Pessoas com gastrite podem consumir creatina?

Diogo Círico 03/03/2017

O que é a gastrite?

Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, a gastrite é uma condição na qual o revestimento do estômago – conhecido como mucosa – está inflamado. A mucosa do estômago contém células especiais que produzem o ácido e enzimas, que ajudam a quebrar o alimento para a digestão, e muco, que protege o revestimento do estômago de ácido. Quando o estômago está inflamado, produz menos ácido, enzimas e muco.

A gastrite pode ser aguda ou crônica. A inflamação repentina e acentuada do revestimento do estômago é chamada gastrite aguda. A inflamação que dura por muito tempo é chamada gastrite crônica. Se a gastrite crônica não for tratada, pode durar por anos ou até mesmo uma vida inteira.

Tomar creatina pode prejudicar a gastrite?

A creatina (ácido α-metil guanidino acético) é uma amina encontrada naturalmente em nosso organismo, é produzida endogenamente pelo fígado, rins e pâncreas, a partir dos aminoácidos glicina e arginina. A suplementação de creatina vem sendo utilizada amplamente na tentativa de aumentar força e massa muscular em sujeitos saudáveis e atletas Apesar de muito se comentar sobre este nutriente, a grande maioria das informações não são comprovadas, pois não possuem fundamentos. Este nutriente não afeta em nenhuma questão o trato gastrointestinal, quem possui gastrite tanto crônica quanto aguda pode tomar creatina sem nenhum problema.

Visitado 17 vezes, 2 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067