Melhores suplementos para atletas

Diogo Círico 05/07/2023

A rotina de atletas de alta performance consiste em treinamentos intensos e uma constante manutenção de condicionamento físico. Para obter uma rotina de treinos adequada, é preciso uma dieta balanceada aliada a uma suplementação de nutrientes que ajudam a manter o ritmo de treinamento.

Existe uma série de suplementos para atletas que podem ser utilizados para otimizar o processo de evolução no esporte. A necessidade de suplementos se justifica pelo auxílio no aumento de força e resistência, por exemplo. 

Confira a seguir quais são os melhores suplementos para atletas e como eles podem ajudar no seu desenvolvimento.

Qual o melhor suplemento para atletas?

Antes de definir qual o melhor tipo de suplemento, todo atleta vai precisar manter uma rotina de boa alimentação, pois, sem isso, de nada vai adiantar a ingestão de qualquer suplemento. Além disso, é necessário usar em quantidades precisas, pois o uso incorreto pode levar a sintomas indesejados e até ganho de peso, se mal ajustado à dieta.

De acordo com grande parte das pesquisas científicas, o uso de suplementos à base de proteína são bastante eficazes para o ganho de massa muscular e uma melhor recuperação pós-treino. O mais conhecido no mercado é o Whey Protein, altamente rico em proteínas e capaz de gerar saciedade, o que pode ajudar na perda de gordura corporal.

Assim como as proteínas, os carboidratos também são macronutrientes fundamentais para quem pratica exercícios físicos. Por desempenharem uma função fundamental no suprimento de energias, os carboidratos ajudam no funcionamento saudável do corpo e os suplementos à base deles podem proporcionar um maior ganho de massa muscular.

Para um melhor desempenho da atividade física, a ingestão de carboidratos junto a  suplementos que ajudem na manutenção da força e da resistência podem ser importantes e impactar positivamente os treinamentos. Para esse tipo de ganho, a creatina é altamente recomendada. 

Como deve ser a suplementação dos atletas?

Os suplementos usados por atletas de alto rendimento devem estar de acordo com uma alimentação regrada e uma rotina de treinos constante. Caso contrário, os suplementos não irão fazer efeito nos ganhos específicos de cada pessoa e poderão desequilibrar os níveis de macronutrientes e micronutrientes necessários.

Se o principal objetivo for atingir a hipertrofia dos músculos, o mais recomendado é que se utilize os suplementos que tenham uma alta concentração proteica e de carboidratos, pois eles vão ajudar no ganho de músculos e evitar que o catabolismo aconteça.

Para cada objetivo buscado, os suplementos poderão potencializar os resultados. Todos eles têm as suas particularidades, mas podem ser usados para suprir a necessidade de vitaminas, alcançar metas de macronutrientes e garantir o bom funcionamento do corpo que estiver trabalhando em algum exercício.

Para saber mais sobre a suplementação de atletas, continue acompanhando o nosso blog

Referências:

Jäger, R., Kerksick, CM, Campbell, BI et al. Posicionamento da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva: proteína e exercício. J Int Soc Sports Nutr 14 , 20 (2017). https://doi.org/10.1186/s12970-017-0177-8

Viribay A, Burgos J, Fernández-Landa J, Seco-Calvo J, Mielgo-Ayuso J. Effects of Arginine Supplementation on Athletic Performance Based on Energy Metabolism: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients. 2020 May 2;12(5):1300. doi: 10.3390/nu12051300. PMID: 32370176; PMCID: PMC7282262.

ANTUNES, Aloísio José. Funcionalidade de proteínas do soro de leite bovino. Editora Manole Ltda. 2003. 

Roseli O. S. Sarni, Fabíola I. S. Souza, Renata R. Cocco, Márcia C. Mallozi, Dirceu Solé. Micronutrientes e sistema imunológico. 10/33-01/8 Rev. bras. alerg. imunopatol. 2010.

Santos CS, Nascimento FE. Consumo isolado de aminoácidos de cadeia ramificada e síntese de proteína muscular em humanos: uma revisão bioquímica. einstein (São Paulo). 2019;17(3):eRB4898. http://dx.doi.org/ 10.31744/einstein_journal/2019RB4898

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067