Óleo de peixe emagrece? Confira!

Diogo Círico 11/01/2024

A relação entre o consumo de óleo de peixe e o emagrecimento é um tema que desperta considerável interesse e questionamentos no universo da saúde e do bem-estar. Extraído de peixes ricos em ácidos graxos do grupo ômega-3, como o salmão e a sardinha, o óleo de peixe é conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular e cerebral. 

No entanto, a pergunta persiste: será que o óleo de peixe emagrece, de fato? Continue a leitura e descubra!

Sumário

O que é e como o óleo de peixe age no corpo?

O óleo de peixe, frequentemente disponível em cápsulas de suplementação, é recomendado para controlar os níveis de triglicerídeos e repor ácidos graxos da família ômega-3 essenciais, como o EPA e DHA.

Essa substância, encontrada em peixes como salmão, atum e sardinha, é muito importante para o organismo, assim como a sua suplementação, já que muitas pessoas não consomem quantidades suficientes por meio da alimentação.

Além de auxiliar na redução do risco de doenças cardíacas, o óleo de peixe contribui para a melhora da inflamação no corpo e atua na prevenção contra a depressão, o transtorno bipolar e a esquizofrenia.

O óleo de peixe emagrece?

O ômega-3 não desempenha um papel direto no ganho ou na perda de peso. No entanto, o nutriente pode melhorar a saúde metabólica e, assim, contribuir para o emagrecimento, desde que aliado a outros hábitos saudáveis.

Vale ressaltar que, para alterações significativas no peso corporal, fatores como a quantidade de alimentos consumidos e o gasto calórico ao longo do dia desempenham um papel fundamental.

Como tomar óleo de peixe?

Em termos gerais, não há restrições significativas na forma como o óleo de peixe é ingerido e incorporado à dieta. O ômega-3 pode ser consumido por gestantes, crianças, jovens, adultos e idosos, desde que seja indicado por um profissional competente.

Os benefícios do ômega-3 se destacam, especialmente, para pessoas envolvidas em treinos intensos ou prolongados, nos quais há uma demanda maior por energia e nutrientes necessários para a recuperação.

Afinal, o consumo de ômega-3 está diretamente relacionado à saúde e à recuperação dos tecidos envolvidos no treino, atuando na modulação dos processos inflamatórios no tecido muscular.

No entanto, vale ressaltar que quem pratica atividades físicas com foco em hipertrofia deve fazer um intervalo de, pelo menos, 4 horas entre a ingestão do suplemento e o treino.

Já sabe como o óleo de peixe ajuda a emagrecer e para que serve o ômega-3? Então, continue acompanhando o blog da Growth para ficar por dentro de outros conteúdos informativos e interessantes!

Referências:

CLIQUE FARMA. Saiba todos os benefícios do óleo de peixe. Acesso em 05/12/2023

ESPARTANOS. Ômega 3: Engorda? Emagrece? Efeitos colaterais!. Acesso em 05/12/2023

FARMACOTÉCNICA. Os 6 benefícios do óleo de peixe para saúde. Acesso em 05/12/2023

GROWTH. Como tomar óleo de peixe. Acesso em 05/12/2023

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067