Pasta de amendoim engorda? Veja a resposta

Diogo Círico 20/04/2023

A pasta de amendoim tem se tornado cada vez mais popular entre pessoas que praticam atividades físicas e buscam seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Mas, além disso, sabemos que muitas dúvidas e mitos ainda rondam esse alimento como, por exemplo, se a pasta de amendoim engorda? Ou se pode comê-la todos os dias?

Para ajudar você a conhecer um pouco mais os benefícios desse produto, desmistificar alguns pontos e mostrar como consumir, trouxemos várias dicas e orientações que vão clarear as suas dúvidas.

Acompanhe a leitura a seguir!

O que é pasta de amendoim?

A pasta de amendoim é uma massa obtida, basicamente, a partir da moagem de grãos de amendoins bem maturados. Antes de chegar na consistência ideal de pasta, o amendoim, que é uma leguminosa, passa por alguns processos, como: remoção da casca, limpeza, torragem seca, remoção de película e moagem superfina.

Alguns ingredientes como mel, açúcares ou dextrose também são adicionados para adoçar e potencializar o sabor dessa mistura em algumas variedades de pastas. 

Quais são os benefícios da pasta de amendoim?

Você conhece os benefícios da pasta de amendoim? Temos certeza de que as informações sobre as vantagens desse produto para a sua dieta, saúde e treinos conseguirão mudar completamente a maneira como você a vê em sua rotina!

A composição da pasta de amendoim

A pasta de amendoim é uma ótima alternativa para você que deseja ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Sua composição conta com minerais como potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, selênio e zinco, e vitaminas do complexo B e E.

Uma ótima fonte proteica

Além de ser deliciosa, ela também é uma ótima fonte de proteínas. Por exemplo, em 100 g do produto integral temos 25g de proteínas. Uma porcentagem favorável que fará toda a diferença na sua recuperação muscular e produção de massa magra.

Combate a doenças

O consumo da pasta ajuda no combate de doenças cardiovasculares e aumenta o colesterol bom (HDL).

Aumento da saciedade

Graças ao alto teor de proteínas e gorduras insaturadas (boas), a pasta de amendoim é uma excelente fonte de saciedade ao organismo, aumentando o intervalo entre as refeições.

Uma nova opção de refeição

Ela é uma alternativa versátil de lanche saudável, podendo salvar você naqueles momentos em que a vontade de comer um docinho aperta. Seu consumo pode ser feito junto de torradas e pães integrais, tapiocas, frutas, panquecas, crepiocas, vitaminas e outras receitas.

Além disso, uma dieta saudável com o produto colabora na redução dos riscos de anemia, atua na manutenção dos ossos, ajuda no controle da pressão arterial e muito mais. 

Afinal, a pasta de amendoim engorda?

Provavelmente, já passou pela sua cabeça o questionamento: pasta de amendoim engorda? Essa dúvida é muito comum, porque ela é um produto doce, que pode ser consumido independente da prática de atividades físicas e muitas vezes já foi vista como a vilã da dieta.

Podemos afirmar que não engorda. O ponto que causa um pouco de confusão é o alto valor calórico dela, que conta com cerca de 596 kcal para cada 100g. Por isso, para consumir esse produto de uma maneira equilibrada, é preciso seguir algumas recomendações, como:

  • a pasta de amendoim deve ser consumida em quantidades moderadas;
  • caso você queira tê-la na sua dieta, é aconselhável combinar seu consumo com uma alimentação saudável;
  • Se possível, dê preferência para a versão integral, pois ela não conta com adição de açúcar ou óleos vegetais;
  • Alie a ingestão do produto com treinos frequentes, pois assim a sua balança de consumo e gasto de calorias ficará equilibrada e a pasta de amendoim não alterará o seu peso.

Mas, por que, nesse caso, ela não engorda? Tudo isso se dá graças à energia extra que ela proporciona nos treinos, à vasta presença de nutrientes, o aumento da saciedade e outros benefícios que se equilibram com outras atitudes, além do consumo da pasta em si.

Lembrando que, para um acompanhamento mais amplo e especializado, você deve consultar um nutricionista ou profissional da saúde.

Qual a quantidade ideal de pasta de amendoim para comer?

Não existe uma quantidade de pasta de amendoim ideal e pré-definida para consumo. Mas, de modo geral, podemos considerar dois cenários para você que deseja acrescentá-la em sua dieta. Confira!

  • Para quem segue uma rotina de treinos: duas colheres de sopa de pasta de amendoim (30g) são o suficiente. Assim, você ganha uma energia extra no momento de praticar exercícios físicos, além de consumir proteínas e gorduras de boa qualidade.
  • Para quem não segue uma rotina de treinos: uma colher de sopa de pasta de amendoim (15g) é o ideal. Consumindo essa quantidade, você não precisa ficar pensando se ingerindo o produto, está te fazendo engordar ou não.

Com cautela e moderação, você pode comê-la todos os dias e assim, usufruir de todos os benefícios que ela proporciona para a saúde, treinos e dieta em geral.

Qual o melhor horário para comer pasta de amendoim?

Não temos um melhor horário para consumir pasta de amendoim, ela é uma ótima opção tanto de pré-treino quanto de pós-treino.

Mas, considerando o fator “energia extra”, uma recomendação interessante no consumo como pré-treino é ter um intervalo de tempo entre a refeição com o produto e a prática de exercícios físicos.

Assim, você respeita o tempo necessário para os nutrientes serem disponibilizados na circulação sanguínea, atingindo o efeito esperado.

Algumas questões como, “pasta de amendoim engorda?” ou “quais as vantagens da pasta de amendoim” são muito comuns. Mas, isso não precisa ser um impedimento para não consumir produtos que sejam deliciosos e ricos em nutrientes.

Com conhecimento e criatividade, a alimentação e a prática de exercícios físicos podem ser ainda mais prazerosos e proveitosos. Agora que você já conhece mais informações sobre a pasta de amendoim, confira todos os sabores disponíveis na Growth Supplements. Temos o produto na versão natural, de cookies, banana, morango e chocolate. Confira!

Referências

https://www.gsuplementos.com.br/pasta-de-amendoim/
https://www.bibliotecaagptea.org.br/agricultura/culturas_anuais/livros/500%20PERGUNTAS%20E%20RESPOSTAS%20SOBRE%20AMENDOIM%20EMBRAPA.pdf#page=180
https://blog.gsuplementos.com.br/como-comer-pasta-de-amendoim/
https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/240018

Visitado 11 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067