Hipercalórico ou Whey Protein: veja qual tomar

Diogo Círico 15/03/2023

Está pensando em melhorar o condicionamento físico e a saúde, mas não sabe onde se informar? Quantas calorias consumir? Quais suplementos tomar? Pois saiba que essas dúvidas são comuns, e a maioria das pessoas que decide treinar, tem elas.

Felizmente, existe uma variedade boa de produtos à disposição no mercado de nutrição e bem-estar, assim como pessoas e marcas dispostas a ajudar o consumidor. Tomar decisões de compra não precisa ser difícil, e você não precisa passar anos até encontrar o que funciona melhor.

Como cada pessoa tem a sua individualidade biológica, saber se deve tomar Hipercalórico ou Whey, por exemplo, faz toda a diferença nos resultados. Portanto, se você está nessa situação, confira o conteúdo abaixo para saber o que difere os dois e acerte na sua escolha!

Sumário

Quais são as diferenças entre Hipercalórico e Whey Protein?

A diferença entre o Hipercalórico ou Whey Protein se encontra na constituição nutricional de cada um. O primeiro ajuda a atingir a quantidade de calorias em dietas de ganho de peso; o segundo, na necessidade de proteínas que uma pessoa precisa no dia, seja para o aumento de massa ou perda de peso.

Os dois são proteicos, possuem carboidratos e gorduras, contudo, os valores mudam a depender do que eles foram criados para suplementar. Eles se assemelham no sentido de que são aliados na rotina de atletas amadores ou de alto desempenho, de praticantes de musculação ou outra atividade física: aeróbico, artes marciais, dança, entre outros.

Também diferenciam-se na medida em que o Whey Protein detém um número maior de proteínas em sua composição, e o Hipercalórico, mais carboidratos e gorduras, o que, por consequência, torna-o uma excelente fonte de calorias.

Conheça as nossas opções de Whey Protein

Hipercalórico ou whey protein: qual é melhor?

Não há como colocar uma ordem de relevância entre um suplemento ou outro. Cada um será melhor conforme os seus objetivos, genética, condições de saúde, treinos, do ambiente em que vive e das orientações do seu médico ou nutricionista.

Por outro lado, se analisados os benefícios deles, chega-se a análises interessantes de como utilizá-los de maneira estratégica para outras funções do que apenas atingir o número de nutrientes diários em uma rotina. O Whey Protein, por exemplo, sendo uma fonte de proteína de alto valor biológico, ajuda em questões como:

  • melhora do sistema imunológico;
  • produção de energia em processos fisiológicos internos;
  • ajuda na absorção de nutrientes pelo estômago;
  • geração de aminoácidos para a síntese proteica;
  • fonte rápida de nutrientes em emergências;
  • recuperação no pós-treino.

Também há vantagens no Hipercalórico fora da tabela nutricional, como:

  • possibilidade de manter mais refeições durante o dia;
  • adaptabilidade a diferentes rotinas de estudo e de trabalho;
  • facilidade na digestão e na produção de energia;
  • contribui para um bom rendimento nos treinos de musculação e na progressão de cargas devido à quantidade de gorduras;
  • auxílio na absorção de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) para as células do músculo.

Hipercalórico ou Whey Protein: qual o mais indicado para cada objetivo?

A escolha de qual suplemento usar e como usá-lo depende, primeiro, do tipo de dieta que a pessoa faz, em seguida, de quantos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) ela precisa e da rotina em que vive.

Para guiar a decisão, inicialmente, pergunte-se o que você precisa no momento: ganhar ou diminuir os dígitos na balança? A depender da escolha, a sua dieta será:

  • hipercalórica: com mais calorias que o corpo precisa no dia para aumentar o peso;
  • hipocalórica: com menos calorias que o corpo precisa no dia para diminuir o peso.

O Whey Protein se aplica nas duas, uma vez que consumir um número adequado de proteínas é necessário tanto para o ganho quanto para a manutenção de massa muscular na perda de gordura.

Por sua vez, o Hipercalórico não funciona da mesma maneira, pois o número elevado de carboidratos e gorduras dificulta a inclusão dele em um planejamento alimentar com calorias restritas.

Contudo, ele se aplica bem à situação oposta, principalmente para pessoas com dificuldades de comer bastante em dietas com muitas calorias, porque permite um consumo alto de nutrientes em uma digestão rápida e prática.

Pode tomar Hipercalórico e Whey Protein juntos?

Para os que estão começando no mundo fitness e nos estudos sobre alimentação saudável, é comum associar a imagem da utilização de suplementação em atletas que treinam para ganhar massa muscular.

Com esse pensamento, surge a dúvida de se o Whey engorda e se pode tomá-lo com o Hipercalórico. Ou seja, mesmo que ambos tenham quantidades e valores nutricionais diferentes, é possível juntar os dois em uma mesma estratégia alimentar?

A resposta encontra-se no quão flexível o suplemento pode ser. No caso do Whey Protein, ele não precisa necessariamente fazer parte da vida de praticantes de musculação, funciona com os mesmo efeitos em adeptos do crossfit, das artes marciais, das corridas, além de se aplicar a qualquer opção de dieta.

Por outro lado, nem todo Hipercalórico funciona em qualquer plano alimentar, uma vez que é projetado para uma finalidade específica: aumento de peso. Nesse caso, se tomado em conjunto com o Whey Protein em uma mesma rotina de treinos e de refeições, tem-se uma combinação interessante para ajudar no crescimento muscular.

Entretanto, essa mistura deve ser feita durante o dia, em momentos específicos e somente se existir a necessidade. Pode ser que o seu nutricionista, ao analisar os seus dados de peso, tamanho e histórico familiar, elabore um modelo no qual não exista a utilidade dos dois simultaneamente — ou até mesmo nenhum deles.

A diversidade dos fatores para se decidir ou concluir algo relacionado à saúde, enquanto cria pontos de confusão nos iniciantes na área, amplia as possibilidades de atender diferentes perfis, situações e metas. E independentemente da necessidade ou especificidade do seu pedido, a Growth Supplements pode lhe ajudar a encontrá-la!

Referências:

CARRILHO, Luiz Henrique. Benefícios da utilização da proteína do soro de leite Whey Protein. Disponível em: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/393. Acesso em: 7 fev. 2023.

DA SILVA, João Pedro Luçoli et al. Whey Protein e Seu Uso Por Praticantes de Musculação em Academias: Uma Revisão Narrativa. Disponível em: https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/641/539. Acesso em: 7 fev. 2023.

WAYHS, Mônica Chang. 8. Quando e como suplementar calorias e proteínas? ORIENTAÇÕES GUIA DE, p. 47. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23419b-Guia_de_Orientacoes-Dificuldades_Alimentares_SITE_P-P.pdf#page=49. Acesso em: 7 fev. 2023.

RAMOS, Tamires Araujo; SANTOS, Jânio Sousa. Dietas para atletas fisiculturistas: Uma revisão. Research, Society, and Development, v. 11, n. 16. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37846/31480. Acesso em: 7 fev. 2023.

Visitado 497 vezes, 6 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067