Entenda o que é golden milk e quais são os seus benefícios

O golden milk é uma das novas tendências da nutrição esportiva. O leite dourado, como ficou conhecido no Brasil, é uma bebida que tem origem na medicina indiana, mas que já conquistou adeptos no mundo inteiro e até recebeu espaço no cardápio da famosa cafeteria estadunidense Starbucks, que lançou o golden latte.

Tudo isso graças a sua combinação de ingredientes ricos em nutrientes anti-inflamatórios, termogênicos e adstringentes, como a cúrcuma e a pimenta-do-reino. O golden milk oferece diversos benefícios para saúde: ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduz a ansiedade e auxilia no controle da pressão arterial.

Muitas pessoas que tomam o leite dourado recomendam a ingestão pela manhã ou antes de dormir. Isso acontece porque a bebida ajuda na digestão e diminui a sensação de inchaço, além de ajudar a dormir melhor. A seguir, você vai aprender como fazê-la e quais são os seus benefícios. Acompanhe!

O que é golden milk?

O golden milk é uma bebida láctea originária de Ayurveda, um sistema milenar de saúde da Índia. Com mais 5 mil anos de histórias, os seus métodos se contrapõem à medicina tradicional e o seu foco não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma. 

O golden milk é preparado a partir da mistura de uma bebida vegetal com leite de coco, aveia ou castanhas e cúrcuma. Esse último ingrediente é considerado um dos remédios mais “santos” encontrados na natureza, e alguns estudos o apontam como poderoso aliado na prevenção de doenças neurodegenerativas.

A receita é bem simples e pode incluir ainda outras especiarias, como pimenta-do-reino, gengibre, cardamomo, óleo de coco e canela em pó, aumentando a capacidade de absorção e a biodisponibilidade da cúrcuma. Essa mistura de ingredientes naturais e anti-inflamatórios contribui para saúde do corpo, com vários benefícios — que apresentaremos ao longo do texto.

Como fazer o golden milk?

Ingredientes:

  • 2 copos de leite vegetal (coco, castanha ou amêndoas);

  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó;

  • 1 colher de sopa de óleo de coco;

  • ½ colher de chá de gengibre moído;

  • ½ colher de chá de canela em pó;

  • 1 pitada de pimenta-do-reino;

  • xilitol a gosto.

Em um recipiente grande, misture todos os ingredientes secos, exceto o xilitol. Acrescente o leite vegetal e o óleo de coco aos poucos e vá mexendo. Coloque o conteúdo em uma panela ou leiteira e aqueça em fogo baixo.

Não se esqueça de ir mexendo para não queimar no fundo. Tire do cozimento antes que a bebida comece a ferver. Espere esfriar, adoce e sirva ou armazene em uma garrafa fechada na geladeira.

A receita pode ser adaptada conforme o seu paladar, com adição de diversos componentes como manteiga ghee, chá-verde, café e essência de baunilha — esses nutrientes também aumentam as propriedades da cúrcuma. O golden milk pode ser consumido diariamente e até mesmo como pré-treino, uma vez que fornece energia para o corpo de forma rápida.

Quais são os benefícios do golden milk?

A cúrcuma, ingrediente utilizado no preparo do golden milk, é rica em curcumina, um princípio ativo com propriedades medicinais e efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Essa especiaria é um importante agente no combate e na prevenção de diversas doenças neurológicas, cardíacas e alguns tipos de câncer.

Já a pimenta-do-reino, a canela em pó e o gengibre agem como aliados no processo de perda de peso, por se tratarem de alimentos termogênicos. Além disso, eles têm funções antioxidantes e favorecem a digestão, diminuindo a sensação de inchaço e acelerando o metabolismo.

O óleo de coco é uma gordura natural, que atua como fonte de energia. Ele é bem absorvido pelo organismo, principalmente no fígado, e não se acumula no corpo na forma de gordura. Por fim, o leite vegetal é isento de lactose e colesterol, é rico em vitaminas, minerais e é fonte de cálcio.

Além disso, o golden milk apresenta outros benefícios para saúde. Ele fortalece a imunidade, atua na prevenção de infecções, melhora a circulação sanguínea, por isso auxilia no controle da pressão arterial, além de combater a insônia e agir como desintoxicante. 

Apesar de diversas pessoas alegarem que a cúrucuma apresenta ganhos para sua saúde, alguns estudos alegam que as propriedades medicinais do golden milk são um mito. A base para esse argumento está na baixa concentração de curcumina presente na bebida.

Por que o golden milk ficou tão famoso?

A popularização da busca em razão da busca por uma alimentação mais saudável e o aumento da preocupação com o corpo são os principais motivos de fama do golden milk. Além do mais, a praticidade e o sabor versátil, que permitem diversas combinações, também contribuíram para conquistar os consumidores. 

O golden milk pode ser usado tanto em alimentos salgados quanto naqueles adocicados. Na versão sem açúcares, basta diluí-lo em um pouco de água e usá-lo como tempero para saladas, sopas e cremes. Uma alternativa é misturá-lo com ovos, carnes ou acrescentá-lo por cima de raízes. 

O sabor doce do leite dourado, sua versatilidade e seus benefícios conquistaram muitos adeptos que estavam à procura de opções mais saudáveis e naturais para compor a dieta. Além disso, uma das principais vantagens é que a pessoa pode armazená-lo por até 15 dias na geladeira.

A junção de todas essas opções de consumo com os benefícios que o golden milk oferece à saúde fez com que ele se tornasse uma das grandes tendências do mundo fit. Outro ponto a favor é que, por se tratar de uma bebida quente e saudável, ela é ideal para ser consumida no pré-treino dos dias frios e dar energia para o atleta.

O golden milk oferece muitas vantagens a quem o consome. A mistura de especiarias naturais com o leite vegetal, além de muito saborosa, age na prevenção de diversas doenças. Além disso, a sua praticidade e a possibilidade de ser consumido como pré-treino faz dele uma das grandes apostas para o inverno.

O que você achou deste artigo? Gostou? Quer conhecer outras receitas com leite? Então leia agora mesmo o nosso texto “Whey com Leite — Por Dudu Haluch” e aprenda os benefícios dessa mistura!