Suplementos para engordar: conheça os principais

Diogo Círico 25/08/2023

Quando falamos em dieta, o primeiro pensamento costuma ser a perda de peso. Mas fazer uma dieta nem sempre significa que o objetivo seja emagrecer. A mudança na alimentação pode ter vários propósitos, como ganhar massa, definir, reeducação alimentar, melhorar qualidade de vida, entre outros.

Desenvolver massa muscular pode ser mais fácil para algumas pessoas que para outras, devido ao metabolismo e ao corpo de cada indivíduo. Se você faz parte do grupo que precisa de uma força a mais para adquirir músculos, saiba que é possível fazer isso de forma saudável e sem prejudicar a sua saúde.

Nesses casos, os suplementos para engordar são bastante indicados. Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, confira este artigo e descubra qual é o melhor produto para você!

Sumário

O que é um suplemento para engordar?

Sendo muito utilizado entre praticantes de esportes e atividades físicas, especialmente a musculação, os suplementos alimentares têm como objetivo melhorar o desempenho, reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, entre outros benefícios.

Os suplementos para engordar e ganhar massa muscular têm se tornado cada vez mais populares devido às suas vantagens e por ser uma maneira de aumentar o peso de forma saudável, sem prejudicar o corpo e o organismo, principalmente se aliados a uma dieta equilibrada.

Mas, afinal, o que são os suplementos alimentares? Eles são produtos criados especialmente para complementar a rotina de alimentação, não podendo substituir as refeições. Compostos por vitaminas e minerais, são conhecidos também como multivitamínicos e, em alguns casos, são compostos apenas por determinadas substâncias, como a creatina ou a spirulina.

Assim, os suplementos para engordar são ricos em carboidratos, além de ter proteínas essenciais para o crescimento dos músculos, buscando aumentar a massa corporal, e não o percentual de gordura.

Além disso, é fundamental lembrar que o uso dos suplementos deve ser combinado a uma rotina de exercícios físicos regulares e uma alimentação equilibrada para que o resultado seja ainda mais eficaz e potencializado.

Combinados com a musculação e a ingestão de proteínas, eles são um ótimo caminho para quem tem em vista engordar e aumentar a massa magra.

Quais são os melhores suplementos para engordar e ganhar massa muscular?

Pessoas que têm um metabolismo mais rápido e que, por isso, não conseguem o aumento de massa magra completa por meio da alimentação e dos exercícios podem usar o suporte da suplementação.

Sendo assim, os suplementos alimentares para o ganho de massa muscular e engordar rápido funcionam ainda melhor em quem pratica atividades físicas regularmente, não fazendo efeito sozinhos. Mas como saber exatamente o que tomar para ganhar massa magra?

Um dos tipos mais conhecidos de suplementos alimentares para engordar é o hipercalórico. Esse produto também é indicado para quem realiza exercícios físicos e tem um alto gasto calórico ao longo do dia, e conciliado com a alimentação ele visa aumentar o aporte calórico.

Mas para que serve o suplemento hipercalórico?

O suplemento hipercalórico é indicado para pessoas que têm como principal objetivo ingerir um alto valor energético, por meio de uma grande concentração de proteínas e de um teor elevado de carboidratos.

Em média, 60% a 70% do suplemento hipercalórico é composto por carboidratos de rápida digestão. O restante é formado por proteínas, vitaminas e minerais e alguns ainda podem ser adicionados de outros suplementos, como: BCAA, creatina e glutamina. Ou seja, esse tipo de produto conta com uma dose extra de calorias para auxiliar as pessoas que não conseguem aumentar seu peso com a rotina habitual.

No geral, o hipercalórico é indicado para quem deseja um suplemento para engordar rapidamente e de maneira saudável. Além do ganho de energia, ele também colabora para o aumento do desempenho muscular e da disposição.

Qual é o melhor suplemento para pessoas magras?

Existem muitos fatores que levam uma pessoa a dar início à suplementação alimentar para engordar: fortalecimento muscular, mais disposição, saúde e, até mesmo, estética.

No caso das pessoas mais magras, o biotipo e o metabolismo podem não alcançar a massa necessária por meio da alimentação e dos exercícios físicos. Então, para aumentar a autoestima e sentir-se ainda melhor consigo, alguns optam por começar com a suplementação.

Mas qual é o melhor suplemento para pessoas magras? Os hipercalóricos também são ideais para as pessoas que estão buscando aumentar o peso ou se encontram com dificuldade para ganhar massa muscular. Afinal, eles são compostos por carboidratos, proteínas e um baixo teor de gordura, auxiliando no ganho de massa magra.

No entanto, é preciso atentar para não cometer certos erros, como tomar apenas a suplementação, sem aliá-la à musculação e a uma dieta equilibrada. Nesse sentido, alguns dos principais deslizes que prejudicam o ganho de massa são:

  • não comer o suficiente;
  • não consumir a dose necessária de proteína;
  • não seguir um planejamento.

Por isso, para tomar qualquer tipo de suplementação sem prejudicar a saúde, é preciso considerar a recomendação de um profissional de saúde. Só ele será capaz de indicar a melhor opção para atingir o seu objetivo, assim como a dose correta e o tempo que o produto deverá ser ingerido.

E para ficar por dentro de outras dicas para ter mais saúde, disposição e qualidade de vida, continue acompanhando o blog da Growth Supplements.

Referências

UNISC. Quais os suplementos alimentares mais utilizados? Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/6909. Acesso em: 28 nov. 2022. 

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Ação de misturas de suplementos proteicos pós exercício de força para o ganho de massa muscular: estudo de caso. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4841987.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022. 

Mundo Boa Forma. 7 melhores suplementos para engordar. Disponível em: https://www.mundoboaforma.com.br/7-melhores-suplementos-para-engordar/. Acesso em: 28 nov. 2022. 

My Protein. Como desenvolver massa magra. Disponível em: https://www.myprotein.pt/thezone/treino/como-desenvolver-massa-muscular-quando-se-e-magro/#suplementos. Acesso em: 28 nov. 2022. 

Visitado 53 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067