Quais são os melhores termogênicos?

Diogo Círico 16/11/2022

Termogênicos: quais são os melhores?

Saiba mais sobre o que são termogênicos e qual é o melhor para você!

Quem deseja uma vida mais saudável ou perder peso costuma buscar algumas alternativas para ajudar a chegar no seu objetivo. Nesse sentido, uma das opções mais utilizadas são os termogênicos, suplementos indicados para quem quer queimar a gordura corporal.

Quando aliados a uma dieta balanceada e a uma rotina de atividades físicas, os termogênicos ajudam a acelerar o metabolismo e proporcionam mais energia, consequentemente auxiliando no emagrecimento.

Esses suplementos — ou, em alguns casos, alimentos — causam um aumento de temperatura dentro do organismo e geram a queima de calorias. Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo para conhecer os melhores termogênicos, como funcionam e muito mais!

O que é o termogênico?

Ao contrário do que muitos podem pensar, o termogênico não é apenas suplementos para quem busca emagrecer ou potencializar o treino. Podendo ser encontrada em alimentos, essa substância consegue manter a temperatura corporal interna equilibrada com a do ambiente, além de estar relacionada diretamente ao metabolismo.

Os termogênicos têm como objetivo aumentar o tempo de digestão e promover um maior gasto energético e consumo de calorias, queimando as gorduras, ou seja, as reservas energéticas. Além disso, também auxiliam o desempenho durante os treinos, elevam a concentração, melhoram a circulação sanguínea e estimulam o sistema digestivo.

Em geral, o termogênico é o alimento — ou suplemento — que, por meio da ação de algumas substâncias, proporciona a termogênese, isto é, acelera o metabolismo e gera a queima da gordura corporal.

A suplementação pode ser feita a partir da inserção desses alimentos na rotina, assim como em cápsulas ou comprimidos.

Confira alguns alimentos termogênicos que podem ser incluídos facilmente no seu planejamento alimentar:

  • guaraná;
  • café;
  • gengibre;
  • chá-verde;
  • pimenta vermelha;
  • canela;
  • chá de hibisco;
  • alho.

No caso das suplementações, cada fabricante pode utilizar uma forma diferente para alcançar a termogênese, mas a maioria usa a propriedade base dos alimentos termogênicos, como os suplementos à base de cafeína.

Para que servem os termogênicos?

No geral, os termogênicos são ótimos aliados para quem já está realizando alguma atividade física e tem uma rotina de alimentação balanceada. Basicamente, a substância acelera o metabolismo e proporciona a queima das calorias, aumentando o consumo de energia corporal.

O efeito do termogênico age diretamente sobre o metabolismo celular e transforma o corpo em uma máquina que produz mais calor e menos energia ao quebrar um nutriente. Por isso, é uma ótima opção para quem busca perder peso mais rapidamente.

Veja, a seguir, outras funções dos termogênicos.

Queima de gordura corporal

Como visto, por acelerar o metabolismo, o termogênico eleva o gasto calórico e contribui para o emagrecimento. Mas essa perda de peso é atingida se você já está realizando atividades físicas e seguindo uma dieta balanceada.

Mais rendimento físico

As substâncias encontradas nos termogênicos ajudam a pessoa a treinar com mais disposição e, consequentemente, mais intensidade. Além disso, a maioria deles têm antioxidantes, componentes aliados no processo da recuperação para os próximos treinos.

Aumento de energia

Os termogênicos não auxiliam apenas atletas ou quem está buscando aumentar o seu rendimento físico, sendo também ótimos aliados de pessoas que têm uma rotina muito intensa, pois fornecem mais energia e concentração para realizar as atividades.

As substâncias encontradas nos termogênicos, como a cafeína, favorecem o estímulo de energia para melhorar o rendimento nos treinos ou em tarefas que requerem mais concentração.

Como tomar termogênico?

Uma dúvida comum é a respeito de qual é a melhor forma ou hora de tomar o termogênico: em jejum, antes do treino ou depois do café da manhã? Nesse sentido, é importante ter atenção e seguir corretamente a indicação do profissional de saúde, uma vez que o consumo errado pode gerar efeitos indesejados, como insônia, caso você tome o suplemento pela noite.

Em geral, o termogênico deve ser consumido durante o dia, de preferência antes do treino, uma vez que a cafeína na composição auxilia na concentração, na cognição e dá mais disposição para as atividades físicas. Porém, como dito, se você treina durante o período da noite, evite o produto como pré-treino, uma vez que ele pode prejudicar a sua qualidade do sono.

O ideal é tomar o suplemento 30 minutos antes da atividade que requer mais concentração de energia, uma vez que esse é o tempo que o produto precisa para entrar no organismo e começar a ser liberado na circulação sanguínea. Desse modo, ele combate o cansaço e estimula o estado de vigília.

Para quem treina durante a noite, o ideal é não consumir o termogênico como pré treino e se atentar para consumi-lo entre 6h e 8h antes do seu horário de sono/dormir. Nesse caso, o produto pode ser ingerido no início do dia e, da mesma forma, também trará os benefícios que você procura antes do treino.

