Homem tomando suplemento na academia

O que tomar para ganhar massa muscular? Saiba aqui!

Hoje em dia, muitas pessoas buscam uma vida mais saudável e equilibrada, priorizando a saúde do corpo. Por isso, é comum ver academias lotadas ou pessoas fazendo caminhadas em parques e ruas para alcançar o corpo e os músculos perfeitos. Mas, afinal, o que tomar para ganhar massa muscular e ter o corpo ideal?

A resposta é simples: suplementos alimentares. Esses produtos auxiliam o organismo a consumir todos os nutrientes, vitaminas, minerais, aminoácidos, entre outros, necessários para manter o bom funcionando do metabolismo e, ao mesmo tempo, contribuir para o aperfeiçoamento físico, ganho muscular, perda de peso, melhora do condicionamento físico, entre outras vantagens.

Continue lendo este post e descubra o que são suplementos alimentares, para que servem, quem pode tomar e quais os tipos de suplementos que existem e suas funções.

  1. O que são suplementos alimentares?
  2. Para que servem os suplementos alimentares?
  3. O que tomar para ganhar massa muscular?
  4. Dicas de como ganhar massa muscular
  5. Recomendações e cuidados para ganhar massa muscular

O que são suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são produtos que ajudam a complementar uma alimentação normal, contribuindo com nutrientes, como vitaminas e minerais, necessários ao corpo e que auxiliam no melhor funcionamento do metabolismo, ajudam a modelar o corpo com a prática de atividades físicas e fornecem substâncias bioativas, enzimas ou probióticos à alimentação.

Possuem valores nutricionais que podem ser consumidos sozinhos ou combinados. Mas é importante ressaltar que os suplementos alimentares não são medicamentos, não substituem refeições e são recomendados de acordo com a necessidade de cada um.

Para aquelas pessoas que apresentam alguma situação de saúde peculiar, deficiência de nutrientes ou uma doença, o ideal é buscar uma orientação com um profissional da área médica ou nutricional para consumir o suplemento de forma correta e segura.

Para que servem os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares servem como complemento da alimentação, suprindo os nutrientes necessários para o organismo ter um bom funcionamento. Segundo pesquisa divulgada na Revista Médica da Universidade Federal do Paraná, também pode ser indicado às pessoas que não tenham tempo de fazer uma refeição adequada e/ou não obtêm os nutrientes necessários; também pode ser consumido antes ou depois das atividades físicas ou durante os treinos de longa duração.

Outra característica dos suplementos alimentares é ter a ação ergogênico, ou seja, são capazes de potencializar qualquer estratégia que envolva uma capacidade de trabalho, como, por exemplo, o processo de hipertrofia muscular, que, com a suplementação, consegue alcançar resultados eficientes.

As substâncias contidas na suplementação são: carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas, enzimas, aminoácidos, substâncias do metabolismo intermediário e outros tipos de extratos vegetais e animais. Ainda conforme a Revista Médica, existem os denominados suplementos de conveniência (barras energéticas e bebidas com carboidratos e minerais), que são produzidos com a quantidade de calorias e substâncias necessárias para atuarem no ganho ou na perda de peso e melhorarem o desempenho físico.

O que tomar para ganhar massa muscular?

Duas colheres de medição de suplemento

Atualmente no mercado há uma diversificação de suplementos alimentares que auxiliam no ganho de massa e nos treinos. Conheça alguns deles.

Whey protein ou outras proteínas

É uma proteína derivada do soro do leite que auxilia na recuperação muscular, colabora para o aumento de massa muscular e possui uma absorção mais rápida pelo corpo. Hoje em dia, existe a versão com proteínas veganas, que proporcionam o mesmo efeito.

Creatina

A creatina é um dos suplementos mais procurados e ideal para quem tem uma dieta para ganhar massa muscular, porque auxilia com o ganho de força, a expansão muscular e o ganho de massa muscular.

Multivitamínicos

Os suplementos multivitamínicos ajudam na aceleração da recuperação muscular e favorecem a manutenção do organismo, que é fundamental à saúde.

Hipercalóricos

Os suplementos hipercalóricos têm altas concentrações de calorias e são ideais para pessoas que tendem a ter algum problema para ganhar peso e massa muscular. Usar em excesso pode causar acúmulo de gordura.

Glutamina

A glutamina é um aminoácido produzido pelo próprio corpo e é a substância com maior presença nele. A suplementação de glutamina ajuda a evitar a queda desses aminoácidos no organismo depois do treino, o que prejudicaria a recuperação muscular. Contribui também no ganho de massa muscular.

