Dieta no fim de semana

Deixar de fazer dieta no final de semana: Veja como evitar isso!

Já passou pela sua cabeça a ideia de deixar de fazer dieta no final de semana? “Eu mereço”, “só hoje”, “eu cuidei bem a semana inteira”…

Quando falamos em metabolismo e mudança do físico, é importante entender que manter-se em dieta sete dias na semana é necessário se você deseja mudanças expressivas e rápidas.

Se você está somente em busca de saúde, não haverá essa necessidade de disciplina rígida. Porém, se você segue uma dieta regrada, é preciso ver antes quais são os prejuízos de deixar de fazer dieta no final de semana.

Confira os tópicos deste conteúdo:

  1. Como funciona o processo de emagrecimento?
  2. Veja as dicas para não deixar de fazer dieta no final de semana!
  3. Invista em receitas fit
  4. Faça trocas inteligentes
  5. Aprenda a montar uma marmita fitness
  6. E deixar de fazer a dieta para hipertrofia no final de semana?

Como funciona o processo de emagrecimento?

A redução de gorduras é um processo lento e gradativo. Nosso metabolismo não possui grande eficiência para queimar gordura, pois a velocidade da queima de gordura é relativamente baixa.

Todos os dias, queimamos um pequena quantidade de caloria. Por isso, a restrição calórica deve ter corte de aproximadamente 300 a 500 kcal/dia. Seguindo esse cálculo, ao longo da semana serão aproximadamente 2.500 kcal queimadas.

Porém, dependendo de quanto você sai da dieta no final de semana, pode ser que o trabalho seja colocado todo por água abaixo.

É importante ter em mente, também, que a taxa ideal de perda de peso deve ser entre 0,45 e 1 kg por semana.

Veja as dicas para não deixar de fazer dieta no final de semana!

Sexta à noite tem pizza com cerveja; no sábado, começa ao meio-dia com feijoada e à noite tem balada; no domingo, começa cedo porque geralmente tem churrasco — tudo isso passou longe do déficit calórico que você proporcionou durante a semana!

Ao todo, são 52 sextas-feiras, 52 sábados, 53 domingos e 10 feriados, o que totaliza 167 dias sem dieta. Pode ser que você não seja um boêmio como o caso descrito acima, mas até mesmo uma pessoa “normal” com aqueles pensamentos autossabotadores acaba colocando o trabalho a perder. Atenção: existe muita diferença entre sair da dieta e fazer uma refeição de refeed.

Para evitar sair da dieta, principalmente nos finais de semana, confira essas dicas, para garantir uma boa alimentação todos os dias na semana:

Invista em receitas fit

Aqui no blog da Growth já ensinamos a fazer diversas receitas fit que irão facilitar a sua rotina e melhorar ainda mais a sua dieta! São receitas doces e salgadas e que podem ser consumidas no café da manhã, no almoço e na hora do jantar.

Com poucos ingredientes é possível fazer diversas receitas, e o melhor: sem quantidades exageradas de açúcar ou gordura.

Faça trocas inteligentes

Evite bolos, sanduíches de fast food, refrigerantes, massas e outras refeições calóricas, além de evitar o consumo excessivo de álcool. Nesse caso, dê preferência a alimentos nutritivos, sanduíches naturais e opções de alimentos in natura!

Aprenda a montar uma marmita fitness

Saber preparar a sua própria marmita fitness também irá te ajudar a resistir a algumas refeições altamente calóricas e que irão prejudicar a sua dieta. Por isso, aprenda agora mesmo a montar sua marmita fitness com alimentos ideais para sua rotina de treinos!

E deixar de fazer a dieta para hipertrofia no final de semana?

Em relação à hipertrofia, começamos lembrando que o indivíduo precisa treinar intensamente – os tecidos treinados em uma sessão de alta intensidade pode levar até 72 horas para ser recuperados totalmente.

Para que a recuperação muscular seja eficiente, é preciso que haja uma boa oferta de proteínas/aminoácidos, balanço calórico total, vitaminas e minerais, ácidos graxos essenciais, além de descanso e repouso.

Geralmente, os indivíduos que estão em busca de hipertrofia deixam de ingerir nutrientes e calorias em quantidades e nos horários adequados. Porém, os processos celulares de hipertrofia/anabolismo dependem de energia.

Por essa razão, sair da dieta no final de semana faz com que você não se alimente direito e deixa o músculo “sofrer” se recuperando sem energia, o que prejudica diretamente no crescimento muscular.

O que achou dessas dicas? Aqui no blog da Growth você encontra conteúdos exclusivos para otimizar sua dieta e seus treinos. Veja aqui as melhores dicas de nutrição, alimentação e exercícios e garanta uma vida mais saudável e equilibrada.