Brownie Vegano

O brownie vegano é a versão menos calórica do bolo tradicional, com ingredientes de origem vegetal que oferecem o mesmo sabor de brownie e ainda melhoram o valor nutricional da preparação.

Dentre seus ingredientes pode ter: cacau em pó, farelo de aveia, óleo de coco, feijão, entre outros. Uma curiosidade: o feijão possui alto teor de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais (ferro, potássio, cálcio e fósforo), que ajudam no funcionamento do corpo dando saúde aos ossos, músculos e aos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.

Para quem consome apenas alimentos veganos, essa é a melhor opção de degustar um delicioso doce sem culpa de ser feliz.

O que é brownie vegano

O brownie é um bolo que apresenta uma característica de massa pesada, escura, úmida e cheirosa, produzida com muito chocolate, manteiga e castanha. Sua origem gera controvérsias: a versão mais famosa da criação do bolo é datada em um livro de receitas de 1912, mas, segundo consta na enciclopédia Larousse Gastronomique, sua origem foi em 1896.

A primeira versão de sua origem (1912) surgiu quando uma dona de casa americana esqueceu de colocar fermento no bolo de chocolate e, depois de assado, serviu assim mesmo. Já em outra versão constava na receita colocar uma maior porcentagem de chocolate do que uma receita convencional de um bolo de chocolate. E desde então, o brownie vem ganhando muitas releituras, inclusive vegana, que proporciona um consumo menos calórico e mais nutritivo.

Benefícios do brownie vegano

Os benefícios do brownie vegano se encontram em seus ingredientes, que oferecem nutrientes favoráveis ao organismo e ajudam em qualquer dieta como:

  • fibras;
  • proteínas;
  • vitaminas do complexo B;
  • baixo teor ou zero de açúcar;
  • sem glúten (algumas receitas).

Receitas de brownie vegano

Preparamos algumas receitas de brownie veganos fáceis, simples e saborosas que, além de agregar uma explosão de sabores, contribuem com nossa alimentação com alguns nutrientes importantes para o nosso corpo.

1. Brownie vegano simples e fácil.
2. Brownie vegano integral.
3. Brownie vegano e sem glúten.
4. Brownie de tâmaras sem forno.

 

 

Receita de impressão
Brownie simples e fácil
Essa receita leva ingredientes simples e pode combinar facilmente com qualquer outro tipo de comida, como o salgado fit vegano.
Instruções de preparo
  1. Unte uma forma de 28x24 com óleo ou utilize papel manteiga.
  2. Pré aqueça o forno a 180°C.
  3. Numa tigela média, adicione a água, linhaça triturada ou farinha de linhaça e o óleo. Misture bem e reserve.
  4. Em outra tigela um pouco maior, adicione a farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, fermento e sal. Misture bem, adicione a mistura da linhaça reservada anteriormente a essa tigela e continue misturando.
  5. Quando estiver tudo bem incorporado, transfira para a forma e leve para assar no forno a 180°C por 20 minutos.
  6. Para um brownie mais úmido e firme, espere cerca de 2h para cortar e servir.

Notas da Receita

Referências:

A HISTÓRIA do Brownie. [S. l.], 23 out. 2019. Acesso em: 15 nov. 2021.

KOERICH, Guilherme Henrique; NEIS, Michele de Sousa; MARINHO, Katarzyna Bortnowska Marinho. Análise sensorial do brownie: tradição versus contemporaneidade. Análise sensorial do brownie: tradição versus contemporaneidade, Congresso Internacional de Gastronomia, Novembro 2013. Acesso em: 15 nov. 2021.

CAMILO, Nubia. Oficina de Brownie. [S. l.], [S. D]. Acesso em: 15 nov. 2021.

BROWNIE Vegano e sem glúten. [S. l.], 10 jun. 2019. Acesso em: 15 nov. 2021.

LIVRO de Receitas: Cozinha Show. [S. l.], Novembro 2018. Acesso em: 15 nov. 2021.

BROWNIE com feijão preto. [S. l.], [S. D].Acesso em: 15 nov. 2021.