Brigadeiro Vegano

Growth 23/12/2021

O brigadeiro vegano é uma opção para aquelas pessoas que não consomem nada de origem animal e têm uma alimentação mais restritiva, mas não querem abrir mão do doce mais famoso e tradicional do Brasil e manter sua dieta em dia.

O doce teve sua origem em 1945 e foi idealizado por um grupo de mulheres cariocas que apoiavam e admiravam um candidato à Presidência da República da época, chamado Eduardo Gomes. O brigadeiro foi criado para angariar fundos para sua campanha eleitoral. Desde 1945 para cá o brigadeiro é um dos pratos mais requisitados principalmente nas festas de aniversário.

Por isso, o brigadeiro também ganhou outras versões e se adequando às receitas veganas. Nessas receitas, usam produtos simples no que deixam o doce delicioso e nutritivo como: cacau, canela, pistache, café, óleo de coco, banana, sementes de chia, entre outros.

Uma vantagem dessas receitas é não interferir na prática de hipertrofia em veganos, já que atribui qualidades ao corpo e nutrientes, como as fibras, contribuindo com seu valor nutricional e sem burlar a dieta.

Sua versão vegana criou sabores novos, deliciosos e nutritivos, com receitas práticas e fáceis que você confere aqui.

O que é brigadeiro vegano?

O brigadeiro vegano é uma versão do doce tradicional — produzido com leite condensado vegano e chocolate em pó —, mas sem utilizar produtos derivados de animais e ideal para o consumo de quem é vegano.

O movimento vegano vem crescendo nos últimos tempos, e seus adeptos não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal (carnes vermelhas e brancas), leite de vaca ou cabra, ovos ou qualquer outro tipo de alimento que venha de animais. Consumindo exclusivamente uma dieta sem carne.

Sendo assim, o brigadeiro também ganhou outras caras, adequando-se à nova demanda. Utiliza-se de novas técnicas e de outros ingredientes para produção do doce, como: cacau natural em pó; leite de soja; leite de amendoim; leite de amêndoas; farinha de aveia; óleo de coco ou vegetal; sementes de chia.

A técnica utilizada é a de substituição de ingredientes que mantêm a consistência do ingrediente original. Exemplo: o leite condensado tradicional pode ser substituído pela farinha de aveia ou pelo leite de amendoim que atingem o ponto certo do leite condensado depois de passarem pelo processo de cozimento.

Os ingredientes para fazer um brigadeiro vegano ou até um brigadeiro de panela vegano podem variar conforme cada receita.

Benefícios do brigadeiro vegano?

Um dos grandes benefícios do brigadeiro vegano é ser saudável, saboroso e perfeito para quem não abre mão do tradicional doce brasileiro sem sair da dieta e consumir produtos derivados do leite animal. Quando acompanhado de frutas torna-se ainda mais nutritivo.

Brigadeiro Vegano

Brigadeiro Vegano

Porção 20 porções

Ingredientes
  

  • 1 litro leite de amendoim ou amêndoas
  • 1/2 xícara (de chá) açúcar demerara ou cristal.
  • 2 colheres (de sopa) cacau natural em pó.
  • 1 pitada sal
  • 1/4 colher (de chá) extrato de baunilha.
  • 3 colheres (de chá) óleo de coco ou outro óleo vegetal.
  • granulados veganos

Modo de preparo
 

  • Prepare o leite de amendoim (um litro) bem coado, para o brigadeiro ficar liso.
  • Unte um prato e reserve-o.
  • Coloque o leite de amendoim em uma panela com açúcar e cozinhe por uma hora, até ficar em ponto firme, com o aspecto de quase um brigadeiro mole.
  • Coloque essa mistura em outra panela – de preferência, uma que seja antiaderente.
  • Acrescente o cacau em pó, uma pitada de sal, 1/4 de baunilha e óleo.
  • Mexa até a mistura ficar homogênea e deixe no fogo baixo por dez minutos, sempre mexendo para não queimar.
  • O ponto certo do brigadeiro vegano é quando conseguir fazer uma bola com a espátula.
  • Pegue o prato untado e espalhe o brigadeiro ainda quente.
  • Quando esfriar, unte as mãos com óleo (coco ou vegetal) e comece a modelar os brigadeiros e a colocar os granulados.
  • Caso os granulados não grudem, pode molhar de forma suave as mãos com água ou óleo. Pronto! Agora, é só servir!

Visitado 93 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).