O lado verde da força.

O Lado Verde da Força

É preciso uma imensa força interior para se opor ao status quo. É necessário coragem para resistir à pressão de aceitar o que as pessoas mais influentes nas nossas vidas consideram moralmente e culturalmente razoável, talvez até mesmo necessário. Comer carne é a regra na sociedade em que vivemos, e nós, vegetarianos, somos a exceção que provoca, sutilmente, o outro lado a uma reflexão: precisamos mesmo comer carne?

Hoje, posso afirmar com toda certeza que não. Não precisamos comer carne nem para sobreviver, nem para construir músculos ou ser um atleta de elite. Mas nem sempre tive essa convicção. O que eu sabia era que, definitivamente, não poderia mais ignorar que isso era incoerente com os meus valores.

Ser vegetariano não é sentir-se superior a ninguém, nem mesmo aos animais. A decisão de parar de comer carne é algo que acontece quando você não consegue mais ignorar aquela voz lá no fundo lhe dizendo que já está na hora. Vem das suas entranhas.

Preciso deixar uma coisa clara aqui: eu não posso, não quero e não vou lhe converter. O vegetarianismo não é uma religião, e sim uma escolha que deve partir de você. Ninguém mais tem o direito de fazer isso por você. Eu já estive no seu lugar, conheço as barreiras e vou lhe contar como venci cada uma delas.

Talvez você esteja justamente na zona de lançamento, à porta do avião, prestes a saltar, mas ainda sentindo um frio na barriga que lhe impede – O que vou comer a partir de agora? Como vou atingir minha necessidade de proteínas? De que forma minha família e meus amigos vão reagir? Como viver como um alienígena no planeta dos onívoros? – Deixa comigo, vou ser o seu mestre de salto.

Não importa se você chegou até aqui porque deseja se tornar vegetariano e não sabe como, se já reduziu seu consumo de carne mas está encontrando dificuldades e se sentindo inseguro, ou se é apenas um curioso e deseja saber o que um marombeiro que só come mato anda dizendo – a partir de hoje começa uma série de textos aqui no blog da Growth sobre esse assunto e eu gostaria de lhe dar as boas-vindas ao lado verde da força!

Sobre o autor: Filipe Testoni é nutricionista, especialista em Nutrição Vegetariana, Primeiro-tenente da Reserva do Exército Brasileiro e 2x campeão de fisiculturismo clássico pela IFBB/SC.