Melhores suplementos para ciclistas

Diogo Círico 04/07/2023

Usar a bicicleta para atividade física exige bastante do condicionamento do corpo, justificando uma reposição de nutrientes suplementares que ajudam a manter a saúde corporal e a manutenção dos exercícios. Existem alguns suplementos para ciclistas que são recomendados para evitar a fadiga e as lesões por parte dos atletas. 

Por ser um esporte que exige bastante resistência física, muitos praticantes buscam se informar sobre o que tomar para melhorar o desempenho no ciclismo, a fim de obter mais resistência para continuar praticando a pedalada. 

Seja para iniciantes ou atletas de alto rendimento, o ciclismo se caracteriza por ser um exercício de longa duração, o que exige um esforço físico considerável, que precisa ser mantido através de um planejamento alimentar adequado. 

Com uma dieta balanceada e uma suplementação adequada, os ciclistas conseguem suprimir certas necessidades que o esporte traz, garantindo assim um melhor desempenho esportivo e saúde de mais qualidade. 

Confira ao longo deste artigo quais são os melhores suplementos para ciclistas e tire suas dúvidas!

O que tomar para melhorar o desempenho do ciclismo?

Existe uma série de estudos que indicam diferentes tipos de suplementos para quem pratica o ciclismo. Por isso que, ao longo do tempo, novas pesquisas são feitas para entender como e qual suplementação é mais adequada para cada objetivo. 

Cada estratégia nutricional influencia ou até elimina a necessidade de utilizar algum suplemento, mas, no geral, é preciso que o ciclista tenha um equilíbrio quanto a carboidratos, proteínas, gorduras, água e sais minerais. Esse ajuste na alimentação será fundamental para garantir um bom desempenho nos treinos.

Se a ingestão de macro e micronutrientes for insuficiente, a pessoa terá o seu desempenho prejudicado, além de perder massa muscular mais facilmente, o que pode acarretar em lesões sérias em um esporte de alta intensidade como é o ciclismo.

Suplementos recomendados para ciclistas

Como foi dito no tópico anterior, é necessário que se tenha um equilíbrio na ingestão de macro e micronutrientes, principalmente em relação aos primeiros. Cada um tem a sua devida importância e colabora para algo específico do corpo. 

As proteínas são fundamentais para reparar microlesões causadas pelo ciclismo. Como suplementos proteicos ajudam no ganho de massa muscular, os que mais se destacam são o Whey Protein e o BCAA.

Por isso, a suplementação de creatina e whey protein alinhados com uma boa hidratação podem potencializar o desempenho no pedal. 

Isso porque as proteínas auxiliam na recuperação muscular e no ganho de resistência dos músculos, permitindo que o esforço seja prolongado na prática do ciclismo, aumentando desde a força do ciclista, para percursos mais íngremes ou mais longos.

Junto às proteínas, deve-se ingerir uma certa quantidade de carboidratos, para que o nível de insulina no organismo aumente, contribuindo para o transporte de aminoácidos para as células. O carboidrato, inclusive, tem uma função importante para a ressíntese de glicogênio – fazendo com o que o corpo gere uma reserva deste nutriente, evitando a fadiga e a hipoglicemia. 

Já a creatina é uma excelente fonte de energia para os músculos. Além de incentivar a recuperação e fortalecimento do tônus muscular, contribui para dar maior síntese energética para o músculo. Ou seja, você se sente mais disposto para treinar! 

Bebidas carbonatadas e géis de carboidrato também são excelentes opções de suplemento como fonte de energia, assim como a cafeína, que possui efeito imediato! Mas, além desses exemplos, a gordura também pode ser grande aliada na busca por mais energia, por exemplo, através da utilização do TCM. 

Continue acompanhando o blog da Growth para ter mais recomendações sobre suplementação para atividades físicas. 

Referências

Barros S.A, Rosa, F.M.I, Eleutério, M.J, Silva, L.K, Silva, M.L, Reis, C.C.M, Sousa, S.M.R. Estratégias de nutrição e suplementação para o ciclismo. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Nutrição do Centro Universitário UNA Campus Aimorés. 2022

LOVATO, G.; VUADEN, F. C. Diferentes formas de suplementação de carboidratos e seus efeitos na performance de um atleta de ciclismo: estudo de caso. RBNE – Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 9, n. 52, p. 355-360, 1 set. 2015.

PEREIRA, Vinícius Caxias; PEREIRA, Alan Dione Fernandes; SANTOS, Cláudia Maria Barbosa. CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE CICLISMO. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Farmácia pela Faculdade Inhaúmas. 2021-12-15. 

DA ROCHA, Dutra José Sérgio. CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR CICLISTAS NOS MUNICÍPIOS DE CANELA E GRAMADO – RS. Trabalho de Conclusão do Curso de Nutrição da Universidade de Caxias do Sul. 2017.

Visitado 49 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067