Growth Blog

Dicionário da academia: conheça os termos para se inteirar mais

Dicionário de academia

Ao ouvir as pessoas que praticam musculação falando entre si, pode parecer até mesmo que estão falando grego. São diversos termos, produtos e nomes de exercícios que constituem até mesmo um novo dicionário. Esse novo universo com certeza vai gerar muito interesse em você, especialmente se você está com o foco no progresso dos treinos e nas melhorias na dieta. Aos poucos você vai conhecendo todos eles, afinal, não dá pra saber de cor todos os exercícios e todos os processos metabólicos no primeiro dia de treino. Para quem ainda está na dúvida e deseja matar a curiosidade sobre algumas delas, vale a pena consultar nosso guia. Assim você vai perceber que não há mistério nenhum em todo esse processo e que os nomes difíceis mascaram coisas bem simples e importantes na sua rotina. Confira:

Hipertrofia

Esse é um dos primeiros termos que você vai ouvir e que não vai parar de aparecer na sua rotina na academia. A famosa hipertrofia nada mais é do que o processo de crescimento do tecido, especialmente o tecido muscular durante os exercícios. Ela é basicamente a resposta do seu corpo aos exercícios que você encara no dia a dia. As fibras musculares são quebradas com as séries mais intensas, se reconstituindo com a ajuda das proteínas que você fornece através da dieta. Tudo isso produz o tal crescimento, que fica visível nos músculos ao longo do processo.

Suplementos ou anabolizantes?

Essa dúvida deve ter surgido na sua cabeça ou, principalmente, na cabeça de amigos e familiares próximos. Há uma grande diferença entre esses dois tipos de produtos, especialmente no que diz respeito ao risco para a saúde. Por isso, vale a pena entender a definição de cada um e acalmar todo mundo que questionar o seu Whey depois do treino. Os anabolizantes são produzidos à base de hormônios e podem gerar sérios riscos ao organismo. Já os suplementos são fornecedores de nutrientes que auxiliam na sua dieta, garantindo os elementos que seu corpo precisa na prática dos exercícios. É o caso do Whey Protein, produzido através do leite, um ingrediente natural.

Aminoácidos essenciais

Responsáveis por formar a estrutura das conhecidas proteínas, os aminoácidos são indispensáveis para o nosso corpo. Existem duas famílias de aminoácidos, os essenciais e os não essenciais. O diferencial dos essenciais é justamente o fato de que eles não podem ser produzidos pelo nosso próprio corpo – ou seja, devem ser sempre incluídos através da alimentação ou, no caso, da suplementação. Entre eles estão a Leucina e a Glutamina, por exemplo. Eles ajudam no reparo, crescimento e no próprio desenvolvimento dos músculos. São tão importantes que alguns dos aminoácidos ajudam até mesmo na produção das enzimas digestivas. É possível encontrar os aminoácidos essenciais no famoso BCAA, um dos principais suplementos alimentares do mercado.

Catabolismo

Um dos principais vilões de todos os atletas, o catabolismo é um conceito que você precisa saber de cor e salteado. Ele ocorre quando o corpo precisa assimilar ou processar a matéria adquirida para obter mais energia. Ou seja, é o uso de moléculas grandes para garantir o combustível para o seu organismo – entre elas, as proteínas do tecido muscular. Isso prejudica diretamente o resultado dos seus treinos, justamente porque o corpo acaba usando o músculo como fonte de energia, retardando o processo de ganho de massa muscular. Por isso, lembre-se sempre de garantir que seu organismo terá energia suficiente. A alimentação é a melhor saída para isso, por isso, foco na dieta!

Isométrico ou isotônico

A diferença entre os termos está no tipo de treino. Os exercícios isométricos geralmente incluem contrações por, no mínimo, 30 segundos sem movimentação. Um exemplo a ser citado é a famosa prancha, na qual você segura seu corpo através dos músculos por um determinado tempo. Já o treino isotônico é o velho conhecido das aulas de musculação. São as séries que movimentam as articulações incluindo peso, fazendo com que o músculo se estenda e se contraia.

Sair da versão mobile