Receita de cuscuz com chia

Diogo Círico 26/04/2024

Se você gosta da culinária brasileira e não abre mão de uma receita nutritiva, o cuscuz com chia pode te surpreender. Essa adaptação do prato típico nordestino é excelente para consumir fibras e auxiliar na digestão, trazendo, também, outros benefícios.

Além disso, é uma ótima forma de preparar um alimento que gera saciedade, de forma prática e saborosa, sendo uma excelente opção em diferentes momentos do dia. Continue lendo para entender como essa combinação pode complementar a sua alimentação e aprender a prepará-la.

Sumário

Cuscuz com chia é saudável?

A combinação de cuscuz com chia é saudável quando preparada de acordo com as suas necessidades nutricionais e consumida com moderação. Para entender melhor, vamos explicar a função de cada um desses alimentos.

O cuscuz é feito de farinha de milho, sendo, geralmente, misturado com outros ingredientes, como ovo, carne seca, tomate, manteiga, entre outros. Trata-se de um carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, que é consumido rapidamente pelo organismo.

Assim, sozinho, ele não tem muitos nutrientes, mas quando complementado em receitas fit, pode ser aproveitado até em dietas de emagrecimento, já que oferece bastante energia.

A chia, por sua vez, é uma fonte riquíssima de fibras, que auxiliam muito na digestão e ajudam a reduzir o índice glicêmico dos alimentos, além de acelerar a sua absorção pelo organismo, também contendo propriedades antioxidantes.

Em conjunto, o cuscuz com chia não engorda, quando consumido com moderação e combinado com uma dieta balanceada. Por isso, para incluí-lo na sua rotina alimentar, o mais indicado é consultar um nutricionista.

Aqui, no blog da Growth Suplementos, você também pode entender se só o cuscuz engorda ou emagrece.

Quais são os benefícios de comer cuscuz com chia?

Consumir cuscuz com chia pode ser importante, já que é uma excelente fonte de energia, sendo uma boa opção de pré-treino. Além disso, a combinação equilibra o índice glicêmico do cuscuz, reduzindo o tempo de absorção pelo organismo e ajudando na saciedade.

Ademais, os dois ingredientes não contêm glúten, o que é uma boa substituição para pães e bolos com glúten e para celíacos.

As fibras da chia também ajudam no trato digestivo, regulando o intestino e facilitando a digestão dos alimentos.

Como incluir o cuscuz com chia na dieta?

Para incluir o cuscuz com chia na dieta, prefira refeições no meio do dia, como almoço e lanche da tarde, quando, geralmente, precisamos de mais energia.

Ele pode substituir outros carboidratos, como pães, bolos, arroz e até macarrão, tudo dependendo da forma de preparo e dos ingredientes que vão acompanhá-lo.

Um nutricionista poderá indicar a quantidade e a frequência ideal para consumir o cuscuz na sua dieta. Por isso, não deixe de fazer o acompanhamento com um profissional.

cuscuz com chia

Receita de cuscuz com chia

Ingredientes
  

  • 1 xícara de farinha de milho flocada;
  • ½ xícara de água;
  • ½ colher sopa de chia;
  • 1 colher sopa de queijo minas light;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo
 

  • Misture a farinha, a chia e o sal em um recipiente.
  • Acrescente a água e deixe hidratar por cerca de 20 minutos.
  • Coloque a massa em uma cuscuzeira, recheando com o queijo e fechando no final.
  • Cozinhe, no vapor, por 10 minutos. Depois, desligue e deixe tampado por mais 10 minutos.

Finalizado, seu cuscuz com chia está pronto e saboroso. Se quiser, você pode complementar a refeição com uma proteína, como ovos mexidos.

Gostou do conteúdo? Continue por aqui para conferir mais receitas práticas para facilitar seu dia a dia!

Referências:

MORAIS, MARINA. Como eu enriqueço o Cuscuz do Café da Manhã. 27 fev. 2020. Disponível em: <https://www.marinamorais.com/post/como-eu-enriqueço-o-cuscuz-do-café-da-manhã>. Acesso em 05 mar. 2024.

MUNIZ, CLARICE. Dá para comer cuscuz na dieta para emagrecer? Saiba qual é o melhor horário para consumir. Tudo Gostoso. 15 dez. 2023. Disponível em: <https://www.tudogostoso.com.br/noticias/da-para-comer-cuscuz-na-dieta-para-emagrecer-saiba-qual-e-o-melhor-horario-para-consumir-a10697.htm>. Acesso em 05 mar. 2024.

VITAT. Cuscuz com chia. Jun. 2021. Disponível em: <https://vitat.com.br/receitas/42516-cuscuz-com-chia>. Acesso em 05 mar. 2024.VITAT. Cuscuz nordestino com chia. Jun. 2021. Disponível em: <https://vitat.com.br/receitas/19656-cuscuz-nordestino-com-chia>. Acesso em 05 mar. 2024.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 200 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067