Cuscuz engorda ou emagrece?

o que é o cuscuz?

O cuscuz é um preparo de sêmola de cereais, sobretudo do trigo, mas também de farinha, milho, polvilho ou mandioca. Antigamente o preparo era realizado de maneira artesanal, com a moagem do milho em casa. Mas, para atender à preferência de 95% dos brasileiros, foi preciso introduzir a produção em escala industrial.

Algumas receitas com cuscuz

· Cuscuz paulista

· Cuscuz de milho cozido com sal

· Cuscuz saudável

· Cuscuz com ovo

cuscuz engorda ou emagrece?

É alimento rico em nutrientes benéficos, como vitaminas e minerais, o cuscuz de milho oferece baixo valor calórico se comparado a outros alimentos de farinha branca. Ou seja, o cuscuz engorda somente em casos de exagero ou excesso.

Como incluir o cuscuz na dieta?

É preciso evitar que o preparo seja feito com alimentos embutidos, defumados, fritos e ricos em sódio, como salsicha, presunto, mortadela, ovos fritos, entre outros. Busque por orientações com um profissional especialista da área da saúde para indicação das melhores receitas a serem inseridas na sua dieta.

Dependendo da sua dieta, a dica é equilibrar o preparo para não focar somente no valor calórico, mas também no valor nutricional oferecido pelos ingredientes.

Você pode aumentar o teor de fibras na sua receita de cuscuz, por exemplo, adicionando farinha de linhaça, semente de chia, farelo de aveia, coentro, tomate, cebolinha, entre outros.

QUER SABER MAIS SOBRE O CUSCUZ NA DIETA?