Gengibre realmente auxilia no emagrecimento?

Diogo Círico 17/03/2017

Esta raiz de sabor bastante característico de responsabilidade de uma substância chamada zingiberine, vem recebendo atenção especial em estudos e pesquisas devido as suas propriedades e benefícios à saúde.
Zingiber officinales Roscoe é considerado um dos alimentos funcionais, pelos seus vários efeitos e benéficos à saúde, de efeito antipirético (substancia que ajuda a controlar a regulação corporal), analgésico (substancias que ajudam a reduzir a dor atuando nas vias de transmissão nervosas) efeito antiemético (melhora a digestão), atividades regulatórias sobre o sistema imune, poder anti-inflamatório, secreção gástrica, estimula a salivação, a circulação periférica e aumento da motilidade gástrica.

Além destes efeitos que podem ser interessantes para todas as pessoas, esta raiz ainda é usada por indivíduos que desejam reduzir peso e massa gorda, o fato é que além desta lista de possíveis benefícios ainda observamos aumento na temperatura corporal, efeito termogênico através do consumo de gengibre. Há relatos de que porções diárias acima de 3gr já oferecem este efeito aos consumidores.

A substância Zingiberine é apontada como poderoso termogênico, sua atuação pode ser observada no estimulo da via beta adrenérgica que termina com a oxidação de gorduras pelas mitocôndrias celulares. Este efeito acontece através do aumento da temperatura corporal e aumento da necessidade por calorias pelo individuo. Este efeito auxilia acelerando de maneira muito eficiente a redução de peso, tanto em indivíduos praticantes de atividade física como em indivíduos sedentários. O efeito no aumento na demanda por energia pode ser dito como um efeito direto na redução de peso/termogênese, porém não é o único beneficio aos indivíduos que desejam redução de peso.

O gengibre possui poderoso efeito anti-inflamatório, esta é uma característica que beneficia o individuo obeso, pois a atividade física gera inflamação no tecido muscular e o próprio tecido adiposo gera inflamação, são dois fatores pró-inflamatórios. Um individuo praticante de atividade física que estiver inflamado não desempenhará o mesmo papel nos treinos, quer dizer, o individuo não recupera os músculos após os exercícios de forma adequada, como consequência sentirá mais dores, maior desconforto e por isso o desempenho atlético não será bom. Sem uma boa sessão de treino não há estímulos suficientes para aumentar o gasto calórico, assim como não é possível gerar adaptações musculares. Além deste aspecto, a inflamação parece causar uma desordem às mitocôndrias celulares reduzindo sua eficiência no trabalho de oxidação das gorduras e transformação das mesmas em energia. O estado pró-inflamatório do individuo obeso/sobrepeso representa dois pontos negativos influenciando a redução de gorduras corporais.

Consuma Gengibre como tempero para saladas, consuma como tempero no feijão, adicione gengibre em “vitaminas” com frutas liquidificadas. O consumo é livre, seja através da raiz in natura ou através do pó de gengibre Growth Supplements, o importante será consumi-lo todos os dias, pelo menos 3gr ao dia.

Visitado 1 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067