Corpo perfeito: 18 dicas para você obter o seu!

Diogo Círico 25/02/2019

Índice

Introdução

Está em busca do corpo perfeito? Pois saiba, então, que esse é um dos desejos mais comuns para pessoas de todo o planeta. No entanto, infelizmente, muitos indivíduos acabam desistindo de seus objetivos no meio do caminho e não conseguem obter resultados tão satisfatórios por uma série de fatores, que vão desde aspectos psicológicos ou emocionais à hábitos nocivos de saúde.

Você, certamente, não quer fazer parte desse grupo, certo? Para estar entre os vencedores — aqueles que conseguem atingir os objetivos apesar de todas as adversidades —, é necessário muita determinação, resiliência e até mesmo uma certa dose de teimosia.

Além de características como essas, é preciso também estar bem orientado e saber exatamente quais são as maneiras de alcançar os objetivos desejados. Com conhecimento e informação, fica muito mais fácil persistir e conquistar o corpo dos sonhos sem desanimar.

Por isso, preparamos uma lista com algumas das melhores dicas para que você consiga, neste ano, alcançar o desejo de ter um corpo perfeito e conseguir uma vida muito mais saudável e produtiva. Vamos lá? Boa leitura.

Afinal, o que é um corpo perfeito?

Antes de discutirmos as principais maneiras de obter um corpo perfeito e alcançar resultados realmente satisfatórios, precisamos falar sobre o que faz, afinal, um organismo ser considerado ímpar e até onde podemos chegar para alcançá-lo.

O conceito de perfeição é bastante complexo e envolve muitos fatores. De modo geral, podemos dizer que algo perfeito é aquilo que não tem defeitos. Você, em algum momento, já se deparou com algo dessa forma?

Além disso, um ‘’corpo perfeito’’ pode ter muitas formas, tamanhos e jeitos diferentes. Isso tem muito a ver com os padrões de beleza impostos pela sociedade e que mudam bastante de acordo com a nação que falamos sobre e até mesmo o período histórico em que nos encontramos.

Hoje, o padrão é um, aquele observado comumente nas revistas e programas. Porém, tire um tempo para pesquisar o que era considerado com o corpo ideal em épocas como o Renascimento ou décadas como 50 e 70. Você se surpreenderá como alguns anos podem fazer toda a diferença no conceito de perfeição.

O que queremos dizer é que os conceitos de perfeição são completamente inalcançáveis e, além disso, poderão variar muito de uma pessoa para outra. O que é perfeito para mim não é necessariamente aquilo que você considera isento de defeitos. Portanto, não se apegue muito aos padrões e busque um corpo que deixe você satisfeito e feliz.

Além disso, lembre-se de que, muitas vezes, algum detalhe não poderá ser mudado pois faz parte de sua estrutura corporal. Em outros casos, a mudança é possível, porém demorada. Algumas pessoas têm muita facilidade em realizar mudanças corporais, enquanto outras têm processos um pouco mais lentos.

A beleza pode ser vista em muitos lugares e o processo de começar uma academia e buscar uma melhora na autoestima não deve jamais ser feito sem o devido respeito pelo seu corpo e, principalmente, pela saúde.

Mudanças corporais e um corpo e mente saudáveis caminham juntos e são essenciais para o sucesso dos treinos. Por isso, respeite os seus limites, os seus objetivos e jamais compare o seu desempenho com o de seus colegas de academia — apenas faça o seu melhor, siga as nossas dicas e o resultado definitivamente virá.

Voltar ao topo.

10 dicas para obter bons resultados e alcançar seu corpo perfeito

Agora que já discutimos o conceito de corpo perfeito e falamos um pouco sobre a necessidade de pegar leve e respeitar a saúde física e mental no processo de treinamento, que tal partirmos direto para as dicas de como obter o tão sonhado físico?

A seguir, veremos algumas boas práticas que garantem não só o sucesso dos treinos, mas também favorecem a sua saúde. Afinal, como mencionamos, esses dois conceitos caminham juntos e não podem, em hipótese alguma, ser desassociados.

Outro fator importante das dicas que daremos a seguir é o fato de que elas ajudam na persistência dos treinos. Infelizmente, muitas pessoas começam cheias de gás e disposição e, pouco a pouco, desanimam e deixam a academia para trás. Obviamente, não queremos que isso aconteça, certo?

Agora, chega de conversa. Vamos conferir, de uma vez por todas, as dicas mais importantes para obter o seu tão sonhado corpo perfeito.

1. Estabeleça metas

O primeiro passo para se dar bem na academia é estabelecer metas palpáveis e que ajudem você a definir quais serão as medidas tomadas para alcançá-las.

