Saiba o que é ciclo de carboidratos e suas vantagens!

Os carboidratos são macronutrientes que, após sua absorção, liberam glicose.  Essa substância é a principal fonte de energia para o organismo, ou seja, sua ação é importante para que todos os processos celulares aconteçam.

Dessa forma, é fundamental que qualquer dieta tenha uma quantidade mínima de carboidratos e cuidado com o excesso para manter o corpo em bom funcionamento.

Nesse contexto, a dieta cetogênica cíclica visa oferecer ao corpo a quantidade ideal de carboidratos para que o corpo apenas os use como combustível.

Como ela funciona?

A ciclagem de carboidratos será feita com base nas rotinas de atividades do atleta, assim como a intensidade de cada um deles.  Nos dias de treino pesado ou de grandes grupos musculares é necessário que o corpo tenha bastante energia, certo?  Dessa forma, nesses dias serão usadas grandes quantidades de carboidratos para ter combustível o suficiente.

Como ela funciona?

Já os dias de treinos mais leves, ou de agrupamentos de músculos menores, pode-se consumir uma quantidade moderada, visto que será preciso de menos energia.  Nos dias off (ou sem treino) é aconselhável consumir o mínimo de carboidrato possível, ou seja, apenas o suficiente para suprir os processos metabólicos.

Para quem ela é indicada?

a ciclagem de carboidratos é interessante para pessoas que querem perder gordura (ou manter o seu percentual baixo) e, ao mesmo tempo, ganhar massa magra.

Quais são as melhores fontes de carboidrato para a ciclagem?

na dieta para ciclar carboidratos é aconselhável preferir os complexos porque são digeridos mais lentamente pelo organismo, o que é interessante para proporcionar um aumento gradual da glicemia.  Como a absorção é lenta, a pessoa se sente saciada por mais tempo, diminuindo o consumo de outros alimentos.

E as vantagens dessa prática?

As vantagens de ciclar carboidratos são:

· queima da gordura (usada como fonte de energia);

· manutenção ou ganho de massa magra;

· alimentação saudável (não restrita);

· perda de peso;

· melhor desempenho nos treinos.

Como começar?

É interessante se programar para seguir a dieta por 4 a 6 semanas, com duração máxima de 2 meses. Após, indica-se fazer uma pausa de no mínimo 1 mês.  Após a segunda ou terceira semana já é possível ver como o organismo se comporta com essa rotina alimentar. Dessa forma, esse é o momento para realizar ajustes.

QUER SABER MAIS SOBRE ciclar carboidratos?