vo2 máximo

O que é o VO2 máximo e qual a importância desse índice?

Os treinos precisam ser elaborados de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa para alcançar resultados gradativos e cada vez melhores. Diversos fatores precisam ser considerados na hora de criar esses treinamentos, sendo que um índice de referência muito importante é o VO2 máximo.

Conhecê-lo é fundamental para entender a resposta do organismo do indivíduo, a fim de promover um melhor aproveitamento. Além disso, esse índice pode ser utilizado para investigar alguns problemas de saúde, como as cardiopatias.

Elevar o VO2 máximo aumenta, também, o condicionamento do atleta, além de trazer diversos outros benefícios.

Este artigo explica por que esse índice é tão importante para que você entenda a influência dele em seu desempenho. Continue lendo para saber mais!

  1. O que é o VO2 máximo?
  2. Por que é importante mensurar o VO2?
  3. Quais os benefícios de aumentar o VO2 máximo?
  4. Como aumentar o VO2 máximo?

O que é o VO2 máximo?

O VO2 máximo, ou Volume de Oxigênio Máximo, é um índice que apresenta a capacidade máxima que o organismo de uma pessoa tem de absorver o oxigênio. Seu conceito surgiu no início do século XX, mas foi apenas entre as décadas de 1970 e 1980 que ele passou a receber a devida atenção e começou a ser mensurado.

O American College Sports Medicine (ACSM) define o VO2 máximo como a medida que faz a mensuração da aptidão respiratória, ou seja, a relação entre débito cardíaco e a presença de oxigênio no sangue. Portanto, esse índice também ajuda a conhecer a capacidade funcional do coração.

Sendo assim, quando uma pessoa está em repouso o VO2 é baixo, sendo equivalente a 3,5 ml/(kg.min), ou 1 MET (equivalente metabólico). Essa medida, porém, não é fixa, uma vez que varia de acordo com o sexo, a idade, a hereditariedade, o condicionamento cardiovascular e também os hábitos. No caso das mulheres, por exemplo, o VO2 máximo é cerca de 40 a 60% do VO2 dos homens.

Quando essa mesma pessoa realiza alguma atividade física seu organismo requer um pouco mais de oxigênio, então, o índice aumenta. Em um homem saudável é esperado que o VO2 máximo seja 10 vezes maior do que em repouso, ou seja, de 35 a 40 ml/(kg.min).

Atletas bem treinados alcançam um índice ainda mais alto. Em função do seu condicionamento, podemos registrar até 20 vezes mais do que em repouso, cerca de 70 ml/(kg.min). De toda forma, atletas e esportistas amadores podem aumentar esse índice com um bom treinamento, mas é válido saber que ele tende a diminuir com a idade.

Por que é importante mensurar o VO2?

Em qualquer indivíduo é esperado que, quando submetido ao esforço, o consumo de oxigênio aumente progressivamente. Essa é uma condição normal do organismo, assim, quando há um déficit nesse sentido, pode haver algum problema, como doenças pulmonares ou insuficiência cardíaca.

O VO2 máximo precisa ser mensurado para que se possa conhecer as condições orgânicas de uma pessoa, o trabalho do seu sistema cardiovascular e, assim, saber se ela está saudável, bem como para determinar o treino ideal em seu caso.

Por meio dos valores obtidos na mensuração do VO2 máximo conseguimos definir qual é a carga de treinamento mais adequada para o indivíduo, o intervalo de descanso que ele precisa e a intensidade dos seus treinos de velocidade, respeitando suas condições orgânicas.

Então, no caso dos atletas amadores, o VO2 máximo favorece a prescrição adequada de exercícios. Para os atletas profissionais, esse índice ajuda a acompanhar o seu treinamento. Mas é um valor que também permite, como explicamos, entender um pouco mais sobre a saúde de uma pessoa.

VO2 máximo no controle da saúde

Os médicos podem solicitar a mensuração do VO2 máximo em casos de pessoas que sentem cansaço excessivo e falta de ar durante a prática de exercícios. Também para avaliar a resposta do organismo aos medicamentos indicados para tratar a hipertensão, por exemplo.

Em outros casos, esse índice é utilizado para prescrever exercícios para cardiopatas e pneumopatas, selecionar pacientes bons candidatos para transplantes pulmonares ou cardíacos, para mensuração do risco cirúrgico e como medida pré-operatória.

Quais os benefícios de aumentar o VO2 máximo?

Uma boa absorção do oxigênio durante o exercício promove um melhor desempenho para o atleta. Desse modo, quando aumentamos o VO2 máximo ele consegue aproveitar mais o seu treinamento, obtendo resultados superiores com um desgaste menor.

Para ilustrarmos, quando um atleta está moderadamente bem treinado, após uma hora de corrida atingindo apenas 50% do seu VO2 máximo, ele ainda consegue manter o seu organismo equilibrado. As suas funções cardíacas se mantêm praticamente no mesmo nível do início da corrida, tendo realizado apenas cinco minutos de exercício.

Há uma melhora da função cardiorrespiratória oferecendo para todo o organismo a quantidade de oxigênio que ele precisa para realizar o esforço. O cansaço é reduzido porque, além de uma boa captação do oxigênio, ele também é melhor aproveitado no sistema cardiovascular.

Como aumentar o VO2 máximo?

Principalmente nos esportes aeróbicos de endurance há uma grande necessidade de manter um bom índice de VO2 máximo. Afinal, como você viu, ele está diretamente relacionado ao funcionamento do coração, à distribuição e aproveitamento do oxigênio no organismo.

Também conforme dito, é possível aumentar esse índice, o que é feito por meio de treinamentos intervalados. A intensidade adequada de esforço, o tempo de recuperação, o modo como ela é executada e o tempo em que o atleta consegue manter a mesma velocidade são mais algumas variáveis que ajudam a melhorar o índice de VO2 máximo.

Entretanto, embora a aplicação da técnica de exercícios intervalados promova efeitos positivos em atletas de quase todos os níveis, pesquisadores brasileiros concluíram que isso não se aplica aos atletas já bem treinados.

Em um estudo, 17 homens com bom treinamento foram divididos aleatoriamente em grupos com utilização de 95 e 100% do VO2 máximo. Eles realizaram treinamentos intervalados com seus treinos normais durante quatro semanas. Ao final do experimento, não foram identificadas alterações em seu VO2 máximo.

Assim, é possível perceber que em atletas cujo índice é menor o treinamento intervalado apresenta bons resultados, mas no caso dos bem treinados, há uma dificuldade em melhorar esse índice, já que apresentam um nível relativamente alto.

De toda forma, para alcançar um melhor desempenho aeróbico e maior resistência é importante aumentar o condicionamento físico elevando o índice de VO2 máximo. Com isso, o coração trabalhará melhor e o organismo aproveitará o oxigênio, mantendo o equilíbrio orgânico por mais tempo.

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