Em parceria com o personal trainer ou o instrutor do estabelecimento que você frequenta, serão definidos os exercícios necessários, grupos musculares a serem trabalhados e até mesmo a frequência de cada prática.

O interessante é que essas metas sejam progressivas, ou seja, que sejam moldadas com o tempo. Você pode, é claro, ter um objetivo a longo prazo. Mas dividi-lo em porções menores pode fazer com que o desânimo seja mantido longe de seus treinos. Afinal, você verá que está realmente fazendo progressos e se sentirá muito mais motivado a persistir.

2. Conte com a ajuda de profissionais capacitados

Quando falamos da prática de exercícios físicos, não podemos descuidar de nossa saúde.

Para isso, contar com o auxílio de bons profissionais, devidamente qualificados em sua área de atuação, é muito importante para garantir o sucesso dos exercícios.

Por conta disso, fazer atividades físicas por conta própria não é algo recomendado, especialmente no início.

A razão para isso é muito simples: os profissionais que lidam com a prática de atividades físicas sabem exatamente quais posturas, intensidades e exercícios são adequados para cada corpo e para que cada objetivo seja alcançado.

Além disso, eles são os responsáveis por evitar o surgimento de lesões de diferentes intensidades, que podem até mesmo impossibilitar os treinos quando muito graves.

3. Crie uma rotina de treinos

A periodização do treino deve ser definida em conjunto com o profissional responsável pelo seu caso. Ele analisará os seus objetivos, a necessidade de frequência de exercícios e também elaborará um plano contendo os principais exercícios a serem feitos e grupos musculares que devem ser trabalhados.

Seguir as recomendações de seu personal é fundamental para o sucesso.

Para isso, encaixe os treinos em sua rotina da melhor maneira possível e se necessário, discuta com ele as suas outras obrigações e compromissos para que tudo seja encaixado em seu dia a dia de modo a não sobrecarregá-lo com tarefas e prejudicar sua rotina. Com um jeitinho, tudo fica certo.

4. Siga uma dieta adequada

Precisamos ser muito diretos em um ponto importante: fazer atividades físicas e não cuidar da dieta é, sem sombra de dúvidas, uma perda de tempo.

Seu corpo necessita da alimentação para obter todos os nutrientes necessários para aguentar os treinos e fazer com que seus objetivos sejam alcançados. Entre eles, podemos citar vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos (sim, eles também importam!).

Seguir dietas milagrosas, no entanto, fará com que seu organismo perca massa magra e com que a sua energia seja reduzida a praticamente zero.

Portanto, se o seu objetivo é alcançar o corpo perfeito, alimente-se de acordo com as recomendações profissionais e forneça exatamente o que é preciso para ficar muito mais bonito e saudável.

5. Não esqueça da hidratação

O nosso corpo é composto, em grande parte, por água. Esse mineral é o responsável por fazer com que o nosso metabolismo (conjunto de reações vitais do organismo) esteja sempre equilibrado (ou seja, em um estado conhecido como homeostase).

Assim, todos os sistemas funcionam em perfeita harmonia e os seus treinos trazem os resultados esperados.

Quando não nos hidratamos, no entanto, o metabolismo se torna lento e a desidratação pode se tornar um problema bastante sério.

Por isso, não deixe de consumir, ao longo do dia, pequenas quantidades de água. Isso otimizará a absorção dos líquidos e fará com que eles sejam mais bem aproveitados pelo seu organismo.

6. Tenha o acompanhamento de um nutricionista

Como mencionamos, a alimentação é um dos fatores mais importantes para os treinos e contribui fortemente para que um indivíduo consiga o corpo que sempre sonhou. Por isso, seguir uma dieta regrada e principalmente muito equilibrada é fundamental para que os treinos tragam os efeitos esperados.

O acompanhamento com um nutricionista especializado em nutrição esportiva é uma ótima maneira de garantir que a sua dieta seja adequada para as suas necessidades. Nas consultas, serão estipulados o número de calorias diárias necessárias para os seus treinos, além da determinação de grupos alimentares que devem ser priorizados e os que precisam ser evitados.

7. Crie hábitos saudáveis

Se engana muito quem acredita que, para ter um corpo perfeito, basta frequentar a academia todos os dias.

Embora isso seja realmente determinante no sucesso da empreitada, alguns outros fatores são cruciais para que o organismo funcione bem e dê o retorno esperado nos treinos. Alguns deles já foram vistos durante a nossa conversa, como o hábito de ingerir líquidos e a alimentação saudável e equilibrada.

No entanto, isso não é tudo. Precisamos incluir hábitos saudáveis também em outros pontos de nossa vida.

Dormir bem, ter horários bem definidos para o sono e as refeições, evitar o estresse do dia a dia, fazer check-ups periódicos e muitos outros são fortemente indicados.

