Melancia engorda?

Melancia engorda? Veja benefícios e mitos

A melancia é uma fruta refrescante para comer em qualquer refeição do dia, além de ser uma excelente fonte de hidratação e vitaminas durante uma rotina agitada.

Mas será que a melancia engorda? Confira a seguir os benefícios e valores nutricionais da fruta.

Melancia: valores nutricionais
Melancia é bom para quê?
Melancia engorda ou emagrece, afinal?
Melancia ajuda a emagrecer?
Melancia faz bem para a saúde

Melancia: valores nutricionais

A melancia é uma fruta que oferece variedade em suas categorias, como a melancia riscada e a melancia sem semente. É um dos alimentos saudáveis ricos em vitaminas que pode ser consumido sozinho ou no preparo de receitas.

Além da utilização da polpa, podemos aproveitar outras partes da fruta, como a casca para aplicações na pele, a parte branca para a produção de doces como geleias e até mesmo a semente para o preparo de farinha para pães.

Segundo a Embrapa e a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), a cada 100 g de polpa de melancia, estão concentrados, em média:

· Energia: 33 kcal e 136 kJ
· Umidade: de 90,7% a 92%
· Carboidrato: de 6,4 a 8,1 g
· Proteína: 0,9 g
· Fibra Alimentar: 0,1 g
· Potássio: de 104 a 116 mg
· Fósforo: 12 mg
· Magnésio: 10 mg
· Cálcio: 8 mg
· Vitamina A: de 365,10 a 590 UI
· Vitamina B1: 0,08 mg
· Vitamina B2: 0,04 mg
· Vitamina B5: 0,20 mg
· Vitamina C: de 6,1 a 9,5 mg

Melancia é bom para quê?

Como vimos, a melancia tem alto valor nutricional, e, por isso, incluí-la no cardápio do dia a dia faz com que o nosso corpo funcione melhor.

Mas quais os benefícios da melancia? Confira a seguir algumas ações, de acordo com a nutricionista Sofia Oliveira, do blog Nutrição Integrativa, e a Embrapa.

· Age como ação antioxidante.
· Hidrata, devido à sua alta concentração de água.
· Previne com ação anticancerígena, como câncer de cólon, próstata e pulmão.
· Ajuda para o bom funcionamento do sistema imunológico com a defesa do organismo.
· Ajuda na redução do nível de colesterol no sangue.
· Auxilia na prevenção de doenças crônicas, como cardiovasculares.
· Ajuda na eliminação do ácido úrico.
· Atua como anti-inflamatório no tratamento de pele, como erisipela.
· Age com controle da pressão arterial.
· Ajuda na saúde dos olhos.
· Auxilia no tratamento de acidez estomacal e inflamação das vias urinárias.
· Age de maneira diurética com a eliminação de resíduos.

Para praticantes de atividades físicas mais intensas, a melancia pós-treino é uma ótima opção para repor o potássio, pois ajuda na recuperação dos músculos, além de hidratar e trazer refresco logo após a atividade.

Melancia engorda ou emagrece, afinal?

É mito que a melancia engorda! Segundo Diogo Círico, nutricionista esportivo e responsável técnico da Growth Supplements, nenhum alimento pode ser classificado como “engorda ou emagrece”, justamente por fornecer nutrientes e calorias essenciais para o funcionamento do nosso corpo.

Então, comer muita melancia engorda? Depende. Ainda segundo o nutricionista, você só ganhará peso se ingerir mais calorias do que gastar, então é preciso estar atento ao ritmo das suas atividades e o quanto de calorias você ingere durante o dia, para manter uma dieta alimentar balanceada.

Lembrando que é muito importante o acompanhamento de um profissional da área da saúde, para avaliar as necessidades atuais, bem como analisar outros fatores que podem levar ao aumento de peso, como genética e sedentarismo.

Melancia ajuda a emagrecer?

Por conter baixo valor calórico, a melancia pode ser uma aliada em uma dieta, principalmente pelo fato de suas fibras agirem como reguladoras do trânsito intestinal, auxiliando na eliminação de toxinas e reduzindo o colesterol.

As vitaminas e os minerais presentes na fruta ajudam a aumentar os glóbulos vermelhos, oferecendo mais disposição para a realização das atividades.

Tenha sempre em mente que para emagrecer é preciso consumir menos calorias do que gastamos. Portanto, o horário, como o consumo de alimentos com carboidrato à noite, não interfere na dieta, uma vez que você está dentro das necessidades calóricas diárias.

Melancia faz bem para a saúde

Agora que você sabe todos os benefícios e nutrientes da melancia, aproveite para navegar em nosso menu e conhecer mais sobre as propriedades de outras frutas, como se o açaí engorda e a banana engorda.

Aqui, no blog da Growth, também disponibilizamos deliciosas receitas com banana para diversificar o seu cardápio de maneira saudável e saborosa. Não deixe de conferir!

REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Sofia. Os benefícios da melancia. Nutrição Integrativa, [s. l.], 30 ago. 2016.
NEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO). 1ª ed. Campinas: NEPA – UNICAMP, [s. l.], p. 40-41, 2004.
RESENDE, Geraldo Milanez de; DIAS, Rita de Cássia Souza. Cultivo de Melancia: Composição química. Embrapa, [s. l.], dez. 2006.