Growth Blog

Elevação lateral: Veja como fortalecer seu ombro corretamente!

Elevação lateral

Young woman doing shoulder exercise using dumbbells.

Procurando por treino para fortalecer os ombros? Aqui você confere todas as dicas do exercício de elevação lateral e conhece o passo a passo para realizar de maneira correta, alcançando resultados mais eficientes.

Confira os tópicos a seguir.

1. Elevação lateral: músculos trabalhados
2. Benefícios da elevação lateral
3. Como fazer elevação lateral de maneira correta?
4. Elevação lateral: tipos e variações
5. Dicas de treino

Elevação lateral: músculos trabalhados

A elevação lateral é um exercício para ombro ótimo para trabalhar a abdução lateral, com o estímulo dos músculos deltoide medial, anterior e posterior, sendo o medial o mais ativado.

O exercício também ativa os músculos como o trapézio (superior e inferior), supraespinhal, serrátil anterior, além da ativação isométrica dos músculos dos oblíquos (internos e externos), do reto abdominal, dos eretores da espinha e do quadrado lombar.

Benefícios da elevação lateral

Como fazer elevação lateral de maneira correta?

A elevação lateral pode ser realizada com halteres, cabos e polias. De acordo com o especialista e professor físico João Moura, do Treino em Foco, devem ser consideradas as seguintes recomendações para a execução de qualquer uma das variações:

Elevação lateral: tipos e variações

Conheça alguns exemplos de tipos e variações de elevação lateral que podem fazer parte do treino.

Dicas de treino

Recomendamos o acompanhamento de um profissional de Educação Física para a execução do treino de elevação lateral, uma vez que se realizado de maneira inadequada pode causar lesões ao corpo do praticante.

Segundo o time de especialistas do Grande Atleta e do Treino em Foco, é preciso manter a atenção em alguns pontos para permanecer em segurança, como manter o punho em posição firme e imóvel para garantir estabilidade e não ultrapassar o ângulo de 90 graus, chegando no máximo até a linha dos ombros.

Outro ponto importante é observar também se os rotadores internos e externos sustentam o volume (quilagem x número de repetições a cada série x número de séries) realizado durante o exercício, e caso não sustente, o profissional deve trabalhar primeiramente na força para então fazer o aumento do volume.

Sabendo disso, converse com o seu profissional para inserir técnicas de alta intensidade no seu treino, como o drop set (com repetições até a exaustão), a rest pause (com pausas de 5 a 15 segundos) e as repetições parciais (com a determinação de repetições próximas da exaustão e as finais com amplitude reduzida).

Baixe grátis o aplicativo da Growth e confira todas as nossas dicas de como manter uma vida saudável por meio da alimentação ou exercícios para costas, de levantamento terra, de remada curvada, treino de braço e muito mais!

REFERÊNCIAS

ANÁLISE de Exercício #24 – Elevação lateral e frontal com halteres. Direção: Treino em Foco. 2013. Acesso em: 8 mar. 2021.

BIOMEC NICA aplicada na Elevação Lateral – Você já sabia disso? – Dicas de Treino #01. Direção: Treino em Foco. 2019. Acesso em: 8 mar. 2021.

ELEVAÇÃO Lateral: Execução correta, músculos e como ter resultados. Grande Atleta, 11 jan. 2020. Acesso em: 8 mar. 2021.

QUAIS os músculos acionados na elevação lateral unilateral?. Treino em Foco, 29 mar. 2017. Acesso em: 8 mar. 2021.

Sair da versão mobile