Receitas de mousse de chocolate fit para não fugir da dieta

Diogo Círico 18/10/2023

Quem disse que cuidar da saúde significa abrir mão das delícias da culinária? Às vezes, tudo o que precisamos é de um pequeno agrado ao paladar, e é aí que entra a mágica das receitas saudáveis e saborosas. Quando a vontade de um docinho bate à porta, não é preciso ceder às tentações menos saudáveis.

Se você é um amante do chocolate e busca opções mais equilibradas, por exemplo, veio ao lugar certo! A seguir, apresentamos as melhores receitas de mousse de chocolate fit para você preparar de maneira prática e rápida para o seu dia a dia. Confira!

Sumário

Mousse de chocolate fit é saudável?

A mousse de chocolate fit pode ser uma opção incrivelmente saudável, desde que você faça escolhas conscientes de ingredientes. Substituir o chocolate em pó tradicional por cacau 100%, por exemplo, é uma excelente ideia para deixar a sua receita mais saudável, já que o cacau é rico em antioxidantes e não possui açúcar. 

Além disso, você pode enriquecer sua mousse com whey protein, o que não apenas adiciona proteína à sua dieta, mas também contribui para a sensação de saciedade. Optar por leite desnatado ou bebida vegetal é outra maneira inteligente de diminuir calorias e gorduras, sem comprometer o sabor.

Então, mãos à obra. Vamos explorar essas receitas incríveis que podem transformar o chocolate em um aliado na busca por um estilo de vida mais saudável!

Como incluir mousse de chocolate fit na dieta?

A mousse de chocolate fit pode ser uma excelente escolha como sobremesa após o almoço, satisfazendo sua vontade de doce sem comprometer seus objetivos de saúde. Além disso, pode ser incorporada no pré ou pós-treino, proporcionando energia e nutrientes essenciais para o desempenho atlético e recuperação muscular.

A chave para incluir a mousse de chocolate fit em sua dieta é fazer adaptações inteligentes na receita. Isso significa escolher ingredientes mais saudáveis. Além disso, controlar o tamanho das porções é fundamental para manter o equilíbrio calórico.

Lembre-se de que, mesmo sendo uma sobremesa fit, a mousse de chocolate ainda é uma sobremesa e deve ser consumida com moderação. É uma maneira deliciosa de recompensar a si após uma refeição nutritiva ou de abastecer seu corpo antes ou depois de um treino. 

Receitas de mousse de chocolate fit

Agora, vamos explorar algumas receitas fit incríveis que vão te ajudar a incorporar a mousse de chocolate de forma estratégica em sua dieta. 

Mousse de chocolate fit proteico

Ingredientes
  

  • 2 abacates maduros;
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar;
  • 3-4 colheres de sopa de mel ou adoçante natural de sua preferência;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • Uma pitada de sal;
  • 1/4 de xícara de leite vegetal ou desnatado;
  • Raspas de chocolate amargo para decorar opcional.

Modo de preparo
 

  • coloque a polpa do abacate em um liquidificador ou processador de alimentos. Adicione o cacau em pó, o mel (ou adoçante), o extrato de baunilha e o sal. Adicione o leite aos poucos e bata até obter uma mistura cremosa e homogênea. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora para firmar e obter a textura de mousse.

Mousse de chocolate fit com banana

Ingredientes
  

  • 1 banana congelada;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 1 colher de chá de nibs de cacau opcional.

Modo de preparo
 

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Sirva em uma taça e adicione os nibs de cacau para complementar.

Mousse de chocolate fit com 3 ingredientes

Ingredientes
  

  • 160 g de chocolate meio amargo ou amargo;
  • 2 potes de iogurte natural;
  • 1 xícara de leite em pó 100g integral ou desnatado.

Modo de preparo
 

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Sirva gelado.

Referências:

FIT RECEITAS. Mousse de chocolate fit. Acesso em: 15/09/2023.

RECEITAS NESTLÉ. Mousse de banana. Acesso em: 15/09/2023.

SUPER NOSSO. Mousse de chocolate fit com 3 ingredientes. Acesso em: 15/09/2023.

Visitado 1.768 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067