Leve, no geral, uma vida equilibrada e sem excessos. Isso será extremamente benéfico para os seus treinos, sejam eles na academia ou no treino em casa.

8. Elimine os hábitos ruins

Assim como trazer hábitos positivos é recomendado por todos os profissionais da área da educação física, é também importante deixar os costumes nocivos bem longe de seu dia a dia. Costuma dormir quase de manhã? Passa muito tempo no celular? Vive estressado? Consome álcool em excesso? Então, você provavelmente não terá todos os resultados que poderia ter na academia.

Se livrar dos hábitos ruins pode fazer com que tudo funcione no potencial máximo. Nesse caso, você estará realmente dando o seu melhor. Para ter o corpo perfeito, precisamos abrir mão desses costumes e levar uma vida mais leve, sem tantas atitudes prejudiciais. Pouco a pouco, os efeitos disso são vistos não só na academia, mas em seu dia a dia e até mesmo no modo como você se relaciona com os outros e com o seu trabalho.

9. Ajuste o seu mindset

O termo mindset é muito conhecido entre profissionais da área da psicologia. Seu conceito é bastante abrangente mas, em poucas palavras, ele se refere ao modo como a nossa mente encara as adversidades e possibilidades da vida. Com isso, temos atitudes que podem ou não ser benéficas para a existência particular de cada um de nós.

Ajustar o mindset pessoal em prol dos treinos é uma estratégia bem interessante e pode ser a chave para evitar a desistência da academia no meio do caminho. Além disso, uma mente positiva faz com que seu corpo trabalhe melhor e reduz a incidência de problemas como o estresse, tanto físico quanto emocional.

10. Use a suplementação adequada para seus objetivos

A suplementação é vista por muitos como algo nocivo, mas isso não poderia ser uma inverdade maior. Quando feita com cautela e recomendada por profissionais qualificados, esse tipo de estratégia pode otimizar os resultados de seus treinos e tornar o seu organismo muito mais saudável.

Mesmo pessoas que se alimentam super bem e fazem tudo direito podem apresentar pequenas deficiências nutricionais ou se beneficiarem de suplementação de substâncias altamente benéficas para o organismo.

Por isso, converse com um profissional e verifique a possibilidade de utilizar suplementos para dar aquele empurrãozinho necessário em seus treinos e ter resultados muito melhores.

Voltar ao topo.

8 erros que não devem ser cometidos por quem busca um corpo perfeito

Gostou das dicas? Elas certamente ajudarão muito o seu processo de obtenção do corpo desejado e farão com que os seus treinos sejam muito produtivos. Além disso, segui-las é muito importante para garantir que a saúde física e mental seja preservada durante todo esse período. Treinar deve ser um prazer, mesmo que estejamos em busca de um objetivo.

Pensando nisso, preparamos outras dicas que, ao contrário das que fornecemos anteriormente, mostram aquilo que não deve ser feito por quem está treinando e buscando um corpo mais sarado e saudável. Em suma, essas práticas condizem com os pecados cometidos pelos praticantes de atividades físicas e não devem, em hipótese alguma, fazer parte de seu dia a dia.

Evitar as más práticas dos treinos também fará com que eles sejam mais produtivos e com que seus resultados não apenas venham mais rápido, mas sejam mais satisfatórios e duradouros. Por isso, é imprescindível tomar cuidado com esses fatores!

Agora, confira tudo aquilo que definitivamente deve ficar de fora do seu dia a dia como praticante de exercícios na academia.

1. Não se alimentar adequadamente

Como vimos anteriormente, a alimentação é crucial para que o nosso organismo obtenha todos os nutrientes necessários para realizar as suas funções. Um exemplo é a hipertrofia, que necessita diretamente das proteínas, já que são construídos. Outro são os carboidratos, essenciais para a transformação e produção de substâncias em energia utilizável.

Erros na alimentação, como comer pouco, pular refeições ou evitar certos grupos alimentares sem o devido acompanhamento médico pode ser extremamente nocivo não só para os resultados da academia, mas para a saúde como um todo.

Lembre-se: sem se alimentar corretamente, você dificilmente conseguirá realizar as suas atividades (não só aquelas relacionadas às atividades físicas).

2. Dormir poucas horas

Infelizmente, uma boa parte de nossa população sofre com os efeitos da insônia. Esse problema faz com que todo o cotidiano seja prejudicado, afetando a memorização e a disposição. Com isso, há impactos negativos para toda a qualidade de vida dos indivíduos que não dormem bem.