ZMA

O ZMA é um composto mineral, e sua suplementação auxilia a combater o estresse oxidativo melhorando a recuperação, resultando no aumento de massa muscular e força. No entanto, é um investimento a longo prazo, porque os resultados não são visíveis em um curto período de tempo.

BCAAs

Os BCAAs são uma suplementação que advém dos aminoácidos de cadeia ramificada, fundamentais à reconstrução e recuperação muscular, reduzindo a fadiga muscular.

Dicas de como ganhar massa muscular

Além do consumo de suplementos alimentares, realizar exercícios para ganhar massa muscular, acompanhados de uma dieta balanceada, é fundamental para alcançar o aumento de massa muscular que almeja. A seguir, veja algumas dicas para atingir seu objetivo.

  • Durma cedo: o sono é fundamental para o metabolismo.
  • Não consuma bebidas alcoólicas: prejudicam a saúde e atrapalham o aumento dos músculos.
  • Não fume: afeta o desempenho físico e a respiração, prejudicando os pulmões.
  • Tenha uma alimentação regrada, uma sugestão seria alimentar-se de três em três horas, com alimentos balanceados.
  • Complemente sua alimentação com suplementos/shakes proteicos (BCAAs, aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais).
  • Tenha foco, o treino deve ser centrado nos exercícios, sem distrações como conversas e uso de celular.;
  • Treine intensamente com menos carga e com movimentos lentos e completos.
  • Procure um profissional da área para orientações de treino e suplementos, para não acarretar efeitos colaterais ou lesões.
  • Descanse seus músculos: o recomendado é descansar o músculo treinado por, no mínimo, 48 horas para catabolizar (processo de quebra das fibras musculares para ter energia).

Recomendações e cuidados para ganhar massa muscular

Para utilizar os suplementos alimentares como forma segura de ganhar massa muscular, é necessário se atentar a algumas recomendações. Antes de tudo, se assegure de que o produto não está irregular, pois alguns podem apresentar ingredientes sintéticos e extraídos de fontes não alimentares, ou ter ingredientes de fontes alimentares que passaram por processos de extração concentrada de substâncias tóxicas.

ganho de massa muscular

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é necessário sempre ler os rótulos e as informações do produto antes de adquiri-lo. Outro ponto é o consumo excessivo dos suplementos alimentares, que traz riscos à saúde e, ao invés de ajudar no objetivo buscado, pode gerar efeito contrário e problemas de saúde, como insuficiência renal, fraqueza muscular, manchas nos dentes e outros efeitos negativos.

Os suplementos alimentares podem ser usados por qualquer pessoa, mesmo não sendo praticante de esportes, desde que consulte um nutricionista ou médico para direcionar qual tipo de suplementação é ideal.

Na Growth, você encontra todos os tipos de suplementos alimentares de alta qualidade, dentro das regras da Anvisa e perfeitos para auxiliar no ganho de massa muscular, suprir os nutrientes, complementar a dieta e manter um corpo e hábitos mais saudáveis. Venha conferir o nosso catálogo.

 

Referências:

COSTA, Tatiana Munhoz da Rocha Lemos; BORBA, Victoria Zeghbi Cochenski. Suplementos Nutricionais. Suplementos Nutricionais, Revista Médica da Universidade Federal do Paraná, p. 123 – 133, junho/setembro 2015. Acesso em: 14 nov. 2021.

SUPLEMENTOS Alimentares: Suplementos Alimentares. [S. l.], maio/junho 2009. 1. Acesso em: 14 nov. 2021.

GAUDIO, Beatriz Plantickow. Suplementação alimentar para atletas. Suplementação alimentar para atletas, [s. l.], p. 1 – 71, 2013. Acesso em: 14 nov. 2021.

SUPLEMENTOS alimentares. Anvisa, 16 out. 2020. Acesso em: 14 nov. 2021.

CORPO & VIDA. Hipertrofia muscular: como conquistar o crescimento dos músculos. Hipertrofia muscular: como conquistar o crescimento dos músculos, [s. l.], p. 1 – 7, abril 2016. Acesso em: 14 nov. 2021.

DEGRANDIS, Fabrício. Conceitos Básicos na Hipertrofia e Eficácia da Suplementação. [S. l.], [S. D]. Acesso em: 14 nov. 2021.

PREFEITURA DE SÃO PAULO. Suplementos alimentares. [S. l.], 2021. Acesso em: 14 nov. 2021.

LETIERI, Rebeca. Suplementos alimentares: benefícios, efeitos colaterais, indicações e principais tipos. Portal de Notícias G1, 18 set. 2019. Acesso em: 14 nov. 2021.