Tipos de flexão: 3 variações para trabalhar diferentes músculos

Leandro Twin 21/08/2023

As flexões são um excelente exercício de fortalecimento dos músculos superiores. Porém, existem tipos de flexão que podem adicionar desafios a mais e proporcionar estímulos diferentes aos músculos.

Preparamos um mini guia com 3 tipos de flexão que podem te ajudar a variar o treino e obter resultados ainda mais satisfatórios. Confira!

Sumário

Quais músculos a flexão trabalha?

Altamente eficazes para fortalecer e tonificar, as flexões são ótimas para quem quer fortalecer os músculos peitorais, os deltoides (ombros) e os tríceps (parte posterior dos braços). 

Além disso, outros músculos secundários, como os músculos do core e os músculos das costas, também são recrutados para ajudar a estabilizar o corpo e manter a postura correta. 

Benefícios da flexão

As flexões oferecem uma série de benefícios para o fortalecimento e desenvolvimento dos músculos superiores, além de contribuírem para a melhoria do condicionamento físico geral. Confira os principais:

  • fortalecimento do peitoral;
  • desenvolvimento dos deltoides;
  • fortalecimento dos tríceps;
  • melhoria da estabilidade do core;
  • aumento da resistência e condicionamento;
  • versatilidade e acessibilidade.

3 tipos de flexão para variar o treino

Existem diferentes tipos de flexão que podem ser incorporadas à sua rotina de exercícios. Além da tradicional flexão de braço, há outras opções que oferecem desafios diferentes para os músculos. Confira as principais.

Flexão Tradicional

A flexão tradicional, também conhecida como flexão de braço padrão, é a forma clássica desse exercício. Ela é realizada com as mãos apoiadas no chão, ligeiramente mais largas do que a largura dos ombros. 

Os cotovelos são flexionados enquanto o corpo é abaixado, mantendo uma postura reta, e, em seguida, empurrando o corpo de volta à posição inicial. Essa variação é excelente para fortalecer os músculos do peito, dos ombros e dos tríceps.

Flexão de Braço Fechada

A flexão de braço fechada é realizada com as mãos posicionadas próximas uma da outra, alinhadas com o peito. 

Nessa variação, os cotovelos permanecem próximos ao corpo enquanto você abaixa o tronco em direção ao chão. Essa variação coloca mais ênfase nos tríceps, tornando-os o grupo muscular principal trabalhado durante o exercício.

Flexão Inclinada

A flexão inclinada é executada com as mãos apoiadas em uma superfície elevada, como uma cadeira, banco ou uma barra de paralelas inclinada. Nessa posição, o corpo forma um ângulo inclinado em relação ao chão. 

A flexão inclinada é uma opção mais acessível para quem está começando ou busca uma variação menos desafiadora. Ela ainda trabalha os músculos do peito, dos ombros e dos tríceps, mas com menor intensidade.

Veja também como realizar a flexão nórdica:

https://www.youtube.com/watch?v=vUVIGMaoMCE

REFERÊNCIAS:

HIPERTROFIA.ORG. <https://www.hipertrofia.org/blog/2021/08/13/flexao-com-pegada-aberta-ou-fechada-qual-e-melhor/> Acesso em: 07/07/2023. 

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Leandro Twin

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Assessor Esportivo

Meu nome é Leandro Lourenço Oliveira de Lima, sou Assessor Esportivo há mais de 10 anos, com quase 500 casos de sucesso. Trabalho tanto online para o mundo inteiro, quanto presencial em minha clínica em Moema (São Paulo). Ministro cursos, sou palestrante e também autor do livro “abdômen definido, como chegar lá?”. Sempre sonhei em ser professor e por ter um histórico de obesidade vencido pela musculação, me encantei e me dedico todos os dias para fazer isso para outras pessoas. Sou graduado em educação física (CREF: 128544-G/SP) e pedagogia. Julgo-me uma pessoa bastante realizada profissionalmente e agradeço a vocês a oportunidade a cada dia de eu me realizar ainda mais. Obrigado!