Ainda não existem estudos que comprovem se há mais eficácia quando consumido em jejum, mas, junto a um profissional nutricionista ou médico, é possível entender como cada pessoa e corpo reagem com o termogênico no organismo.

A quantidade ideal depende da concentração das substâncias do suplemento dentro da cápsula, assim como de qual é o objetivo de cada pessoa. Em média, a indicação é ingerir uma cápsula ao dia.

Quais são os benefícios dos termogênicos?

O processo da termogênese, que utiliza a gordura como principal combustível, acontece o tempo todo no organismo. No entanto, com o auxílio de suplementos, esse efeito é potencializado e traz diversos benefícios para o nosso bem-estar, como:

  • mais foco;
  • auxílio no emagrecimento;
  • mais disposição nos treinos;
  • melhora na circulação sanguínea;
  • age na manutenção da massa magra;
  • acelera o metabolismo.

Essa suplementação alimentar é ideal para quem busca melhores resultados físicos e mais energia e disposição para o dia a dia. Como os termogênicos promovem a aceleração do metabolismo, são ótimos aliados no emagrecimento e na manutenção da massa magra, auxiliam na estimulação do sistema nervoso central e também fortalecem o sistema imune.

Quais são os melhores termogênicos?

A suplementação alimentar é essencial para quem busca melhorar os resultados das atividades físicas e acelerar o metabolismo, proporcionando ainda mais rapidez no processo de emagrecimento.

Nesse sentido, o termogênico é um dos suplementos mais utilizados pelos praticantes de exercícios, pois auxilia na perda de peso, dá mais energia e promove uma performance superior nos treinos.

Além disso, ele também é um ótimo aliado para quem tem uma rotina acelerada e precisa de mais energia para passar o dia sem sentir aquela sensação de cansaço o tempo inteiro.

Mas qual é o melhor termogênico? No geral, os produtos mais potentes incluem cafeína, gengibre e pimenta. As propriedades encontradas no café estimulam o sistema nervoso central, dando mais sensação de alerta e reduzindo a fadiga, aumentando a capacidade e desempenho atlético.

Por sua vez, o gengibre atua como fonte de nutrientes muito utilizados por quem pratica exercícios, como a vitamina B6, o magnésio e o potássio. Ele também é um poderoso antioxidante e ajuda a elevar a imunidade.

Já as pimentas promovem termogênese, estimulando a produção de endorfina e bloqueando enzimas, provocando ainda mais a sensação de bem-estar já adquirida nas atividades físicas. Isso auxilia na redução do apetite e aumenta a sensação de saciedade.

Essas substâncias podem ser consumidas nos produtos in natura, que agem como termogênicos naturais. Porém, quando ingeridas juntas em um suplemento, os seus efeitos são potencializados e trazem resultados mais rápidos e em maior quantidade.

Melhores termogênicos da Growth Supplements

Para encontrar os melhores suplementos, conte com a Growth Supplements. Confira algumas opções a seguir.

Hot Termogênico

O Hot Termogênico é um produto desenvolvido para otimizar a queima de gordura e perda de peso. Com ativos termogênicos como gengibre, pimentas e cafeína, a substância age estimulando o sistema nervoso central, ocasionando o aumento da disposição e melhor rendimento físico para as atividades físicas.

Além disso, o suplemento estimula o foco e eleva a concentração na rotina e nos exercícios.

Cafeína

A cafeína é um elemento muito utilizado por atletas, uma vez que sua adrenalina deixa o corpo em estado de alerta, proporcionando mais energia. Assim, o termogênico Cafeína da Growth Supplements ajuda a gerar mais desempenho e eficiência nos exercícios. Com isso, os treinos são prolongados e os efeitos da fadiga são retardados.

É recomendável que esse termogênico seja consumido antes de realizar a sua série de exercícios, uma vez que ele dá mais energia e disposição, além de aumentar o seu pico de concentração.

Em geral, o ideal é que os suplementos sejam utilizados com orientação e acompanhamento de um profissional da área de saúde para que os resultados sejam atingidos da melhor forma, controlando possíveis efeitos colaterais.

Além disso, para alcançar os resultados desejados e manter o corpo definido, é preciso lembrar que os termogênicos não têm eficácia sozinhos. Por isso, é fundamental manter a rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais informações sobre saúde, bem-estar e dicas para ter mais qualidade de vida.

Referências

1 – CARVALHO, Isabella; SANTOS, Eduarda; SANTOS, Jânio. Uso de termogênicos por praticantes de musculação: uma revisão em torno dos benefícios e malefícios. Research, Society and Development. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29463. 2022. Acesso em: 21 ago. 2022. 

2 – OLIVEIRA, Sara et al. Perfil do consumo de termogênicos por praticantes de atividade física em academias e identificação de possíveis efeitos adversos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 1981. Acesso em: 21 ago. 2022.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 40 vezes, 2 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067