Ginástica em casa: tenha um corpo definido rapidamente!

Você sabia que um treino de ginástica em casa com duração de 30 minutos é capaz de queimar até 500 calorias?

As aulas de ginástica, muito populares em diversas academias, podem ser adaptadas na sua casa e proporcionar os mesmos benefícios!

Além de auxiliar no emagrecimento, praticar ginástica em casa pode contribuir para o fortalecimento muscular e aumento do condicionamento físico.

O treino pode ou não ser feito com o auxílio de equipamentos, como bola suíça ou fitball, kettlebell, faixas elásticas, halteres, tornozeleiras, colchonete, etc. São equipamentos que auxiliam na realização de alguns exercícios, além de serem muito versáteis. Por isso, eles podem ser usados na aula de ginástica e também nos treinos de musculação, yoga, pilates e outros treinos funcionais.

Se você ainda é um iniciante, continue lendo para descobrir os benefícios da ginástica, como começar e o que você pode fazer para atingir os melhores resultados.

Como emagrecer fazendo ginástica em casa

A ginástica é uma modalidade de exercício físico muito popular entre aqueles que buscam queimar calorias de forma rápida. Porém, a atividade física por si só não é o único fator determinante para você perder a barriga.

Se esse é o seu objetivo, além de praticar atividades físicas regularmente, você precisa adotar uma dieta balanceada e específica para seu objetivo. Além disso, o uso de suplementos alimentares é essencial nesse processo, pois podem suprir uma quantidade de nutrientes que a dieta pode não fornecer.

Por essa razão, muitos atletas fazem uso de whey protein e de outros tipos de suplementos. São uma ótima opção para quem deseja queimar gordura ou ganhar massa muscular!

Benefícios da ginástica

Além de contribuir para o aumento do gasto calórico, o treino de ginástica em casa proporciona diversos benefícios à sua saúde. Veja quais.

  • Melhora na saúde cardiovascular
  • Auxilia na redução de gorduras
  • Aumenta a força muscular
  • Fortalece os ossos e as articulações
  • Auxilia no tratamento de diabetes
  • Aumenta o fluxo sanguíneo
  • Aumenta a flexibilidade muscular
  • Melhora o condicionamento físico

Treino de ginástica em casa

Agora que você já sabe os benefícios da ginástica como um exercício para emagrecer, saiba a diferença entre o treino de ginástica localizada e aeróbica.

Lembrando que, antes de qualquer exercício físico, é importante dedicar alguns minutos a exercícios de alongamento e aquecimento corporal, que irão preparar o seu corpo para o treino e diminuir o risco de lesões.

Ginástica localizada

A ginástica localizada é conhecida como a forma tradicional da ginástica. Nessa modalidade, os exercícios são focados em cada grupo muscular ou em articulações específicas. O treino dura em torno de uma hora e pode ser feito com ou sem uso de equipamentos.

Os principais benefícios da ginástica localizada são aumento do condicionamento físico, queima de calorias e fortalecimento muscular.

Os exercícios que compõem o treino de ginástica localizada são os seguintes:

  • Flexão e extensão de braço
  • Saltos
  • Abdominais
  • Abdução de quadril
  • Agachamento
  • Prancha isométrica
  • Bicicleta

Ginástica aeróbica

A ginástica aeróbica é uma versão mais dinâmica e de alta intensidade. Os movimentos da ginástica aeróbica são feitos ao som de uma música animada – por isso, os exercícios são similares a uma dança.

Os principais benefícios da ginástica aeróbica são estímulo da coordenação motora, ganho de força muscular, agilidade e equilíbrio.

Os exercícios feitos durante os treinos costumam variar entre os seguintes movimentos.

  • Agachamento
  • Elevação de joelho
  • Marcha
  • Corrida no lugar
  • Chutinho
  • Chute alto
  • Polichinelo
  • Afundo

Agora que você já sabe as diferenças e o funcionamento da ginástica localizada e aeróbica, pode escolher a que mais se adapta ao seu estilo, para começar a praticar agora mesmo!

Ginástica x calistenia

Quem busca perder barriga em casa geralmente procura por exercícios aeróbicos, como a ginástica em casa, por exemplo. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem uma atividade muito semelhante, que é a calistenia.

A calistenia é uma atividade física que também pode ser realizada em qualquer lugar e sem o auxílio de equipamentos! Com ela, também é possível reduzir as medidas da barriga, além de auxiliar na definição muscular.

Os movimentos do treino também são similares aos da ginástica, que incluem: puxadas, flexões, extensões, agachamentos, afundo, saltos, diversos tipos de abdominais, rotação de tronco, prancha, etc.

Se você tem interesse em aprender mais sobre treinos, dieta e suplementação, continue acompanhando outros posts aqui, no blog da Growth! Com os nossos conteúdos exclusivos, você conseguirá chegar mais rápido ao seu objetivo e com muito mais saúde!