Qual o melhor termogênico para emagrecer?

Diogo Círico 19/12/2022

Quando você está em um processo de perda de peso, é normal procurar por dicas e opções de produtos que podem auxiliar durante esse período. Essa ajuda pode ser uma mudança na alimentação, a ingestão de certos alimentos, início de alguma atividade física ou até mesmo um suplemento.

É aí que entram os termogênicos, muito conhecidos por aumentar a temperatura do organismo ao acelerar o metabolismo, trazendo efeitos mais rápidos para a perda de gordura e o emagrecimento.

Mas você sabe como esse suplemento funciona ou qual o melhor termogênico para emagrecer? Então, confira este conteúdo que preparamos para tirar todas as dúvidas sobre o tema!

Sumário

O que é termogênico?

Para entender o que é uma substância termogênica e o que ela pode fazer em seu organismo, é preciso entender o conceito da palavra e sua ação em geral.

Segundo a física, a palavra “termogênese” é definida como a produção de calor. No caso que estamos tratando, essa produção é gerada dentro do corpo, ou seja, é uma forma natural de gerar calor.

Mas como isso interfere no processo de emagrecimento? É simples: alguns alimentos e suplementos são termogênicos. Assim, quando ingeridos, eles ativam ou potencializam o mecanismo que gera calor, elevando o aumento do gasto energético e ajudando na queima de gordura.

Vale ressaltar que todos os alimentos demandam energia para serem digeridos. No entanto, os termogênicos têm como principal diferencial a dificuldade de serem digeridos pelo organismo.

Então, o corpo precisa produzir ainda mais calor para realizar a quebra do produto em partículas menores e realizar a digestão. Desse modo, eles auxiliam no aumento do gasto calórico e por consequência aumentando a “queima” de gordura, um dos objetivos de quem deseja emagrecer de forma saudável.

Entre algumas opções termogênicas, podemos destacar:

  • café;
  • pimenta;
  • canela;
  • gengibre.

Contudo, uma ótima alternativa para quem está em dieta para emagrecer, aliada à rotina de exercícios físicos, são os suplementos termogênicos. Eles induzem a aceleração do metabolismo e fazem com o que o corpo queime mais calorias.

Para que serve o termogênico?

Como visto, o termogênico é muito utilizado para aumentar a queima de calorias gerada pela aceleração do metabolismo no corpo, facilitando o emagrecimento. Mas, além disso, eles colaboram para a sensação de saciedade, o controle do estresse e a eliminação de líquidos.

Outra função desse tipo de produto está relacionada ao controle e à manutenção do peso. Isso acontece porque os seus efeitos no metabolismo ajudam na redução da gordura corporal, ou seja, são indicados para quem deseja evitar o efeito sanfona, ao começar um planejamento alimentar.

Porém, o suplemento termogênico não deve ser visto como um substituto das refeições e, especialmente, de uma alimentação balanceada e equilibrada, mas sim como um aliado para alcançar os seus objetivos.

De maneira resumida, podemos dizer que a principal função dos termogênicos é ajudar o corpo a obter mais energia através da “queima” de gordura. Entretanto, eles também têm importantes funções para o organismo, como:

  • ação anti-inflamatória e antioxidante;
  • evita o envelhecimento precoce;
  • oferece mais energia e vitalidade para os exercícios físicos;
  • melhora a sensibilidade à insulina.

Qual o melhor termogênico para emagrecer?

Os termogênicos são substâncias que podem ser encontradas de diversas formas, como as fontes naturais nos alimentos ou os suplementos, por exemplo.

Desse modo, é possível definir que o melhor termogênico é aquele que está de acordo com o seu objetivo e atende às necessidades do seu planejamento. Por isso, separamos uma lista com alguns produtos para você conhecer e entender qual é o mais indicado para o seu caso.

Hot Termogênico | Growth Supplements

Desenvolvido para otimizar o processo de termogênese no corpo, o Hot Termogênico eleva a demanda energética já existente no corpo. Então, com a prática de exercícios, esse suplemento aumenta a necessidade calórica, potencializando o efeito da perda de peso.

Cafeína (420MG) – Growth Supplements

Esse suplemento é composto por um dos alimentos termogênicos mais conhecidos: o café. A Cafeína é um tipo de termogênico que proporciona muitas vantagens e benefícios para quem pratica atividades físicas, pois estimula o sistema nervoso e acelera o metabolismo basal.

Dessa forma, ele melhora o desempenho durante os treinos e transforma a gordura em fonte de energia, além de diminuir a fadiga mental e aumentar a concentração e o estado de alerta.

Mas, assim como os demais termogênicos, a cafeína é uma ótima aliada para quem já tem hábitos alimentares saudáveis e mantém uma rotina de exercícios físicos regulares.

Óleo de cártamo + Coco + Chia + Cromo + VIT. E | Growth Supplements

Essa é uma opção de termogênico bastante completa, graças às substâncias que o compõem. Em conjunto, o óleo de cártamo, de coco e de chia, o cromo e a vitamina E têm as suas propriedades ainda mais potencializadas.

Essa é, inclusive, uma estratégia muito eficiente para você consumir de uma vez só esses nutrientes que são importantes para o organismo.

Gengibre em pó | Growth Supplements

Também feito de um dos termogênicos naturais, o suplemento de Gengibre em pó é extraído da raiz do gengibre, sendo muito indicado para os atletas.

Os benefícios do gengibre auxiliam na queima de gordura, na perda de peso e na redução da fadiga muscular. Mas, além do efeito termogênico, ele também tem ação analgésica e anti-inflamatória, ideais para a recuperação do músculo.

Como escolher o melhor termogênico para emagrecer?

Para determinar qual é o melhor termogênico para emagrecer, é preciso ter atenção aos ingredientes e à composição do produto. Afinal, por não existir uma fórmula única, cada um possui uma indicação diferente.

Por isso, opte por suplementos que oferecem alta aceleração do metabolismo, ajudam a aumentar a temperatura do corpo e estimulam o processo natural de queima de calorias.

Além disso, contar com o acompanhamento e orientação de um profissional, como um nutricionista, é fundamental, pois ele será capaz de recomendar os produtos ideais para o seu tipo de organismo e seus objetivos.

Gostou do conteúdo? Então, continue navegando pelo nosso blog para conferir mais dicas para ter uma vida mais saudável e equilibrada!

Referências:

Growth Suplementos. Termogênicos. Disponível em: <https://www.gsuplementos.com.br/termogenico/ > Acesso em 24 de outubro de 2022.

OLIVEIRA, Ana Paula; etc. Avaliação dos efeitos de fitoterápicos termogênicos em parâmetros antropométricos de pacientes com sobrepeso e obesidade. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6301515 > Acesso em 24 de outubro de 2022.

BERLEZE, Luciana. Termogênicos: um ponto de partida para o desenvolvimento de novos fármacos anti-obesidade.
Disponível em: Termogênicos: um ponto de partida para o desenvolvimento de novos fármacos anti-obesidade. <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/152796/000904987.pdf?sequenc > Acesso em 24 de outubro de 2022.

Visitado 81 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067