidade de realizá-la em qualquer hora e lugar, sem a necessidade de equipamentos especiais.

Selecionamos algumas dicas sobre a importância de se exercitar diariamente e explicamos quais são os benefícios da caminhada para o corpo e a mente. Confira!

  1. Benefício de caminhar
  2. Como obter os benefícios da caminhada diária?
  3. Inclua os benefícios da caminhada no seu dia a dia!
  4. Caminhada e alimentação saudável

Benefício de caminhar

Segundo o site Saúde Brasil, do Ministério da Saúde, os benefícios da caminhada vão muito além do treino de pernas pelo fato de ser considerada uma atividade aeróbica que oferece prevenção de diversas doenças, como cardíacas, osteoporose, distúrbios do sono e cânceres de mama e ovários.

Por isso, para manter o seu corpo saudável, o exercício aeróbico tem recomendação de prática diária ou de três vezes por semana, sem intervalos com mais de dois dias seguidos.

Podemos citar alguns exemplos de exercícios dessa modalidade, como corrida, dança, natação, luta, ciclismo e até mesmo pular corda, sendo importantes para trabalhar a oxigenação dos músculos, ou seja, fazer com que o oxigênio seja a principal fonte de produção da energia a ser transportada para os músculos utilizados.

Confira a seguir alguns benefícios da caminhada, de acordo com o Ministério da Saúde.

Como obter os benefícios da caminhada diária?

Apesar de a caminhada ser uma atividade sem restrições de idade e que exige apenas disposição, recomendamos que, sempre antes de iniciar a prática, você procure orientação de um profissional da área da saúde para analisar as suas condições físicas.

Outro ponto fundamental é ir com calma nos primeiros dias, começando com menos intensidade e aumentando a quantidade de tempo conforme a orientação de um especialista.

Lembre-se de respeitar o seu corpo e manter o seu ritmo, sem se comparar com o desempenho de outras pessoas!

Dicas para fazer uma caminhada corretamente

Conheça o passo a passo para manter a sua rotina de prática e alcançar os benefícios da caminhada, de acordo com o Blog da Saúde, do Governo Federal.

Inclua os benefícios da caminhada no seu dia a dia!

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, a caminhada é realizada por 36,2% da população com mais de 18 anos, com média mínima de 150 minutos por semana durante o tempo livre.

Apesar de os dados serem relevantes, a realidade de alguns brasileiros não possibilita a prática de atividades com tanta frequência, tornando-se uma geração sedentária e com riscos graves à saúde.

Mas será que, com pequenas mudanças durante o nosso dia a dia, conseguimos nos movimentar mais? A resposta é sim!

Você pode obter os benefícios da caminhada incluindo novos hábitos, como caminhando mais ao deixar o carro estacionado em um local mais distante do trabalho, indo almoçar a pé em locais mais afastados, descendo alguns pontos ou estações antes do seu destino e até mesmo realizando atividades a pé dentro do seu bairro, como ir à padaria e ao supermercado.

Dicas para motivar

Uma das vantagens da caminhada é que você pode praticá-la em grupo, mas, na ausência de companhia, pode fazê-la sozinha, com a presença de uma playlist de músicas e podcasts da sua preferência, além de poder colocar a conversa em dia com uma ligação telefônica. Vale lembrar que, para caminhar e falar ao mesmo tempo, é preciso manter uma atenção redobrada no ritmo da respiração.

Hoje em dia, você também pode aproveitar a tecnologia para monitorar o seu desempenho diário, semanal, mensal ou anual, com o uso de aplicativos de contagem de passos, e criar metas para se manter constantemente motivado.

Caminhada e alimentação saudável

Manter uma dieta para perder barriga pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas, mas pode se tornar mais fácil ao alinhar à prática de atividades físicas, que potencializam os resultados no corpo.

Por isso, para obter os benefícios da caminhada, também é preciso atentar-se ao seu cardápio, levando em consideração uma alimentação equilibrada e rica em energia e nutrientes, para se movimentar a qualquer hora.

Ao consultar o profissional da área da saúde, é essencial detalhar a sua rotina, para que seja aplicada um cardápio que melhor atenda o ritmo das suas atividades. Em alguns casos, por exemplo, pode ser indicado o consumo de carboidratos a cada 60 minutos de atividade, para evitar a hipoglicemia.

A suplementação alimentar também faz parte do cuidado diário com o organismo por oferecer a reposição de substâncias como a proteína, que age como anti-inflamatória e auxilia na recuperação do tecido muscular.

Como vimos no passo a passo, também é de extrema importância manter uma garrafa de água sempre por perto para não desidratar e ajudar na redução do sódio e do líquido do corpo, que causa inchaço e desconforto.

Agora que você sabe tudo sobre os benefícios da caminhada, aproveite para navegar em nosso blog e saber mais sobre outras atividades, como pilates em casa, ou conferir as dicas de exercícios para perder barriga em nosso app Growth.

REFERêNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ADIANTA caminhar? Adianta sim!: Calce o tênis e siga adiante! A caminhada é sempre uma ótima opção e vamos dizer o porquê. Saúde Brasil, [S. l.], 18 set. 2019. EU QUERO Me exercitar. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/adianta-caminhar-adianta-sim. Acesso em: 1 dez. 2020.

TINÉ, Luíza. Caminhada é a atividade física mais praticada pelo brasileiro. Blog da Saúde, [S. l.], 22 ago. 2019. Promoção da Saúde. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53954-caminhada-e-a-atividade-fisica-mais-praticada-pelo-brasileiro. Acesso em: 1 dez. 2020.

Sair da versão mobile