Maca Peruana: Como tomar? Veja aqui!

Growth 06/01/2022
  1. O que é maca peruana?
  2. Para que serve maca peruana?
  3. Maca peruana: como tomar?
  4. Maca peruana e musculação
  5. Para quem é indicada maca peruana?
  6. Benefícios da maca peruana

O que é maca peruana?

A maca peruana é uma planta fitoterápica natural que auxilia no bem-estar, melhora a qualidade de vida, combate a fadiga, contribui para a memória, entre outras propriedades que ajudam na manutenção do organismo e na prevenção de doenças.

É um alimento considerado funcional por conter proteínas, aminoácidos, carboidratos e minerais. Além disso, também possui outras substâncias, como os ácidos graxos insaturados de cadeia longa e compostos bioativos, como as macamidas, que auxiliam na manutenção do organismo, no equilíbrio e na prevenção de doenças.

A vantagem da maca peruana é ser considerada um alimento super nutritivo que contém vitaminas como B1, B2, B12, C e E, fibras, minerais, cálcio, aminoácidos, zinco, entre outros nutrientes que ajudam a ter uma vida mais saudável.

Todos esses benefícios à saúde vêm das propriedades encontradas na maca peruana que têm funções anti-inflamatória, anticancerígena, antioxidante, de redução de glicose, neuro e cardioprotetora.

Para que serve maca peruana?

A maca peruana é um alimento rico em propriedades benéficas ao corpo humano e sendo consumida de forma regular, ajuda a melhorar o estado de bem-estar, contribuindo com:

  • Aumento da vitalidade;
  • Combate ao estresse;
  • Auxílio à memória;
  • Aumento da libido;
  • Melhora na impotência sexual;
  • Auxílio à espermatogênese;
  • Ajuda em dietas de emagrecimento;
  • Prevenção de osteoporose e anemia;
  • Ajuda na síndrome da fadiga crônica.

De acordo com alguns estudos publicados, como a pesquisa realizada pela Faculdade Federal do Ceará, homens e mulheres que utilizam de maneira regular a maca peruana apresentam aumento na libido, energia, vigor e um bem-estar de forma geral.

Ainda com relação às mulheres, a maca peruana acrescenta mais duas qualidades: ameniza os sintomas e efeitos da menopausa e TPM; e contribui para a produção de hormônios que melhoram a fertilidade e facilita os tratamentos de deficiências dessa substância no corpo feminino.

Apesar de toda essa serventia, a maca peruana não é um remédio, e sim um alimento nutritivo, energético e fortificante, muito eficaz também em casos de nutrição inadequada, cansaço, astenia e falta de libido.

Maca peruana: como tomar?

Conforme o artigo publicado pela Pura Planta, a forma recomendada de tomar a maca peruana e ter uma maior absorção de todos os nutrientes e benefícios ao corpo é consumindo o produto em pó (farinha) ou em cápsula e não há restrição de doses de consumo por dia.

A ingestão do produto deve ser feita diariamente e a qualquer momento do dia. Para proporcionar qualidade de vida e auxiliar a saúde, consulte e siga as orientações de consumo do seu nutricionista.

Em relação ao consumo da maca peruana em cápsula, o recomendável é tomar uma cápsula de 550 mg três vezes ao dia antes de cada refeição principal: café da manhã, almoço e jantar, ou sob orientação do profissional nutricionista.

Já o consumo recomendável de pó ou farinha de maca peruana é de uma colher de sopa, em média 10 gramas, diluído em sucos, shakes (suplemento),água ou outra bebida de sua preferência.

Também pode ser usada em receitas culinárias, mas em pequenas porções — cerca de 20 a 25% — em fabricação de pães, bolos, na sopa ou leite.

Outro tipo de ingestão que pode ser feito com o pó de maca peruana é misturar com guaraná em pó, pois a fusão entre os dois — ou qualquer outro estimulante — causa potência na ação de imunoestimulante, que aumenta a capacidade do sistema imunológico de combater infecções e doenças, aumenta a energia e aumenta a concentração.

Maca peruana e musculação

A maca peruana também é uma ótima ferramenta para os amantes de musculação e atletismo.

O suplemento da maca peruana alinhado com a musculação proporciona uma melhora no condicionamento físico, energético e na resistência física e, ainda, segundo estudo publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, não interfere na composição corporal.

Outro ponto relevante para os atletas é que a maca peruana é ideal para substituir os anabolizantes, pois é rica em esteróis, substância que ajuda a restaurar o equilíbrio da homeostase do corpo.

Na Growth você encontra suplemento de maca peruana de alta qualidade e um ótimo custo/benefício para dar uma turbinada na sua rotina de exercícios de musculação.

Para quem é indicada maca peruana?

