Diferentes maneiras de consumir batata doce no dia a dia

Diogo Círico 02/03/2017

O frango com batata doce é um clássico na dieta de quem malha, pois fornece proteínas magras e carboidratos complexos ao organismo, que dão mais energia e ajudam na recuperação do tecido muscular após o treino. Mas há outras maneiras de aproveitar os benefícios da batata doce no dia a dia. Esse tubérculo pode estar presente no plano alimentar tanto de quem quer ganhar massa muscular quanto daqueles que desejam perder peso. O segredo para alcançar esses resultados positivos está na quantidade adequada de nutrientes consumidos de acordo com o seu objetivo, características individuais e tipo de treino, além da prática regular de exercícios.

 

A batata doce é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras, vitaminas e minerais, o que a torna um alimento de elevado valor nutricional. Quando consumida moderadamente, essa raiz tuberosa traz diversos benefícios à saúde, entre eles: saciedade, melhora no funcionamento do intestino, controle do colesterol, regulação da síntese proteica, fornecimento de energia, combate aos radicais livres e baixo impacto na produção de insulina. Se você está buscando novas formas de consumir a batata doce, aqui é o lugar certo! Separamos duas receitas fáceis e deliciosas com esse ingrediente para você variar o seu cardápio e continuar com uma alimentação fitness.

 

Shake de batata doce

O shake de batata doce é uma opção bastante nutritiva para tomar antes ou depois dos treinos. Essa receita é enriquecida com whey protein, que oferece ainda mais nutrientes para dar mais disposição durante a prática dos exercícios e auxiliar na recuperação do corpo.

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de batata doce em pó ou 1 batata doce cozida

– 300 ml de água gelada

– 2 colheres (sopa) de quinoa

– 1 colher (sopa) de chia

– 1 scoop de whey protein do sabor de sua preferência

– 1 banana média

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador até obter uma mistura homogênea. Sirva em seguida.

 

Batata doce rosti

Prato tradicional da Suíça, a batata rosti é muito saborosa e preparada com poucos ingredientes. Em uma dieta mais saudável, a receita original pode ser adaptada com o uso da batata doce, sendo uma alternativa nas refeições principais.

 

Ingredientes:

– 300g de batata doce

– 1 xícara (chá) de queijo cottage

– 1 xícara (chá) de tomates picados sem sementes

– Orégano a gosto

– Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas doces inteiras na água com um pouco de sal em fogo baixo por cerca de 5 minutos ou até estarem “al dente” – ou seja, devem estar cozidas, mas ainda firmes. Lave as batatas na água fria ou em um recipiente com gelo e água para parar o cozimento. Rale as batatas em um ralador grosso. Em uma frigideira antiaderente pré-aquecida, coloque um fio de azeite de oliva extra virgem e espalhe uma camada de batatas raladas. Coloque por cima o queijo cottage, os tomates picados, o sal e o orégano, cobrindo com outra camada de batatas raladas. Deixe dourar dos dois lados e sirva.

Visitado 22 vezes, 3 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067