Ovo cozido engorda? Veja a resposta!

Diogo Círico 08/09/2023

Extremamente versátil, o ovo é um dos alimentos mais presentes na vida dos brasileiros. Afinal, com ele é possível preparar diversos pratos, como omelete, ovo mexido e crepioca, por exemplo.

A sua versão cozida também é bem popular e pode ser consumida sozinha ou junto com outros ingredientes, como na salada. Mas, com tanta versatilidade, fica uma dúvida: o ovo cozido engorda? É o que você vai descobrir neste conteúdo. Continue lendo e confira!

Sumário

Benefícios do ovo

O ovo é uma ótima fonte de proteínas, além de não aumentar os níveis de açúcar no sangue e gerar maior sensação de saciedade. Dessa forma, é um ótimo aliado para quem está em uma dieta para ganhar massa magra e obter crescimento muscular, perda de peso, assim como para quem busca uma vida mais saudável, em geral.

Inclusive, o ovo é um dos alimentos mais nutritivos que existem, ficando somente atrás do leite materno, com um alto teor de vitamina A, C, D, E, K e do complexo B, zinco, fósforo e muito mais!

Além disso, outro ponto positivo dele é sua praticidade, pois é fácil de preparar e também de levá-lo em marmitas, se for preciso. Esse alimento permite uma grande variedade de alternativas: ele pode estar presente no café da manhã, no lanche da tarde, no almoço, no jantar ou como ingrediente em um preparo.

Quantas calorias tem um ovo cozido?

Como visto, a versatilidade do ovo permite uma gama de opções de receitas. Porém, a forma de consumo e de preparo influencia bastante em seu valor nutricional.

Por exemplo, um ovo frito, feito com manteiga ou óleo, deixa o alimento menos saudável. Por sua vez, o ovo cozido tem um preparo que não modifica os seus benefícios.

Assim, ele é rico em proteínas e gordura, além de ter baixo teor de carboidratos, sendo uma excelente alternativa para quem busca aproveitar os benefícios nutricionais dos ovos. No entanto, deve-se ter moderação no consumo da sua gema, afinal, é rica em gordura saturada e seu consumo em excesso a longo prazo pode ser um dos fatores ao desenvolvimento de uma doença cardiovascular.

Isso quer dizer que o ovo cozido, por ser preparado sem nenhum tipo de gordura adicional, é menos calórico naturalmente, tendo apenas 77 calorias.

Ou seja, as baixas calorias do ovo cozido e o seu preparo mais simples o tornam uma opção nutritiva e saudável.

Afinal, o ovo cozido engorda?

O ovo cozido é um ótimo aliado para a dieta. Se consumido de maneira equilibrada, dentro de uma alimentação saudável e acompanhado de treinos adequados para o ganho de massa magra, é possível dizer que ovo cozido não engorda.

Além disso, ele é muito indicado para quem está no processo de aumentar a massa muscular, uma vez que a quantidade de proteína do ovo é de 13g, sendo que 60% pode ser encontrada na clara do ovo.

Esse alto teor de proteína é ideal para controlar os níveis de grelina do organismo, hormônio responsável por estimular a sensação de fome. Ou seja, aumenta a saciedade e diminui a vontade de beliscar alimentos ao longo do dia, ajudando a não sair do planejamento alimentar, o que é ótimo para quem deseja emagrecer.

Ademais, como mencionado, o ovo cozido não sofre muitas alterações nutritivas ao ser preparado, logo, mantém o seu rico valor nutricional e alto teor de vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Como incluir o ovo cozido na dieta?

Devido à sua versatilidade no preparo e ao alto teor de proteína, é comum que o ovo faça parte das dietas normalmente. Para quem deseja emagrecer e perder peso, o ideal é prepará-lo em porções menos calóricas, como o ovo cozido.

Para te ajudar, separamos algumas receitas com ovos cozidos para incluir no seu cardápio e planejamento alimentar. Confira a seguir!

Salada fit de batata-doce com ovo cozido

ovo cozido engorda

Salada fit de batata-doce com ovo cozido

Ingredientes
  

  • 4 unidades batatas-doces;
  • 3 unidades ovos cozidos;
  • 1 xícara (chá) maionese light;
  • ½ unidade limão espremido;
  • 4 colheres (sopa) azeite;
  • 1 colher (sopa) salsinha picada.

Modo de preparo
 

  • Cozinhe as batatas-doces, espere esfriar e corte-as em cubos;
  • Cozinhe os ovos e corte-os em fatias;
  • Coloque os ovos e as batatas em um refratário;
  • Em outro recipiente, misture o suco de limão e o azeite;
  • Coloque o molho com as batatas e os ovos e misture a maionese delicadamente;
  • Leve à geladeira até a hora de servir.

Pasta de ovos cozidos

Pasta de ovos cozidos

Ingredientes
  

  • 2 unidades ovos;
  • 1 colher (chá) vinagre branco;
  • 2 colheres (sopa) queijo cottage;
  • 1 colher (chá) mostarda;
  • Sal e tempero a gosto.

Modo de preparo
 

  • Cozinhe os ovos e aqueça a água com o vinagre branco por 8 minutos;
  • Em uma tigela, amasse os ovos com um garfo;
  • Junte com o cottage, a mostarda e os temperos de sua preferência;
  • Utilize a criatividade ao montar os sanduíches.

Dica: para deixar o lanche ainda mais saudável e nutritivo, prefira utilizar o pão integral.

Viu só como é possível incluir o ovo cozido na sua dieta de várias formas? Vale ressaltar que, para manter uma alimentação equilibrada e obter os resultados desejados, é fundamental praticar atividades físicas regularmente, além de procurar outras opções de proteínas para intercalar em seu cardápio.

E para ficar por dentro de outras receitas saborosas e que contribuem com a sua dieta, continue navegando pelo nosso blog!

Referências:

1 – Universidade Federal de Goiás. Qualidade físico-química de ovos comerciais: avaliação e manutenção da qualidade. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/67/o/SEMINARIO_2_juliana.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.

2 – Pesquisa e tecnologia. O ovo e o mito do colesterol! Disponível em: https://ovosrs.com.br/_files/view.php/load/pasta/9/579a1056adbfd.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.

3 – LabelRouge. Ovo cozido engorda? Disponível em: https://labelrouge.com.br/ovo-cozido-engorda/. Acesso em: 29 nov. 2022. 

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067