De acordo com o artigo da Pura Planta, a maca peruana possui contraindicação para pessoas que são alérgicas à planta e às mulheres que consomem hormônios, anticoncepcionais orais ou que fazem terapias de substituição, pois pode aumentar o efeito hormonal ou inibi-lo.

Isso acontece porque a planta ajuda a melhorar o sistema hormonal, mantendo equilíbrio e saúde, pois age direto no hipotálamo e a glândula pituitária que auxilia a equilibrar as glândulas endócrinas.

Com isso, a maca peruana auxilia na produção de hormônio no corpo na quantidade certa para dar estabilidade a ele, deixando-o mais saudável — esse mesmo efeito também ocorre com os homens, pois com o consumo regular da planta, os níveis de testosterona ficam equilibrados.

Apesar de estudos realizados apontarem tal característica da planta, como a pesquisa da Federal do Ceará, é importante esclarecer que a maca peruana não é uma reposição hormonal ou hormônio, é apenas um alimento que promove a melhora do sistema hormonal.

Em caso de dúvidas sobre a maca peruana, para que serve e como tomar, o ideal é sempre procurar um profissional da área de nutrição para dar todas as orientações devidas

Benefícios da maca peruana

Os benefícios da maca peruana vão desde energético até um restaurador físico e psicológico; fortalece o sistema imunológico; melhora a memória e a concentração, regula o ciclo menstrual e auxilia no tratamento de anemia.

A planta também contribui no auxílio de casos de desnutrição, descalcificação, depressão e osteoporose. No entanto, a sua maior vantagem e ponto de destaque é seu efeito afrodisíaco.

Esses efeitos acontecem porque a maca peruana, em homens, apresenta um crescimento na produção de sêmen, nos espermatozoides e na movimentação espermática, que facilita a fecundação, agindo no hipotálamo e nas glândulas suprarrenais, resultando em efeitos estimulantes — o mesmo acontece com as mulheres em relação aos hormônios.

Além desses, confira na lista abaixo outros benefícios que a maca peruana tem:

  • Tem efeito antidepressivo;
  • Promove a hidratação da pele;
  • Atua no combate ao envelhecimento;
  • Melhora a energia e o vigor corporal;
  • Ajuda a combater o diabetes;
  • Promove bem-estar físico e psíquico;
  • Ajuda no processo de emagrecimento;
  • Possui ômega 3, beneficiando o coração;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Aumenta o rendimento físico e mental;
  • Aumenta o desejo sexual;
  • Estimula a ereção;
  • Ajuda a diminuir a secura vaginal.

O consumo regular da maca peruana também consegue ajudar na renovação de células cerebrais, que auxiliam no intelecto e ajudam na reativação de processos metabólicos celulares que promovem melhora na revitalização e na capacidade de recuperação do organismo.

Os benefícios da maca peruana são acumulativos, ou seja, com seu consumo regular as vantagens obtidas continuam atuando de forma benéfica no organismo sem nenhum tipo de retrocesso.

Referências:
PURA PLANTA. Maca Peruana. Maca Peruana, Porto Alegre-RS, p. 1-27, 2017. Acesso em: 10 set. 2021.

OLIVEIRA, Jonaina da Costa de. Abordagem Farmacológica e terapeuta da Lepidium Meyenii Walp. (MACA): Uma Revisão de Literatura, Universidade Federal do Ceará, p. 1-114, 6 out. 2011. Acesso em: 10 set. 2021.

LIMA, Bruna Evangelista de; ARAÚJO, Juçara da Cruz; BEZERRA, Alane Nogueira; PEREIRA, Camila Pinheiro; ALBUQUERQUE, Natasha Vasconcelos. EFEITOS DA MACA PERUANA (LEPIDIUM MEYENII) NO DIABETES MELLITUS TIPO 2. Alimentos, nutrição e saúde, Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO, p. 1-6, 2019. Acesso em: 10 set. 2021.

FLORIEN. Maca. [S. l.: s. n.]. 1-2 p. Acesso em: 10 set. 2021.

BOLGUE, Heloisa. INSERSÃO DA MACA (LEPIDIUM MEYENII WALP) EM BEBIDAS ENERGÉTICAS:. INOVANDO AS BEBIDAS DO MERCADO BRASILEIRO, [S. l.], p. 1, 12 set. 2019. Acesso em: 10 set. 2021.

PEREIRA, Marco Antônio Olavo; PEREIRA, Vander Scotini; PEREIRA, Érika Aparecida Azevedo; MOREIRA, Daniele Caroline Faria; VILELA, Brunna Sullara. INFLUÊNCIA DO USO DE LEPIDIUM MEYENII WALPE TRIBULUS TERRESTRISEM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. INFLUÊNCIA DO USO DE LEPIDIUM MEYENII WALP, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, versão eletrônica, p. 1-7, jan./dez. 2017. Acesso em: 10 set. 2021.

Visitado 76 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).