Tecnologias wearables: entenda como impactam o mundo fitness

A transformação digital mudou a nossa forma de viver. Quase todo dia surge uma nova tecnologia que revoluciona o mercado e redefine a forma como lidamos com os dispositivos eletrônicos. Com os wearables não vai ser diferentes. 

Os dispositivos wearables estão sendo muito utilizados por atletas, por monitorarem o seu desempenho e mostrarem dados importantes que os ajudam a maximizar os seus resultados. Essa nova tecnologia veio para trazer praticidade e otimizar a prática de exercícios físicos. Mas, afinal você sabe o que é isso?

Neste artigo, você conhecerá o que são os dispositivos wearables e como eles vão revolucionar o mundo fitness e potencializar os seus resultados. Continue com a gente e descubra!

O que são as tecnologias wearables?

Wearables em inglês significa “vestíveis”, “aquilo que pode ser vestido”. No Brasil, o conceito ficou conhecido como tecnologia vestível. Ela se diferencia dos outros aparelhos ao se conectar diretamente com o corpo do usuário. 

Bauman explica em seu estudo The story of wearable technology que “a interação entre os usuários e o acessório tem como principal função a potencialização de capacidades humanas, além de tornar mais rápido e prático a troca de informações e dados entre o usuário e o dispositivo”.

Você provavelmente já se deparou com alguns deles durante o seu dia, seja na academia ou no escritório. Os mais populares são os relógios, pulseiras, óculos e fones de ouvido. Porém, o potencial dessa tecnologia é tão grande que elas podem ser até mesmo roupas, colares etc. 

Sua forma de usabilidade permite a coleta de dados tanto do corpo do usuário, quanto do ambiente externo. Além disso, o aparelho também é capaz de providenciar informações adquiridas por sistemas de rede. 

Esse apetrechos são capaz de se conectar com outros dispositivos, como smartphones. Dessa forma, essa tecnologia não atrai apenas os apaixonados por tecnologia, mas todo mundo uma vez que gera um volume de informações muito útil para o dia a dia. 

Quais são os wearables disponíveis no mercado?

O primeiro dispositivo wearable criado foi uma pulseira que monitorava os passos durante a atividade, a distância percorrida, as calorias perdidas e a intensidade do exercício. O desenvolvimento tecnológico permitiu que novos modelos de acessórios inteligentes fossem criados. Conheça os principais a seguir. 

Smartwatches

Os relógios inteligentes estão cada vez mais populares. Eles reúnem uma série de funcionalidades que tornam as atividades mais práticas e rápidas. O aparelho mede batimentos cardíacos, controla playlist, exibe notificações de e-mail e mensagens e alguns modelos até entendem comandos de voz. 

Smartbands

As pulseiras inteligentes são perfeitas para a prática de exercícios físicos. Um acessório discreto capaz de registrar em tempo real a distância e velocidade das suas corridas, acompanhamento com precisão da evolução do treino. Além de um sensor de batimentos cardíacos, que permite acompanhar a intensidade das suas atividades. 

Smartglass

Uma novidade que promete bombar nos próximos anos são os óculos inteligentes. Eles unem a visão humana à virtual em uma única lente, reproduzindo um computador onipresente. Também podem ser equipados com tecnologia de realidade aumentada, para ajudá-lo no seu a dia a dia. 

Qual a importância das tecnologias wearables no mundo fitness?

A prática de exercícios físicos tende a se maximizar com os wearables. A possibilidade de obter dados reais sobre o seu desempenho durante uma caminhada, pedalada ou treino de intensidade ajuda a mensurar os seus resultados e traz benefícios para a atividade e para sua saúde. 

Para os especialistas, “o principal diferencial dos aparelhos vestíveis é o contato direto e contínuo com a pele do usuário. Esta função permite que se tenha um monitoramento mais preciso e frequente, tornando a ferramenta mais precisa”.

O potencial dos wearables voltados para os praticantes de esportes é tão grande que algumas marcas lançaram smartwatches focados nesse objetivo. É o caso do Gear Fit 2 Pro e do Gear Sport, da Samsung, e do Apple Watch+Nike, da Apple. Eles apresentam as mesmas funcionalidades dos demais e ainda trazem apps exclusivos para o condicionamento e atividades físicas. 

Para quem está começando, um dos grandes benefícios é a motivação, uma vez que a visualização dos seus resultados gera mais animação e empenho aos usuários. Um dispositivo wearable capta informações sobre o treino, faz uma avaliação diária de queima de calorias e mede as distâncias percorridas. 

Além disso, você consegue não só acompanhar os relatórios diários, como também fazer comparações em cada um deles e preencher com informações sobre seu peso, altura, entre outros. Desse modo, é muito mais fácil saber se o seu treino está dando resultado e entender onde você pode melhorar. 

Uma das funcionalidades mais atrativas para os frequentadores de academia é a medição de batimentos cardíacos por minuto (BPM). Isso porque a frequência cardíaca influência na perda de peso, melhoria do condicionamento físico e aumento da sua performance. 

Como usar as tecnologias wearables para potencializar o treino?

Como citamos, os wearables têm funcionalidades que podem auxiliar muito no seu treino. Para escolher a melhor tecnologia, o primeiro passo é identificar as suas necessidades, assim é mais fácil escolher entre as opções disponíveis no mercado. 

Uma dica para saber se aquele dispositivo oferece as informações que você precisa, é buscar uma orientação médica para saber quais dados clínicos você precisa acompanhar. Essa indicação é importante para que o dispositivo escolhido ofereça exatamente o que você precisa. 

A maioria dos dispositivos wearables geram relatórios diários sobre o seu desenvolvimento no treino. Com esses dados em mãos você consegue acompanhar como está os seus resultados, saber se precisa investir mais em alguma parte do corpo e até mesmo registrar a carga utilizada em cada atividade. 

O grande benefício dos wearables para maximizar os seus resultados é a precisão das informações oferecidas em tempo real. Isso é um grande benefício para quem busca perder peso ou ganhar massa muscular. Uma vez que saber como o seu corpo está reagindo àquela atividade é fundamental para a sua performance. 

Por que as tecnologias wearables são tendência atualmente?

Segundo a Penna Powers, a tecnologia wearables vai superar os smartphones em sua penetração até o final de 2019. Isso porque, a grande novidade desta tecnologia é conseguir integrar o entorno do usuário, criando uma experiência nova para ele.

Os dispositivos wearables além de serem acessórios fashion, são ideais para cuidar da saúde, uma tendência cada vez maior. Como prova o estudo Human Cloud at Work, no qual foi descoberto que para 21% dos donos desses equipamentos esse é o principal motivo da compra. 

A tendência é que com o crescimento do mercado e o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas, os wearables amadureçam. O intuito é que eles sejam cada vez mais semelhantes a smartphones, mas que o seu acesso seja muito mais prático e rápido, atendendo à demanda dos consumidores.

Com tudo isso, é fácil entender como os wearables podem ajudar a aumentar a sua performance durante o treino. E, claro, nada é mais prático do que ter tudo o que você precisa no pulso, sem perder tempo do seu treino ou da sua rotina pegando o aparelho na bolsa com frequência. 

E aí gostou de saber dessa novidade? Então, compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais e os ajude a ficar por dentro do assunto também!