Melhores suplementos para corredores

Diogo Círico 09/05/2024

Entre as diversas modalidades esportivas, a corrida vem ganhando cada vez mais adeptos entre os que buscam um estilo de vida mais ativo fisicamente. Mas o que é preciso saber antes de começar a praticar esse exercício tão popular? 

Para correr com qualidade, é preciso ter cuidado com o físico e os suplementos para corredores têm um papel fundamental nesse processo. Existem muitas opções nos mercados, tanto para o pré, quanto para o pós-treino, e o seu uso ajuda muito na manutenção da saúde e da atividade física.

Separamos alguns dos melhores suplementos para corrida ao longo deste artigo, para que você tenha conhecimento sobre o que os profissionais mais indicam para quem quer começar ou já pratica a atividade.

Sumário

O que os corredores tomam?

Como cada pessoa tem um organismo diferente, a suplementação utilizada irá variar conforme as necessidades fisiológicas e os objetivos de corrida de cada um. Alguém que pratica corrida com maior intensidade e em longas distâncias, terá uma suplementação diferente em relação a alguém que faz atividade física de maneira recreativa.

De toda forma, correr é um esporte que exige um certo nível de desempenho, justamente por lidar com o corpo na totalidade, além de se exigir também uma boa performance cardiovascular. Quanto mais preparado fisicamente, menor o risco de lesões. 

Para isso, todo corredor ou qualquer praticante de atividade física deve ter uma dieta balanceada, com uma quantidade adequada de macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) que podem ser ingeridas através de alimentos ou suplementos próprios para isso, como o whey protein, o BCAA e a creatina.

Todos os suplementos que contenham esses nutrientes são importantes para preservar as funções vitais do organismo, além de repor as quantidades que são necessárias para o melhor desenvolvimento da atividade física. 

Quais suplementos um corredor deve tomar?

É necessário lembrar que os suplementos para corredores servem para o corpo não ficar sem os nutrientes necessários para um bom preparo ou recuperação física. Afinal, uma atividade como a corrida envolve um trabalho de resistência e estímulo das fibras musculares, que durante a corrida sofrem microlesões que precisam de reparo. 

Nesse sentido, cada suplemento tem uma função diferente, até porque os efeitos que o corpo sente ao praticar a corrida são diversos e devem ser tratados de maneira que não prejudique a performance de quem o pratica. 

Estudos recentes mostram que os suplementos de carboidratos são uma das principais fontes de energia para exercícios de alta intensidade, funcionando também como um preservador da oxidação de proteínas do corpo. Além disso, a suplementação via carboidrato ajuda a poupar o glicogênio muscular, que é o carboidrato estocado no músculo.

Com isso, os corredores terão uma quantidade maior de carboidratos acumulada, aumentando o seu rendimento e performance durante a corrida.

Em alguns casos, para corredores que percorrem distâncias mais longas e, para isso, precisam de uma maior resistência, suplementos de nitrato mostraram uma melhora na performance física, principalmente em relação à capacidade aeróbica.  

O uso de suplementos mais tradicionais do mercado, como Whey Protein, BCAA e Beta-alanina, também são bastante indicados, para ganho e manutenção de massa muscular e regeneração de fibras musculares, respectivamente.

Para saber mais sobre suplementos para corredores, continue acompanhando o blog da Growth!

Referências:

Santana J.O, Efeitos da suplementação aguda de nitrato no desempenho, fadiga central e fadiga periférica em corredores de rua. 2021

Mello, E.M, Uchimura, H.M, Silva, P.E, Carvalho, B.B, CONSUMO DE BETERRABA E SUPLEMENTOS DE NITRATO NA PERFORMANCE EM CORREDORES DE RESISTÊNCIA. Journal of Amazon Health Science. 2018

Júnior, S.A.C, Assumpção, O.C, Conte, M, Teixeira, M.L.F, EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM CARBOIDRATO NO DESEMPENHO DE CORREDORES. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 2019.

Patrocínio, D.L, Soares, F.T, Júnior, N.W, Rougemont, F.C, Wassmansdorf, R, Ribas, M.R. Uso referido de suplementos alimentares por corredores de montanha. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 2017. 

Menezes, R.O, Santana, I.E.L, Silva, R.J, Gomes, J.H, Mendes, R.R. Efeitos da suplementação de bicarbonato de sódio sobre a performance física de corredores de rua. v. 21 n. 3 (2022): Fisiologia do Exercício v21n3. 2022

Franco, G.S. Efeito da suplementação de beta-alanina na expressão gênica de seus transportadores e no desempenho de corredores fundistas. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2020

Santana, J.O. Efeitos da suplementação aguda de nitrato no desempenho, fadiga central e fadiga periférica em corredores de rua. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. 2021

Alvares, T.S. RESPOSTA METABÓLICA E HORMONAL À SUPLEMENTAÇÃO DE L-ARGININA EM CORREDORES TREINADOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS. 2013

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067