Melhores suplementos para praticantes de crossfit

Diogo Círico 05/07/2023

Como um esporte de alta intensidade, o crossfit gera algumas dúvidas em relação aos seus praticantes e simpatizantes. A principal delas é a necessidade ou não de suplementos para crossfit. Será que eles são necessários? Se sim, quais os mais recomendados pelos especialistas da área?

É evidente que, por ser um esporte que trabalha bastante com a intensidade, resistência e força, para que se obtenha um desempenho mais favorável na modalidade, é preciso deixar que se tenha atenção com a alimentação e, consequentemente, a suplementação

Confira neste artigo um pouco mais sobre algumas dicas que reunimos sobre esse assunto.

Quem faz crossfit precisa tomar suplementos?

O Crossfit é um esporte de muita intensidade e trabalha todos os grupos musculares por meio de uma grande variedade de exercícios. O método utilizado para os treinos de crossfit envolvem força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade. 

Por envolver todas essas características, a prática do crossfit leva ao consumo energético elevado, o que acaba tornando necessário a reposição desses nutrientes que são perdidos durante um treino. Assim como qualquer atividade física, ter uma alimentação balanceada ajuda na melhora da execução dos exercícios do crossfit. 

Os estudos da área de suplementação para quem pratica o crossfit ainda são escassos. No entanto, os que existem e possuem rigor científico afirmam que optar por uma suplementação é uma alternativa benéfica para o desempenho dessa atividade. 

Esse tipo de acompanhamento deve sempre ser feito por um profissional da área, pois somente ele será capaz de direcionar qual a suplementação mais adequada, de acordo com o seu biotipo e objetivos com os exercícios. 

Quais suplementos tomar para crossfit?

De acordo com guias de treinamento de crossfit, os praticantes do esporte devem ter uma suplementação equilibrada entre os macronutrientes essenciais para a função vital do corpo, que são a proteína, o carboidrato e os lipídeos. 

Como a essência do crossfit é alavancar a performance por parte de seus praticantes, o mais recomendado é utilizar os suplementos mais requisitados no mercado. 

O primeiro que podemos citar é o Whey Protein, ótimo para a ingestão de aminoácidos, reparo muscular e melhora de performance durante os treinamentos. Outras opções que são bastante procuradas e podem ser usadas no crossfit são a creatina, o BCAA e os multivitamínicos.

Vale lembrar que cada suplemento vai ter a sua especificidade, então é preciso saber o que se pretende priorizar na hora de realizar o exercício físico e buscar a suplementação.

Apesar do tema ser importante, ainda há poucos estudos sobre o tema, portanto o mais indicado é realizar a consulta com profissionais para conseguir ter um acompanhamento mais próximo. 

Os suplementos são muito importantes para as atividades físicas, mas o seu uso indiscriminado não é benéfico para o funcionamento do nosso organismo. Isso acontece em consequência do desequilíbrio entre os macronutrientes pode causar problemas ao corpo. 

Para saber mais sobre crossfit, continue lendo o nosso blog. 

Referências:

Oliveira, A.A, Oliveira, A.A, SUPLEMENTAÇÃO E PERFORMANCE EM PRATICANTES DE CROSSFIT®. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 11. n.66. p – 719 – 723. 2017

Visitado 63 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067