Os melhores suplementos para alavancar sua performance: confira!

Diogo Círico 27/01/2023

Quando começamos uma vida com novos hábitos, como uma alimentação equilibrada ou incluímos atividades físicas na rotina, muitas vezes pensamos em formas de melhorar o desempenho, seja por meio de vitaminas ou com os melhores suplementos, para assim alcançar ainda mais rápido, e de maneira saudável, esse objetivo.

Eles são muito indicados para alavancar sua performance, atendendo as necessidades individuais de cada um. Por exemplo, se você já iniciou o treinamento em alguma modalidade ou musculação, ter uma rotina de dieta saudável e a suplementação adequada para o seu objetivo, irá te render ótimos resultados.

Se você quer saber mais sobre os tipos de suplementos e quando utilizá-los, confira esse artigo!

O que são suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são substâncias produzidas visando complementar a alimentação. Costumam ser compostos de vitaminas e minerais e, nos casos indicados para as atividades físicas, também contam com produtos termogênicos, proteínas ou carboidratos.

Eles não são medicamentos e não servem para tratar ou prevenir doenças, são destinados às pessoas saudáveis que buscam obter mais uma fonte de nutrientes e substâncias bioativas para o bom funcionamento do corpo e melhor desempenho do organismo.

A suplementação também não substitui uma boa alimentação. Os produtos utilizados para auxiliar na hipertrofia ou aumentar a performance não funcionam sozinhos, são aliados de exercícios físicos e dieta para potencializar ainda mais os seus resultados.

Para saber quando usar suplementos, o mais indicado é buscar a orientação de um profissional, mas a partir do momento que você está buscando melhorar seu desempenho e ter outra fonte de proteínas e nutrientes, é possível começar a pensar nos produtos.

Como eles auxiliam seus resultados?

Os suplementos são produtos que complementam a alimentação e o treinamento para o aumento de massa ou emagrecimento, dependendo de qual é o seu objetivo. Eles auxiliam na reposição de nutrientes perdidos ao longo das realizações de exercícios físicos ou dieta.

Buscando auxiliar os resultados, eles são produtos com características nutricionais que ajudam a suprir a carência de vitaminas, o equilíbrio do organismo, o bom desempenho e o funcionamento do corpo.

Cada um tem uma finalidade, então se você está começando os treinos, antes precisa saber qual é o seu objetivo (emagrecer, ganhar massa, melhorar a performance, aumentar as proteínas do corpo, etc), para entender qual é o suplemento mais indicado à você.

Por exemplo, os melhores suplementos para hipertrofia, são os com alta concentração de proteína. Eles são utilizados para evitar o catabolismo e auxiliar no ganho de músculos.

Os melhores suplementos para emagrecer são os que possuem ação termogênica, pois aumentam o metabolismo basal e contribuem para a eliminação de gordura.

Apesar de serem eficazes no processo da perda de peso ou hipertrofia, eles são apenas um complemento e não substituem uma dieta nutritiva e equilibrada, além de uma boa rotina de prática de exercícios.

Quais os melhores suplementos e para que servem?

Cada suplemento possui uma função específica para o melhor desempenho do organismo. Se você está buscando melhorar seus resultados em algum esporte, aumentar sua performance física enquanto treina ou até mesmo perder peso, eles podem auxiliar.

Confira um pouco mais dos principais produtos encontrados no mercado, para que servem, e quando tomar suplementos.

Whey Protein

O Whey Protein é muito utilizado para quem está no processo de hipertrofia, pois ajuda bastante na ingestão de aminoácidos, sendo também de uma grande importância para todo o processo de treinamento.

O consumo adequado de proteínas ajuda no processo de construção e reparo do tecido muscular, promovendo mais força e melhorando a performance, além de auxiliar na velocidade de recuperação dos músculos e evitar lesões.

Creatina

A creatina é uma substância naturalmente produzida pelo corpo e também auxilia no fornecimento rápido de energia, oferecendo uma maior capacidade de realizar treinos com mais força.

Esse produto é muito indicado para realizar atividades com pico de intensidade repetidos, como musculação, lutas e até mesmo futebol.

Termogênicos

Esse é um dos suplementos ideais para quem visa queimar a gordura corporal, quando aliado a uma dieta balanceada e atividade física de alta intensidade. Eles também aceleram o metabolismo, proporcionando mais energia.

BCAA

O BCAA é uma cadeia de aminoácidos ramificados que visa contribuir para a reposição da substância no organismo, evitando a perda muscular e a sensação de fadiga, proporcionando alívio de dores.

Multivitamínico

Como mencionado, os multivitamínicos não são remédios e sim suplementos que suprem as necessidades nutricionais em deficiência do organismo, como alguns minerais e vitaminas. Podem ser indicados em qualquer fase da vida, sendo facilmente adaptados em qualquer rotina.

Albumina

Esse também é uma substância produzida naturalmente pelo corpo. A albumina tem como principal finalidade contribuir para o ganho de massa muscular, devido ao seu elevado nível proteico.

Glutamina

A glutamina é um aminoácido muito indicado para os vegetarianos e veganos que praticam atividade física de longa duração. Seu principal objetivo é ajudar na recuperação dos músculos após as atividades físicas, auxiliando na hipertrofia.

Esse suplemento contribui para o ganho de massa muscular e permite a criação de novos tecidos rapidamente, além de auxiliar no sistema imunológico e na saúde intestinal.

Cafeína

Os suplementos à base de cafeína são estimulantes que aumentam os níveis de energia e atenção, também reduzindo a percepção de fadiga.

A cafeína também aumenta a performance, força e potência dos treinos, utilizada principalmente em atividades como corrida em distância e intensidade variada, futebol e tênis.

Agora que você entendeu o que são suplementos e para que servem, conte com a Growth Supplements para garantir as melhores opções do mercado. Conheça o nosso catálogo de produtos e melhore seu desempenho físico hoje mesmo!

Referências

1 – RSD Journal. Uso de termogênicos por praticantes de musculação. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29463/25766 > Acesso em 11 de dezembro de 2022.

2 – Dialnet. Suplementação e consumo alimentar em praticantes de musculação Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6306075 > Acesso em 11 de dezembro de 2022.

Visitado 57 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067