Creatina: o suplemento para você tomar todos os dias

Diogo Círico 27/07/2023

A lista de suplementos e novas descobertas só aumenta. Entre eles, alguns precisam ser ingeridos especialmente para a melhoria do seu desempenho e recuperação das atividades físicas. Há também aqueles que você precisa garantir diariamente – e, entre eles, a Creatina é a primeira escolha. Ela é composta por três aminoácidos e ajuda diretamente na força dos seus músculos ao realizar as séries mais pesadas. Mas não vale tomar apenas quando lembrar ou nos dias que você for à academia. Saiba como aproveitar todos os benefícios.

Sumário

O que é a Creatina, afinal?

Esse suplemento nada mais é do que um composto de aminoácidos. A mistura inclui a Arginina, a Glicina e a Metionina. Os nomes parecem difíceis, mas o impacto no seu corpo é bem simples: esses aminoácidos são importantes no ganho de massa muscular por ajudarem no fornecimento de energia nos treinos mais intensos. Na academia, você garante a evolução e o ganho de energia, aumentando a carga e garantindo melhores resultados. Essas substâncias são sintetizadas pelo fígado e pâncreas. Quanto ao mito sobre a necessidade de ingerir muita água, a necessidade continua sendo a mesma de indivíduos que não consomem a creatina. Continuamos necessitando de bastante água ao longo do dia.

E como ela atua no nosso corpo?

Os nutrientes que formam a Creatina também estão presentes na carne vermelha e peixes. O diferencial de ingerir o suplemento é a garantia de encontrar esse composto na quantidade que seu corpo necessita, sem precisar apelar para quantidades imensas dos alimentos acima. Esse suplemento está envolvido na síntese e ressíntese do ATP, primeira fonte de energia usada pelo corpo. Dessa forma, ela também tem um impacto direto sobre a hipertrofia muscular pelo envolvimento na qualidade dos seus treinos.

Por que tomar todos os dias?

Essa recomendação é dada pela maioria dos fabricantes. O consumo da creatina deve ser feito até mesmo nos dias que você não treina. Em geral, a indicação da ANVISA é de 3g de Creatina, mas diversas pesquisas indicam o valor de 5g por dia para obter melhores resultados. Em geral, também são usadas estratégias para garantir a efetividade da ação da Creatina no corpo, a tão conhecida “fase de saturação”. Em geral, quando ingerido no pré-treino, esse suplemento tem impacto no ganho de massa; já quando é ingerido no pós-treino, a ação está na recuperação do glicogênio muscular. Essa segunda tática é mais indicada para quem tem mais de uma sessão de treino por dia. Aproveite a Creatina com outros suplementos, como o Whey Protein e o BCAA.

Receitas para incorporar a Creatina

Em geral não há regras quanto ao horário de consumo. As escolhas são pontuais e contemplam também as metas de cada pessoa. É possível misturá-la com outros suplementos e até mesmo no próprio shake que você ingere no pré ou pós-treino. Uma boa dica é aproveitá-la no Smoothie com frutas da estação congeladas. Coloque as frutas como manga, banana, morangos e melão no liquidificador com o suco de alguma delas, como laranja ou uva. Adicione um pouco de iogurte natural light e a medida de Creatina que você costuma consumir. Invista nos momentos pré-treino e tenha mais energia para superar seus limites.

Visitado 121 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067