Tapioca fitness: Saiba como preparar!

Diogo Círico 28/11/2016

Já sabe como preparar uma tapioca fitness?

Sempre no final da tarde pinta aquela fome – e a dúvida sobre qual lanche escolher é sempre grande. Nesses momentos fica realmente mais fácil cair na tentação de comer alguma besteira ou um lanche com muitas calorias e poucos nutrientes.

Pensando nisso, é preciso sempre ter à mão opções saudáveis e com os elementos mais importantes para impactar no seu treino. A tapioca saindo do fogo com os melhores recheios é irresistível, e melhor ainda se os ingredientes colaborarem para uma dieta balanceada.

Veja mais sobre os tópicos deste conteúdo!

  1. A tapioca no dia-a-dia
  2. Tapioca emagrece?
  3. Benefícios da tapioca
  4. Recheio para tapioca
  5. Receita de tapioca fitness

A tapioca no dia-a-dia

Embora seja tendência agora, a tapioca tem uma história longa. Ela foi criada pelos índios e forma uma espécie de panqueca com várias opções de recheio. A receita é originalmente brasileira, e a vantagem não está só na nossa patente sobre ela. O preço é baixo e se encaixa sem problemas no orçamento, facilitando ainda mais na hora de garantir uma dieta balanceada sem gastar muito.

A tapioca também tem se mostrado substituta até mesmo do sagrado pãozinho de cada dia. Isso porque, diferente da massa do pão, a tapioca é feita de mandioca. Isso faz dela um carboidrato complexo que é absorvido mais lentamente pelo corpo. Com baixas calorias, a tapioca também é livre do glúten, que causa vários prejuízos às pessoas alérgicas.

Tapioca emagrece?

Um mito que ronda a tapioca, entretanto, é o de que ela tem ação no emagrecimento. Afinal, tapioca engorda?

O que é preciso entender é que a tapioca por si só não elimina suas gorduras. Os benefícios são sentidos na substituição de outros carboidratos simples pela tapioca durante o seu dia. Por ser um carboidrato complexo, a tapioca garante mais saciedade entre uma refeição e outra. O resultado, é claro, é menos fome e, portanto, menos calorias consumidas.

Benefícios da tapioca

  • Baixa quantidade de sódio
  • Baixas calorias
  • Contém minerais como cálcio
  • A massa inclui vitaminas e minerais como vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina K, magnésio, manganês, ferro e cobre

Recheio para tapioca

A grande sacada da tapioca é justamente a possibilidade de rechear com o que há de melhor para sua dieta fitness. Esses ingredientes podem conter tanto as proteínas, no caso de quem deseja ganhar massa, quanto algumas opções mais leves e até termogênico, para quem está com foco no emagrecimento. Para quem deseja driblar o consumo de açúcar, a pasta de amendoim integral é um excelente recheio doce. Confira uma receita de tapioca para quem está com foco no ganho de massa magra:

Receita de tapioca fitness

Além da versão com frango e queijo branco cottage, é possível investir na tapioca com chia, ovos mexidos e tomate. Ela garante o sabor e uma ideia nova para fugir do tradicional.

Ingredientes

  • 2 colheres de farinha de tapioca
  • 1 colher de chia
  • 2 claras de ovo
  • 1 tomate picado sem semente
  • Orégano
  • Azeite extra virgem
  • Sal à gosto

Primeiro faça um ovo mexido com as claras e o tomate, deixando separado. Aqueça bem a frigideira para receber a massa e unte com apenas um pouquinho de óleo de coco, que é mais saudável. Misture a tapioca com a chia, formando uma farinha homogênea. Espere até a farinha começar a tomar o aspecto de uma panqueca e então vire-a. Inclua os ovos mexidos e adicione o orégano, o azeite e o sal. Depois disso, basta fechar e servir. Aproveite enquanto ela ainda está quente e crocante.

Visitado 7 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067