Pasta de amendoim: quais os benefícios e como incluí-la na dieta?

A pasta de amendoim, também conhecida como manteiga de amendoim, é uma velha conhecida do público norte-americano. Componente principal do famoso sanduíche Peanut Butter & Jelly (PB&J) — que mistura o ingrediente com geleia —, o alimento é amplamente consumido nos Estados Unidos por pessoas de todas as idades.

Recentemente, a pasta de amendoim começou a ganhar mais popularidade no Brasil, principalmente pelos praticantes de atividades físicas devido aos benefícios para a saúde. Para saber o porquê, continue a leitura!

Como é composta a pasta de amendoim?

A primeira patente da pasta de amendoim foi registrada no final do século XIX. Inicialmente era consumida essencialmente por pessoas de maior poder aquisitivo, popularizando-se entre outras camadas da sociedade posteriormente.

O alimento é constituído inteiramente de amendoim, torrado e processado para alcançar a característica textura cremosa. No entanto, algumas marcas podem adicional sal ou um elemento adoçante na mistura, além de outros componentes, como Whey Protein, avelã e cacau.

A pasta de amendoim integral costuma ser constituída 100% pelos grãos, sem adição de nenhum outro ingrediente.

Quais as principais propriedades e benefícios desse alimento?

O amendoim é um alimento rico em nutrientes, trazendo uma série de benefícios para a saúde. A pasta de amendoim formada inteiramente pelo grão apresenta composição de 28% em proteínas, além de:

  • minerais, como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, selênio e zinco;
  • vitaminas E e do complexo B;
  • fibras solúveis;
  • gorduras monoinsaturadas, que são benéficas para a saúde;
  • antioxidantes.

Por conta disso, consumir pasta de amendoim regularmente traz uma série de efeitos positivos para o organismo. Confira os principais logo abaixo.

A vitamina E presente em sua composição é um importante antioxidante, atuando no combate dos radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de diversas doenças degenerativas. Apenas 30g (aproximadamente duas colheres) atendem a mais de 20% da necessidade diária dessa vitamina.

Além disso, estudos mostram relação do consumo da pasta de amendoim e a prevenção de outros males, como diabetes, doenças do coração e cálculo biliar, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico.

Controla a fome e aumenta a energia

Parte considerável da pasta de amendoim é gordura (8 g a cada colher). Isso faz com que muitos pensem que esse não é um alimento para pessoas em dieta para controle de peso ou ganho de massa muscular. No entanto, a verdade é que ele pode trazer benefícios para esses dois grupos, desde que consumido moderadamente.

Embora possa ser considerado um ingrediente calórico (cerca de 90 Kcal por colher), a sua gordura é do tipo monoinsaturada, considerada boa por ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL-Colesterol). Por causa disso, também atua na prevenção de doenças do coração.

Além disso, por também ser rico em proteínas, esse alimento promove sensação de saciedade por mais tempo, mantendo estável o nível de açúcar sangue. Também fornece energia extra, sendo ideal para o consumo antes da atividade física.

Assim, a pasta de amendoim pode ser um excelente componente para dietas low carb e para a hipertrofia.

É boa para os ossos e para o funcionamento muscular

Por conter magnésio, elemento fundamental para a construção óssea e manutenção da densidade dos ossos, a pasta de amendoim é considerada positiva para a saúde desse importante tecido.

Outro mineral presente em sua composição, o potássio, tem papel no funcionamento do metabolismo e dos músculos. Ele atua na contração e relaxamento muscular, o que ajuda a evitar câimbras, dores e fadiga.

Como consumir esse ingrediente?

A pasta de amendoim pode ser consumida de diferentes formas, desde em sanduíches até em receitas mais criativas, como milk shakes proteicos contendo o ingrediente.

Seja qual for a escolha, é importante ter moderação. Assim é possível usufruir dos benefícios do alimento sem consequências negativas para a saúde. O ideal é até duas colheres por dia, dependendo da sua dieta.

Como você pôde ver, a pasta de amendoim é um alimento rico em nutrientes e que traz uma série de benefícios para o organismo, além de ser grande aliado dos praticantes de atividade física.

Você pode comprar pasta de amendoim 100% integral de uma maneira fácil e confiável no site da Growth Suplementos. Para mais informações, acesse o link!