Saiba como é feito o supino reto de forma correta!

Growth 28/07/2023

Considerado um dos exercícios básicos da musculação, o supino reto está presente em boa parte dos treinamentos e pode contribuir com diversos objetivos. É um dos melhores exercícios para o peito e fundamental para construir força na parte superior do corpo.

Apesar de ser um movimento relativamente simples, o supino reto precisa ser corretamente executado para que se possa desfrutar de todos os seus benefícios. Além disso, um movimento incorreto pode aumentar o risco de lesões e acidentes com a barra.

Neste artigo, vamos explicar como realizar o supino reto corretamente e quais erros devem ser evitados. Acompanhe!

Sumário

Quais são os músculos mais trabalhados no supino reto?

Antes de passar para a parte prática, vale a pena entender melhor como funciona o supino reto e quais são os músculos recrutados na execução desse exercício.

O supino reto consiste essencialmente em uma flexão de ombro horizontal seguida por uma extensão de cotovelo — movimentos potencializados pela carga na barra.

Os três principais músculos recrutados são o peitoral maior, tríceps braquial e deltóide. Além disso, o peitoral menor também é solicitado como um estabilizador do movimento.

musculos supino reto

O principal benefício aqui é o desenvolvimento do peitoral maior, e por essa razão o supino reto é básico em boa parte dos treinamentos de peito e de desenvolvimento da musculatura superior.

Quais são as principais variações de supino reto?

Além do clássico supino reto com a barra, existem algumas variações do exercício visando outros objetivos.

Supino reto com halteres

Um exemplo é o supino com halteres no lugar da barra, que permite uma amplitude de movimento maior e demanda mais unidades motoras, mas ao mesmo tempo não explora tanto o peitoral maior como o tradicional com a barra e é um pouco mais difícil controlar a carga.

Supino reto na máquina

Já o supino reto na máquina, feito sentado, é usualmente indicado para quem recupera de lesões ou é iniciante e precisa desenvolver a coordenação motora e uma massa muscular básica.

Também é relativamente comum o supino inclinado, normalmente em um ângulo de 45 graus, que estimula com mais intensidade a porção superior do peitoral maior.

Por fim, o supino declinado teoricamente trabalha mais a porção inferior do peitoral maior, mas pode causar tonturas em algumas pessoas, pois a cabeça fica mais baixa do que o tronco.

Como executar corretamente o supino reto?

O supino reto é um exercício relativamente simples e de fácil execução, mas assim como outros movimentos da musculação, é preciso se atentar aos detalhes para evitar lesões e garantir os benefícios do treinamento.

Posição dos pés

Para fazer o supino reto, é preciso em primeiro lugar se deitar no banco do equipamento, apoiando os pés no chão com os joelhos dobrados formando um ângulo de 90 graus entre as canelas e a coxa.

Outra possibilidade é levar os pés para trás, fechando o ângulo dos joelhos e contraindo os glúteos, o que faz com que as costas fiquem ligeiramente arqueadas — essa postura permite uma execução segura e também aumenta o potencial de carga que o praticante conseguirá erguer.

Posição dos ombros

supino reto

A altura do suporte da barra deve ser baixa o bastante para que, deitado, o praticante consiga tirá-la do lugar sem precisar elevar os ombros.

Durante o supino reto os ombros ficam retraídos, o que consequentemente expande o peitoral e favorece o recrutamento da musculatura na região.

Além disso, se for preciso elevar os ombros na hora de retirar a barra, a chance de lesionar a região é maior.

Posição das mãos e ângulo adequado

supino reto

A pegada na barra deve ser feita com os braços em uma distância ligeiramente maior do que a largura dos ombros. Dependendo de cada pessoa, essa distância será um pouco maior ou menor.

Existem duas formas principais de segurar a barra:

pegada tradicional: em que o polegar envolve a barra totalmente

pegada suicida: em que o polegar não faz oposição aos demais dedos e não participa no esforço de segurar o peso.

A pegada suicida não tem esse nome à toa: ela aumenta o risco da barra escorregar e atingir o peito ou, pior, o pescoço do praticante.

Por outro lado, ela reduz a instabilidade nos ombros e pode minimizar dores na região, além de permitir que o praticante pegue mais pesado no treino.

Já a pegada tradicional é mais segura, mas demanda um pouco mais de estabilidade nos ombros. Cada pessoa tem uma pegada de preferência, e mesmo quem é mais avançado no exercício pode preferir a pegada tradicional.

Com a posição certa, é hora de retirar a barra do suporte e deixar o peso descer lentamente em direção ao peito, até que a barra chegue bem perto do corpo. Depois, basta estender os cotovelos até a barra retornar à posição original, quando é contada uma repetição.

Durante o exercício, os ombros e o pescoço não devem se mover, assim como as pernas e o abdômen. O foco é especialmente no peito, e a ideia é explorar ao máximo a amplitude do movimento.

Quais são os erros mais cometidos em exercícios no supino reto?

Um dos erros mais comuns na execução do supino reto é a elevação dos ombros na hora de retirar a barra e até mesmo no momento de estender os cotovelos, na fase excêntrica do exercício.

Além de causar lesões, essa falha também minimiza a intensidade da carga sobre o peitoral, comprometendo a eficiência do treino.

Na fase concêntrica do exercício, outro erro comum é descer demais a barra e bater com ela no peito. Além disso ser perigoso para o ombro — especialmente para quem não tem tanta flexibilidade nas articulações —, esse movimento faz com que o praticante “descanse” por alguns instantes, prejudicando os resultados.

Outro erro usualmente cometido no supino reto e em muitos outros treinos na musculação é exagerar na carga e compensar com uma amplitude de movimento reduzida.

Para trabalhar com sucesso a musculatura, é preciso percorrer toda a distância da extensão dos cotovelos. Reduzir esse trajeto significa diminuir os ganhos de força, flexibilidade e hipertrofia.

A posição das pernas também é uma falha comum: algumas pessoas deixam os joelhos esticados ou até mesmo contraem o abdominal durante o movimento, o que é ruim para os objetivos do supino e péssimo para a coluna.

Por fim, um erro que acontece é tentar aumentar a carga antes da hora ou realizar variações do movimento sem dominar ainda o básico.

Para evoluir na musculação é preciso ter dedicação, disciplina e paciência. Tentar apressar o que não pode ser adiantado é perda de tempo.

Gostou de aprender mais sobre o clássico supino reto? Então, confira os nossos conteúdos e conheça os melhores exercícios para ganhar massa muscular.

Visitado 48 vezes, 12 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).