A quantidade recomendada de sono varia muito de pessoa para pessoa. No geral, no entanto, estima-se que 8 horas diárias de sono sejam o suficiente para garantir a energia necessária para enfrentar o dia. É importante conhecer bem o seu corpo e identificar o que funciona melhor para que o seu organismo se recupere do dia vivido na hora de dormir.

3. Levar uma vida estressante

Além da insônia, o estresse pode ser realmente prejudicial para a saúde geral do corpo. Essa é uma reação natural de nosso organismo às situações de perigo mas, quando se torna recorrente, prejudica diversos sistemas de nosso corpo (como o cardiovascular, um dos mais afetados pelas intercorrências do estresse constante).

Por isso, é sempre recomendado buscar opções de lazer e pegar leve no trabalho, priorizando a qualidade de vida. Os exercícios físicos, no geral, reduzem a sensação de estresse mas, quando ele ocorre de forma muito intensa, o indivíduo pode sofrer com problemas como a ansiedade e até mesmo desenvolver um quadro depressivo, que dificultará muito a ida à academia e a obtenção de bons resultados (além de, claro, todos os âmbitos da vida).

4. Não ingerir líquidos

O nosso corpo, como mencionado anteriormente em nossa conversa, necessita de líquidos para funcionar. A água participa de praticamente todas as reações de nosso organismo e necessitamos dela para, por exemplo, oxigenar os tecidos de maneira adequada (por meio do sangue) e para a geração de energia. Esses são apenas alguns exemplos de como ela é fundamental também para a realização de exercícios físicos.

Por isso, capriche na ingestão dessa substância vital. Ande sempre com uma garrafinha por perto e não deixe de consumir a água durante os exercícios. Repor o líquido que é perdido por meio do suor é fundamental para otimizar os resultados de seus treinos e fazer com que você não se sinta mal durante a realização dessas atividades.

5. Treinar demais

Um dos principais erros cometidos por praticantes de atividades físicas é o overtraining.

Isso mesmo! Exagerar na intensidade e na quantidade dos treinos pode ser tão prejudicial quanto faltar àquelas aulas da academia ou deixar de se alimentar corretamente e de seguir a dieta recomendada pelo seu nutricionista de confiança.

Para a hipertrofia, por exemplo, é sempre necessário um tempo de pausa entre os treinos de um mesmo grupo muscular. Fazer musculação muitos dias seguidos pode fazer com que a sua cicatrização seja prejudicada e, consequentemente, não exista ganhos de massa muscular.

Outros riscos comuns desse hábito nocivo incluem as lesões, que se tornam muito mais comuns quando há um exagero. Portanto, busque sempre o equilíbrio.

6. Ceder às pressões e à ansiedade

No início de nosso bate papo, conversamos sobre as pressões da sociedade e como elas podem impactar a nossa ideia de um corpo perfeito. Isso deve sempre ser evitado para reduzir as chances de problemas psicológicos que, infelizmente, não estão isentos quando falamos sobre o ambiente da academia e da prática regular de atividades físicas.

Outra armadilha muito comum é a ansiedade em obter resultados rápidos. Não há, quando falamos sobre o corpo perfeito, como ter pressa. Precisamos de cautela e de muito respeito pelos nossos limites e pelas características de nosso organismo, muitas vezes determinadas pela genética (algo que não pode ser mudado). Tenha sempre paciência e pegue leve com você mesmo!

7. Não buscar o devido auxílio profissional

Por fim, um dos erros mais comuns incluem a resistência em buscar auxílio profissional. Sim, buscar informações na internet é algo muito importante, já que estar bem informado é crucial para saber exatamente o que acontece com o seu corpo.

No entanto, ouvir a opinião de indivíduos que estudaram os temas ligados à atividade física e nutrição também é algo muito relevante.

Dê a chance para que os profissionais especialistas exponham suas opiniões sobre o seu caso e siga, sempre que possível, as recomendações passadas por eles. Esses conselhos não são dados em vão e a partir deles, você conquistará o corpo perfeito da melhor maneira possível — com muita saúde, qualidade de vida e felicidade.

Como podemos ver, ter um corpo perfeito não é impossível. Isso dependerá, no entanto, de uma série de fatores, como a perseverança e os cuidados com o próprio organismo. Respeite os seus limites, estabeleça metas alcançáveis e observe, pouco a pouco, os resultados tomando a devida forma.

Gostou deste artigo? Gostaria de ser informado sobre as novas postagens em nosso blog? É muito fácil: basta preencher o campo correspondente com o seu endereço de e-mail, assinar a nossa newsletter e receber todas as publicações diretamente em sua caixa de entrada!

Não deixe de conferir outros posts do blog! Aqui você encontra conteúdos exclusivos sobre dieta, musculação em casa, suplementos e diversas receitas fit.

Voltar ao topo.

Visitado 18 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067