Opções de lanche da tarde fit

Growth 19/12/2022

Quem está em busca de uma vida mais saudável ou passando por um processo de emagrecimento, sabe que uma das principais recomendações é comer de três em três horas, especialmente se o seu foco é a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa muscular.

Quando se trata de dieta, geralmente é fácil encontrar opções variadas para o café da manhã, o almoço e o jantar. Porém, uma das maiores dificuldades das pessoas em manter um planejamento alimentar focado na perda de peso é a falta de alternativas para o lanche da tarde fit.

Por isso, muitos acabam pulando ou substituindo por algo que elas classifiquem como ideal, essa refeição que é tão importante para a manutenção do metabolismo, o controle da glicemia e o manuseio da massa muscular.

Pensando nisso, separamos neste post algumas opções deliciosas e saudáveis para você incluir no seu lanchinho da tarde e não prejudicar a sua saúde, o seu treino e a sua dieta. Confira!

Qual é a importância do lanche da tarde fit?

O processo de emagrecimento, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não se dá com a restrição das refeições. Comer várias vezes ao dia, especialmente alimentos ricos em nutrientes, é fundamental para manter a saúde em dia e acelerar o metabolismo do corpo, ponto principal para quem está no caminho da perda de peso.

O organismo e a mente precisam de energia para funcionar bem e, como você sabe, a melhor forma de trazer energia ao corpo é por meio dos alimentos. Então, todas as refeições são importantes, como também o lanche da tarde, aquele espaço entre o almoço e o jantar.

Veja, a seguir, alguns benefícios de incluir o lanche da tarde fit em sua dieta.

Acelera o metabolismo

Essa é a parte do organismo responsável por transformar o alimento em energia, fornecendo combustível para o corpo funcionar.

Quanto mais acelerado e ativo o metabolismo estiver, mais ele vai funcionar queimando gordura como fonte primária de energia. Para isso, é fundamental consumir alimentos ricos em nutrientes.

Controla o apetite

O lanche da tarde auxilia no controle do apetite, pois a sensação de saciedade por um período maior evita que você chegue à mesa para as principais refeições com fome acumulada.

Esse excesso de apetite faz com que as pessoas optem por porções maiores e, geralmente, ricas em açúcares e gorduras também.

Fonte de glicemia

Para garantir a energia que o corpo precisa, é necessário consumir uma fonte de carboidrato, para liberar glicose na corrente sanguínea, pois ao ficar muito tempo sem ingerir esse tipo de alimento, o corpo utilizará a proteína como fonte de energia e o organismo fica em estado de defesa.

Por isso, o ideal é realizar refeições completas, de preferência, composta com todos os macronutrientes para que não haja oscilações nos níveis de glicemia.

O que comer no lanche da tarde fit?

Para ser completo e estar de acordo com a sua dieta e o objetivo que você deseja alcançar, é preciso montar um lanche da tarde com alternativas práticas e saudáveis.

O ideal é combinar opções estratégicas, como carboidrato com proteínas, que você encontra no pão integral e no peito de peru, ou carboidrato com gorduras saudáveis, como barrinhas de cereais e castanha de caju ou nozes.

Outra dica relevante para a combinação do seu lanche da tarde é escolher alimentos com uma boa densidade nutritiva. Ou seja, a refeição pode conter calorias, mas deve oferecer valor nutricional, com vitaminas e minerais.

Quem está procurando ideias de lanche da tarde fit, muito provavelmente está em processo de emagrecimento. Para isso acontecer, é essencial entender que os resultados não aparecem da noite para o dia e que é preciso respeitar os limites do organismo.

Para emagrecer de forma saudável, é necessário ingerir refeições que auxiliem nesse processo, ou seja, consumir alimentos que irão regular o metabolismo e deixar o apetite mais controlado, mantendo uma sensação de saciedade por mais tempo.

Por isso é tão importante manter alimentos saudáveis em suas opções de lanche da tarde fit, além de não pular essa refeição.

Confira algumas opções de lanche da tarde fit

Agora que você já sabe a relevância de manter o lanche da tarde em sua rotina, confira algumas sugestões deliciosas para incluir no seu cardápio!

mix de castanhas e frutas secas em uma tigela

Mix de castanhas e frutas secas

Ingredientes
  

  • nozes
  • castanha-de-caju
  • Uvas passas
  • Macadâmias
  • amêndoas
  • Damasco

Modo de preparo
 

  • Adicione tudo em um bowl e sirva.

Panqueca fit

A panqueca fit é ideal para quem está no processo de ganho de massa muscular. Ela é rica em fibras e é uma opção de lanche da tarde completo.

Receita de panqueca fitness

Receita de panqueca fitness

Ingredientes
  

  • 1 clara
  • 1 ovo inteiro
  • 1 banana nanica amassada
  • 2 colheres de sopa farelo de aveia
  • 1 colher linhaça
  • 1 scoop Whey Protein;
  • 1 pitada canela em pó
  • 1 gota essência de baunilha

Modo de preparo
 

  • Adicione os ovos, a baunilha e a canela no liquidificador. Comece a bater e vá adicionando os ingredientes como a banana, Whey Protein, o farelo e a linhaça.
  • Assim que adicionar a linhaça, a massa já pode ir para o fogo.
  • Aqueça a frigideira antiaderente em fogo baixo untada com algumas gotas de óleo de coco.
  • Despeje a mistura aos poucos, criando as camadas de panqueca de Whey Protein do jeito que você preferir.
  • Elas assam bem rápido, por isso fique de olho para não queimar – e também não esqueça de virá-la para dourar o outro lado.
  • Para servir, corte algumas frutas e recheie com um pouco de mel ou geléia light.

Mingau de aveia com whey protein

O mingau de aveia com whey é uma fonte de proteínas, é saudável e muito fácil de preparar.

Mingau de Whey Protein

Mingau de Whey Protein

Confira a receita completa deste mingau de aveia proteico!

Ingredientes
  

  • 1 xícara leite de amêndoa ou leite sem lactose
  • 1/2 xícara aveia
  • 1 scoop Whey Protein sabor baunilha
  • canela em pó a gosto

Modo de preparo
 

  • Coloque o leite, a aveia e o whey protein em uma panela.
  • Cozinhe em fogo médio, mexendo por alguns minutos até engrossar.
  • Sirva em um prato fundo e polvilhe a canela em pó por cima da mistura.

Agora que você conheceu algumas receitas de lanche da tarde fit, continue navegando pelo blog da Growth Supplements para ficar por dentro de outros conteúdos e dicas para ter uma vida mais saudável!

Referências

1 – ALMEIDA, Carlos; FERNANDES, Giorgia. A importância do porcionamento na alimentação balanceada. Disponível em: < https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/pdf/10.1055/s-0040-1701405.pdf> Acesso em 19 de outubro de 2022.
2 – Mercado municipal de Curitiba. Lanches para os intervalos entre as refeições. Disponível em: <https://www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br/lanches-para-os-intervalos-entre-as-refeicoes/ > Acesso em 19 de outubro de 2022.
3 – Lara Natacci. O que comer nos lanches da tarde? Disponível em: <https://laranatacci.com.br/o-que-comer-nos-lanches-entre-as-refeicoes/ > Acesso em 19 de outubro de 2022.

Visitado 70 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).