Receita de chicha morada: bebida peruana

Diogo Círico 26/04/2024

A chicha morada é uma bebida típica de um dos nossos vizinhos sul-americanos, o Peru. Preparada com milho roxo, ela pode oferecer diversos benefícios para a sua saúde e para o seu bem-estar — e o melhor: não é necessário viajar para prová-la.

Neste conteúdo, vamos te explicar como preparar uma receita de chicha morada, em casa, e como incluí-la na sua dieta. Continue a leitura para saber mais!

Sumário

O que é chicha morada?

A chicha morada é uma bebida peruana feita à base do milho maiz morado, uma espécie de cor roxa, junto com frutas tropicais e especiarias.

Trata-se de uma bebida adocicada que exige fervura para o preparo, mas pode ser consumida gelada. Além disso, ela é feita com frutas que encontramos facilmente no Brasil.

Quais os benefícios da chicha morada?

Os benefícios da chicha morada são diversos por conta da sua composição: milho roxo (maiz morado), frutas cítricas e especiarias. Assim, ela é rica em antocianinas e potencializa efeitos, como:

  • antioxidante;
  • redução de colesterol;
  • regeneração de células e tecidos;
  • redução de diabetes.

Como incluir a chicha morada na dieta?

A chicha morada é bem fácil de ser incluída na dieta, inclusive substituindo outras bebidas que podem fazer mal para a saúde, como refrigerantes, que são ricos em açúcar.

Ela pode ser servida como acompanhamento, nas refeições diárias, ou em momentos mais quentes do dia a dia.

Uma boa combinação é com granola e iogurte, no café da manhã ou da tarde. Também vai bem no almoço, com churrasco e as crianças podem consumir.

chicha morada

Receita de chicha morada

Ingredientes
  

  • 1 kg de milho maiz morado roxo;
  • Cascas de 1 abacaxi maduro;
  • 2 paus de canela;
  • 5 cravos;
  • Suco de 3 limões;
  • 1 xícara chá de açúcar;
  • 4 litros de água.

Modo de preparo
 

  • Em uma panela grande e funda, acrescente o milho, as cascas do abacaxi, os cravos e a canela.
  • Leve à fervura e deixe por 45 minutos a 1 hora.
  • Retire do fogo quando os grãos do milho começarem a abrir e deixe esfriar.
  • Quando estiver frio, coe bem para deixar apenas o líquido.
  • Para servir, acrescente o açúcar e o suco de limão a gosto. Sirva gelado.

Como explicamos, o preparo é simples, mesmo que demore mais tempo para a bebida ficar pronta. Vale a pena provar essa iguaria e aproveitar todos os benefícios que ela pode oferecer.

Quer aprender outros preparos saborosos e fáceis? Confira mais receitas que simplificam o dia a dia aqui no blog da Growth Suplementos.

Referências:

GLOBO. Chicha Morada. 01 jun. 2020. Disponível em: <https://receitas.globo.com/receitas-da-tv/verao-gnt/chicha-morada-veja-como-fazer-a-tradicional-bebida-peruana-gnt.ghtml>. Acesso em: 05 mar. 2024.

FABRO, NATHALIA. Como fazer chicha morada, tradicional bebida peruana. Revista Casa e Jardim. 05 dez. 2020. Disponível em: <https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/Bebidas/noticia/2020/12/como-fazer-chicha-morada-tradicional-bebida-peruana.html>. Acesso em: 05 mar. 2024.ROCHA, LORENA. Chicha Morada: Receita da tradicional bebida peruana. Vitat. 19 dez. 2019. Disponível em: <https://vitat.com.br/chicha-morada/>. Acesso em: 05 mar. 2024.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 105 vezes, 3 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067