Whey Protein com frutas: veja como consumir

Diogo Círico 15/03/2023

Com a especialização da nutrição, é comum se perguntar se tal alimento ou suplemento faz bem à saúde, quais contraindicações, se os efeitos são comprovados, etc. Por mais simples que uma dúvida pareça, devido à quantidade de pesquisas produzidas na área, faz diferença olhar para essas perguntas.

Saber se Whey com frutas pode ou não ser consumido, por exemplo, influencia no trabalho do nutricionista, afinal, mais do que somente calcular macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) ele precisa pensar em formas de tornar o planejamento alimentar prático. 

Ter ou realizar uma dieta não precisa ser difícil, custoso e desgastante. Existem marcas do suplemento com ótimos sabores, receitas e combinações que facilitam a adesão à rotina, mesmo em restrição calórica. Saiba como na leitura abaixo!

Sumário

Como consumir Whey Protein com frutas?

Para não enjoar fácil das mesmas refeições todos os dias tem como se explorar o Whey em receitas diferentes. Com apenas 1 scoop (colher) e 1 fruta da sua preferência, é possível preparar e pensar em lanches e estratégias para passar horas sem sentir fome.

Um exemplo de como consumir Whey com frutas é a simples, porém eficiente, receita com iogurte. Para fazê-la, siga os passos a seguir:

whey com frutas

Whey com frutas

Ingredientes
  

  • 1 medida de Whey Protein do sabor da sua preferência
  • 1 ou mais porção de fruta
  • 1 pote de iogurte de 150 a 170g

Modo de preparo
 

  • coloque primeiro o iogurte no pote;
  • adicione a dose de Whey e misture os dois;
  • feita a homogeneização, corte a porção de fruta no formato do seu interesse;
  • jogue-a no resultado anterior da forma que preferir;
  • consuma em seguida.

Se quiser, também há como melhorar, adicionando aveia (em flocos ou em farelo), grãos, pasta de amendoim (com cuidado para não exceder nas calorias), granola e canela. Além disso, você tem a opção de ser criativo e pensar em empratamentos, colocar no congelador, entre outras opções.

Quem gosta de experimentar coisas novas na cozinha tem como provar texturas da suplementação, testando como fica ou se muda o gosto, se a receita for realizada com o suplemento isolado, concentrado ou hidrolisado, porque a cremosidade muda, o que faz a diferença na experiência da refeição para algumas pessoas.

Outra opção é seguir uma abordagem tradicional: um shake (batida) de Whey com a adição de água ou leite e fruta para acompanhar. Nesse caso, a dica é prestar atenção nos horários de ingestão, já que, como a proteína estará em formato líquido, a digestão será mais rápida.

No café da manhã e no pós-treino, quando os estoques de glicogênio estão baixos no organismo, incluir a fruta ajuda a inibir a perda das propriedades da proteína, permitindo um melhor aproveitamento dela na construção de músculos e controle do apetite durante o dia.

Quais frutas combinam com Whey Protein?

Uma vez que se sabe que se pode tomar Whey com frutas e como fazer isso, passa-se para uma segunda etapa: entender quais são os melhores acompanhamentos para esse suplemento.

Apesar de a introdução das frutas ser considerada uma das primeiras mudanças na rotina de uma pessoa em dieta, nem toda escolha e sua forma de consumo tem efeito positivo nos resultados.

Geralmente, busca-se saber assuntos genéricos: melancia engorda? Banana engorda? Contudo, na realidade, uma resposta para essas dúvidas envolve uma análise aprofundada.

Mais do que entender se algo produz tal efeito ou não, precisa-se olhar para o contexto e característica de cada alimento. Dizer que a melancia tem um índice glicêmico e uma densidade calórica maior do que a banana, não significa que comer a melancia em vez da banana lhe trará resultados melhores ou piores.

O Whey pode ser usado junto a qualquer fruta, entretanto, dependendo da sua propriedade nutricional, as quantidades serão menores. Até mesmo as com número alto de gorduras se aplicam. Se, antes, dizia-se que o abacate engorda, hoje, existem receitas deliciosas de mousse a partir da fruta, com a adição do suplemento.

Trata-se de aprender a ver a dieta, não como uma mudança drástica e completa na sua vida atual, mas de ser inteligente e se adaptar.

Receita de salada de frutas com Whey Protein

Exemplo de como fazer essa transição é a salada de frutas. Conhecida das mesas brasileiras, a refeição tem uma ótima adaptação na culinária fitness com o Whey Protein.

Veja como fazer uma salada de frutas com calda proteica:

Salada de frutas com Whey Protein

Ingredientes
  

  • 3 ou 4 frutas de tipos diferentes
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos ou em farelo
  • 1 colher de sopa de coco ralado ou farelo de castanha (amendoim, amêndoas ou outra oleaginosa também serve);
  • 1 pote de iogurte desnatado de 150 ou 170 gramas
  • 1 dose de Whey

Modo de preparo
 

  • Comece pela calda de Whey. Coloque a dose em uma tigela pequena e adicione pequenas quantidades de água até ganhar textura. Evite jogar muita água de uma vez, pois pode não chegar no formato esperado;
  • Corte as frutas em pequenos pedaços no formato que deseja;
  • Coloque o iogurte em outro recipiente vazio;
  • Adicione as frutas cortadas;
  • Coloque a aveia por cima e, em seguida, a calda de whey;
  • Complemente com o farelo de coco ou de castanha por cima;
  • Sirva-se à vontade.

Com ingredientes bem selecionados, é possível fazer receitas para um lanche, café da manhã, pós-treino ou ceia antes de dormir. Entretanto, lembre-se: certifique-se de que as quantidades estejam de acordo com os seus macronutrientes diários, pois só assim terá o resultado desejado.

Para ajudar, tenha sempre à disposição um Whey Protein de qualidade e saboroso, o acompanhamento de um nutricionista para lhe ajudar com o processo e acesse outros conteúdos do nosso blog para ver mais receitas como essas.

Referências:

Whey Protein: o que é, para que serve, e como tomá-lo. Disponível em:
https://www.danonenutricia.com.br/adultos/alimentacao/whey-protein–o-que-e–para-que-serve-e-como-tomar#:~:text=O%20Whey%20pode%20ser%20misturado,com%20o%20tipo%20de%20treino.

TAVANO, Olga Luisa et al. Composição e digestibilidade proteica de suplementos alimentícios contendo proteína de soro de leite (whey protein). Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 72, n. 3, p. 131-138, 2017. Disponível em: https://rilct.emnuvens.com.br/rilct/article/view/591/442. Acesso em: 8 fev. 2023.

Me fala! Eu te ajudo! Salada de Fruta Proteica | Dica de Café da manhã na Dieta. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvs63hgiCwI. Acesso em: 8 fev. 2023.

Globo Esporte. Os 10 melhores alimentos para acelerar a recuperação pós-treino. Disponível em: https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/confira-os-10-melhores-alimentos-para-acelerar-a-recuperacao-pos-treino.ghtml. Acesso em: 8 fev. 2023.

Visitado 696 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067